O Que Foi?
A Quarta Conferência Internacional Sobre Educação Ambiental aconteceu no ano de 2007 na índia e ficou conhecida também como Tbilisi+30. Esse segundo é uma referência a Conferência de Tbilisi, realizada 30 anos antes, na Geórgia, ex-URSS, no ano de 1977.
Podemos dizer que a Conferência de Tbilisi de 1977 foi e ainda é um grande marco para a Educação Ambiental. O objetivo da 4° Conferência era debater os novos temas ambientais que surgiram nessa pauta e fazer um balanço dos avanços que foram feitos desde a conferência de 1977.
Apesar da grande importância da conferência de 1977 é importante relembrar as edições anteriores que aconteceram em Moscou no ano de 1987 e também na Tessalônica (Grécia) em 1997. Podemos dizer que as conferências de 1987, 1997 e um pouco a de 2007 passaram batidas pelos educadores ambientais brasileiros. Por isso a memória da conferência de Tbilisi é tão forte.
Um Pouco de História
Quando buscamos na literatura brasileira um pouco mais informações sobre as Conferências Internacionais Sobre Educação Ambiental podemos perceber que a segunda edição em Moscou (1987) passou um pouco tímida e que não tinha muito o mostrar no quesito avanços desde a conferência de Tibilisi.
Para grande parte dos estudiosos o Brasil “oficial” nessa conferência deixou um pouco a desejar na lição de casa da conferência de 1977 e por isso não tinha muito o que apresentar no evento de 1987. Vale dizer que alguns outros países já tinham algumas avanços e projetos em andamento para apresentar como algo concreto.
A terceira conferência, na Tessalônica no ano de 1997, teve um outro cenário, pois já tinha vários avanços e conquistas do Brasil em especial por parte da sociedade que ajudou como nunca. Para se ter uma ideia o governo do Brasil promoveu a primeira e única Conferência Nacional de Educação Ambiental (dez anos depois da histórica convenção de Tbilisi).
O país resolveu fazer essa convenção nacional como forma de preparação para a conferência internacional da Tessalônica.
Um Pouco Sobre a Quarta Conferência Internacional Sobre Educação Ambiental?
A realização da Quarta Conferência Internacional Sobre Educação Ambiental se deu no período de 24 a 28 de novembro de 2007 no Centro de Educação Ambiental ( CEE ), Ahmedabad, na Índia. A organização da conferência foi feita pelo Governo da índia com a ajuda da UNESCO e do PNUMA como co-patrocinadores.
O tema central da conferência foi a Educação Ambiental como um rumo para um futuro sustentável. O evento ainda contou com o apoio das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Destacamos novamente o importante momento dessa conferência que marcou os 30 anos da conferência de Tbilisi em 1977.
A grande importância dessa primeira conferência está no fato de que foi nela que elaboraram os princípios e objetivos da educação ambiental. Um marca referencial para a sua vertente política até os dias de hoje e na conferência de 2007 foi possível conferir o que efetivamente havia saído de concreto das discussões em Tbilisi.
O papel dessa quarta convenção foi bastante estratégico para a educação ambiental e também para os processos de tomada de decisão. Houve a proposta de um diálogo entre a experiência e a contribuição da EA para a educação, construção de novas parcerias e para o desenvolvimento sustentável.
Nesse evento Marcos Sorrentino do DEA/MMA e Rachel Trajber, da CGEA/MEC realizaram o lançamento da II Jornada sobre o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global que foi realizada no ano de 2009. Em 2010 aconteceu a I Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.
E o Brasil na Quarta Conferência Sobre Educação Ambiental?
A avaliação básica da atuação do Brasil nessa conferência é que a nação chegou bem mais preparada e com consideráveis avanços no que diz respeito a políticas públicas e ações em vários campos da Educação Ambiental.
Se fizermos um levantamento do que mudou no país no que se refere a educação ambiental nos últimos anos perceberemos que muitas coisas positivas aconteceram e que muitas outras ainda podem se tornar realidade.
Por Que é Importante Uma Conferência Internacional Sobre Educação Ambiental?
Provavelmente você já ouviu que grande parte dos problemas do mundo que dizem respeito a criminalidade e violência seriam resolvidos com uma boa educação. A educação é a chave para resolver vários dos problemas mais graves que o planeta enfrenta inclusive a questão ambiental que está levando várias nações ao desespero.
A iminente falta de água, poluição, aquecimento global e tantos outros problemas poderiam ser reduzidos e até mesmo evitados se houvesse uma educação ambiental mais efetiva. Quando todo mundo sabe como agir da forma correta e tem uma educação a respeito do meio ambiente é mais difícil que existam tantos focos de destruição do meio ambiente.
O mais interessante é que a educação ambiental pode ajudar a evitar inúmeros problemas, coisas pequenas que nem nos damos conta de que são problemas representativos. Você já parou para pensar como apenas saber como separar o lixo corretamente pode ajudar e muito o meio ambiente?
Pois, é tudo isso é educação ambiental e cada vez mais precisamos dela em nosso dia a dia. Daí concluímos que a grande importância de um evento como esse é encontrar os caminhos de tornar a educação ambiental parte da vida de todo mundo. O que essas conferências discutiram e ainda vão discutir é como tornar a educação ambiental da conta de todo mundo.
Além disso, nesses eventos são estabelecidas metas e objetivos que devem ser buscados por todas as nações que participam. Quando chega a convenção seguinte é importante que as nações participantes tenham bons resultados para mostrar, como se fosse uma lição de casa que elas devem fazer no intervalo de uma conferência e outra.
O Site da Quarta Conferência Internacional Sobre Educação Ambiental
Saiba mais sobre a conferência acessando o seu site em http://www.tbilisiplus30.org/. Fique por dentro das palestras, quem participou, o que foi apresentado e principalmente quais foram os resultados obtidos nessa conferência.
O meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós e por isso mesmo é necessário que o país conte com uma educação ambiental efetiva e que esteja pronta para nos fornecer a base de que tanto precisamos.