Problemas Hídricos no Mundo

O aumento da demanda por água e as mudanças do clima no mundo todo estão exercendo forte pressão e exigindo muito dos recursos hídricos. Essa foi a conclusão do Relatório Mundial das Nações Unidos sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos.

Segundo o relatório, a “matemática” é simples, quanto maior a necessidade dos recursos hídricos mundialmente falando, menor a possibilidade de conseguir atender a demanda com a água doce. Problema que se agrava ainda mais em regiões que estão sofrendo com a seca.

Além de relatar o problema e alertar a população mundial, as Nações Unidas ainda fala sobre o aumento da disparidade econômica entre as regiões do mesmo país e entre os países, agravadas pela situação. Ainda fala dos setores que impulsionam ainda mais a escassez de água. Sem ela, alguns deles são mais afetados: no uso das indústrias, na produção de energia, na agricultura e para o consumo do ser humano.

Não é preciso dizer que pecuária e agricultura depende e muito os recursos hídricos. No caso da agricultura, por exemplo, a responsabilidade corresponde a 70% do total da água que é usado para a execução das atividades.

Outro problema que somado a escassez de água vem agravando o problema é o crescimento em larga escala de produtos pecuários que acabam aumentando a necessidade da água. Segundo relatórios, em 2050 esse aumento vai crescer cerca de 70%.

Os Desafios Hídricos que o Mundo Enfrentará

Atualmente, o grande problema que o mundo está enfrentando em relação a água é o fato de ter que garantir 70% a mais de água para atender toda a população. Problema esse que será agravado com a demanda maior para alimentação, previsão de que aconteça daqui a 40 anos.

Segundo relatório, até 2050 o aumento pela demanda de água será de 19% no consumo mundial do líquido para o uso na agricultura. E o pior é que esse número ainda pode aumentar caso o consumo não melhore (seja consciente) e seja mais eficiente na produção agrícola.

Ainda segundo os dados, a demanda aumentará justamente nas regiões que já enfrentam problemas de escassez de recursos hídricos. Por isso, é necessário que o uso da água seja feito com responsabilidade para evitar maiores problemas do mundo.

Pense que todas as fontes de eletricidade e energia precisam da água para serem produzidas, como por exemplo, os sistemas de lavagem, a extração das matérias-primas, os cultivos para biocombustíveis, e mais. E mesmo assim, observe que no mundo atual, mais de um bilhão de pessoas não possuem acesso a energia elétrica.

Falando em energia, a estimativa para 2035 é que a o consumo aumente em 50%.

A Importância dos Recursos Hídricos em Outros Setores

Que a água é de grande importância em vários setores, todo mundo sabe e isso é que faz com que os problemas hídricos no mundo represente um grande problema hoje e no futuro. Na indústria, por exemplo, a água é essencial e a escassez compromete a atividade econômica diretamente.

E não dá para esquecer que existe o problema mais grave ainda, o consumo humano, que a água deve ser potável, além daquela que deverá ser usada na drenagem e no saneamento. Isso porque existe uma estimativa de um aumento da população de 3,4 bilhões para 6,3 bilhões de pessoas, falando de 2009 para 2050. Outro fator é a migração das pessoas do campo para a cidade.

O problema é que o número de núcleos urbanos que não são atendidos devidamente já é muito alto e tende a crescer rapidamente nos próximos anos.

Os Problemas Hídricos que já Existem

As previsões dos problemas hídricos para o futuro assustam, mas a verdade é que as coisas não estão nada bem nem mesmo agora. Aproximadamente um bilhão de pessoas não recebem em casa água potável. Um número de pessoas que aumentou muito desde 1990. Outra taxa que já é uma preocupação é que 1,4 bilhão de pessoas não possuem eletricidade em casa e mais, 1 bilhão tem problemas com desnutrição.

No mundo, 2,6 bilhões de pessoas ainda não possuem os serviços de saneamento de qualidade, dados de 2010. Porém, a boa notícia é que houve uma melhora de 1990 para 2008, que o saneamento básico melhorou para 1,3 bilhão de pessoas que moram em zonas urbanas.

Os serviços nas zonas urbanas são melhores do que nas zonas rurais, principalmente, no que diz respeito ao tratamento de água e o saneamento básico e o problema está no aumento da população.

A mudança do clima é um dos fatores que influencia negativamente nos problemas hídricos. Se trata de um dos meios de subsistência e que serve para o bem-estar da população. Mas, com as mudanças climáticas que são previstas, o mundo corre sério risco de ficar ainda mais sem a água e ter os problemas agravados.

As previsões dos problemas que podem causar a mudança climática está também o derretimento do gelo, da umidade do solo, alteração na distribuição das precipitações, derretimento glaciares, mudanças nos fluxo das águas subterrâneas e superficiais.

O risco é tão grande que a falta de água representa 90% dos riscos naturais que o mundo pode passar, atrapalhando inclusive o desenvolvimento econômico dos países. Problemas que já podem ser vistos, segundo o relatório, entre os anos de 1990 e 2000, alguns países tiveram problemas direto com as catástrofes naturais, com danos que representaram entre 2% a 15% do PIB.

Para o futuro, em 2030, as regiões da África Meridional e da Ásia Meridional estarão mais vulneráveis e terão problemas de falta de alimentos, tudo em consequência das mudanças do clima.

Se observa que o aumento pelos recursos hídricos na Europa Meridional e Central vem aumentando muito. E no futuro o número de pessoas irá saltar de 28 milhões para 44 milhões até o ano de 2070.

O mundo espera que as águas de verão ajudem a diminuir a escassez vivida hoje na Europa Meridional e na Oriental e Central de pelo menos 80%, se mais uma vez o tempo não surpreender.

Esses efeitos tem feito um aumento notável também na temperatura, de dois graus na média.

O que Fazer Para Diminuir o Problema

O consumo consciente é a melhor maneira que nós temos de ajudar a diminuir o problema da falta de água.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *