Talvez você não saiba o que é uma ONG ou ainda tenha uma ideia equivocada quanto a ela. Além disso, pode também não saber onde elas atuam e como é seu funcionamento, por isso, logo abaixo vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
A abreviatura ONG quer dizer Organização Nãogovernamental e a partir do século passado passou a ser usada para fins relacionada a serviços para a população em geral, que não fossem realizados pelo Estado. As ONGs contam como objetivo principal a atuação em áreas nas quais o Estado está presente, seja por descaso ou ainda por impossibilidades legais. Quem sabe em razão disso, a área ambiental seja uma das principais frentes e mais prestigiadas pelas Organizações Nãogovernamentais.
Foi usado pela primeira o termo ONG na década de 50 pela Organização das Nações Unidas, ONU, como forma de procurar definir toda a coordenação da sociedade civil que não contasse com a vinculação ao governo. Atualmente elas são caracterizadas como instituições particulares, privadas, porém, com uma função pública, não contando com lucro.
Quase sempre as ONGs trabalham na manutenção dos benefícios ambientais ou sociais. E, para que se tornem órgãos oficiais, necessitam possuir uma estrutura formal e legal.
ONGs Ambientais
Cima
O Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, CIMA é uma entidade civil, que não conta com lucro, e que possui sua sede no Rio de Janeiro, desenvolvendo ações relacionadas à educação, cultura, e meio ambiente, contando com parcerias com instituições governamentais, privadas, e multilaterais.
O objetivo dessa entidade é a contribuição através de diferenciadas ações e de maneira eficiente, à busca de uma melhor qualidade de vida.
Nas áreas de meio ambiente e de educação e o CIMA organizou inúmeros projetos, dentre eles podemos citar o “Protetores da Vida, “A Natureza e a Paisagem”, que são Programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, mobilizando vários setores a proteger os ecossistemas existentes na Bacia da Baía de Guanabara. A expedição do projeto passou por muitos estados e ainda por sítios paleontológicos do Brasil e teve seu registro compilado numa exposição realizada no Museu Nacional, intitulada “Em busca dos Dinossauros”.
Além dos programas citados ainda houve a implantação do “Programa Coca-cola de Valorização do Jovem”, em colégios estaduais e municipais de inúmeros estados e ainda o “Gente é pra Brilhar”, que promove a estimulação de ações que causam a inclusão do indivíduo na sociedade, como por exemplo, a capacitação de adolescentes na produção de documentários e também na área audiovisual. Esse evento direcionado ao público jovem, permite o acesso ao mercado da mídia, chamado de “RioTecnomídia”. E finalmente o PROCEL, um programa que promove o combate e a educação para que não haja o desperdício de energia.
WWF
Assim como as demais, a WWF-Brasil é uma ONG brasileira ligada à conservação do ambiente com a finalidade de promover a harmonização e a atividade humana de forma a promover a utilização racional dos recursos naturais, bem como a conservação da biodiversidade em benefício das pessoas.
Essa ONG teve sua criação em 1996 e sua sede é Brasília, sendo que seu maior objetivo é o desenvolvimento de projetos em todo o Brasil, integrada à Rede WWF, considerada como a maior e independente ligada à preservação da natureza, atuando em mais de cem países e contando com a colaboração de mais cinco milhões de pessoas, incluindo voluntários e associados.
Greenpeace
O Greenpeace é uma organização independente e global que trabalha na defesa do ambiente, promovendo assim a paz, e trazendo inspiração para que as pessoas mudem sua forma de agir e melhorem seu comportamento.
Expondo, investigando, e confrontando os crimes contra o meio ambiente, chegam a desafiar a iniciativa privada e os governantes a adotar conceitos novos e a rever suas posições. Ainda procuram defender soluções que sejam viáveis economicamente e justas socialmente, que tragam esperança a esta e às gerações futuras.
SOS Mata Atlântica
Para salvar e tentar preservar o que resta da Mata Atlântica foi feita a Fundação SOS Mata Atlântica, uma entidade privativa, sem vinculação religiosa ou partidária e sem finalidade de lucro, teve sua criação feita na década de 80 e sua principal missão é a de promover a conservação cultural e da variedade biológica do Bioma Mata Atlântica e ainda dos demais ecossistemas que recebem sua influência. Com isso tende a promover ações ao desenvolvimento sustentável, e a desenvolver o conhecimento e a educação sobre a Mata Atlântica, trabalhando, estimulando e capacitando o exercício do entendimento socioambiental.
Conservation Internacional do Brasil
A CI-Brasil conta como um de seus desafios maiores a seleção de áreas para fazer a concentração de seus esforços. A ONG usa dois principais critérios à seleção: a diversidade da biodiversidade e o nível de ameaça a que as regiões estão submetidas. As regiões que compreendem ao menos uma dessas características são relacionadas em Hotspots de Biodiversidade, Países de Megadiversidade e Grandes Regiões Naturais.
A estratégia principal usada pela CI-Brasil para sua conservação é a implantação dos chamados Corredores de Biodiversidade, entretanto cada forma de área pede um tratamento que seja específico. Para fazer a identificação das áreas mais importantes para a conservação, a ONG costuma consultar setores diversos da sociedade, realizando eventos regionais e coletando informações de dados socioeconômicos, biológicos, imagens de satélites, informações cartográficas, e avaliações pormenorizadas de especialistas.
Fundação Boticário de Proteção à Natureza
Essa ONG também não conta com fins lucrativos, e tem como principal objetivo a realização de ações que promovam a conservação da natureza. Sua criação se deu na década de 90, sendo ela a expressão principal da política de investimento privado social do Boticário. O campo de atuação da fundação é nacional.
Suas obras abrangem a proteção de áreas de natureza, formas de sensibilizar a sociedade à causa de conservação, apoiar projetos ambientais ligados a outras organizações e também contribuir ao equilíbrio ecológico do mundo e assim procurar manter todas as formas de vida.
Através das Reservas Naturais, a Fundação busca a proteção dos dois principais biomas remanescentes e ameaçados demais no Brasil: Cerrado e Mata Atlântica. Ainda promove o incentivo da proteção de regiões naturais, através de projetos e pagamentos de serviços ligados aos ecossistemas.
Mais ONGs.
- ISA – Instituto Socioambiental
- Instituto Akatu
- Instituto ECOAR
- ECOA
- Amigos da Terra Brasil – Amazônia do Brasil
–
Nosso ambiente é uma das coisas mais importantes que temos e não estamos sabendo cuidar, todos sabem que sem ele, não sobreviveríamos aqui, nem em lugar nenhum. É um dos temas em destaques dos últimos tempos, onde todos estão conscientes de que o nosso bioma está sofrendo várias modificações devido ao ritmo de vida que estamos levando, à poluição que nossas fabricas e carros estão produzindo está acabando com a camada de ozônio.
Então grande parte da população começou a se mobilizar com movimentos e organizações contra a destruição do meio ambiente, são elas chamadas de ONGs, que são instituições não governamentais, essas pessoas estudam profundamente o que está acontecendo com a terra e tentam mudar a cabeça das outras para lutar junto contra essa grande causa. Uma das grandes ONGS é o Green Peace, que é uma organização mundial, onde qualquer um pode participar, de sua própria região e eles lutam contra a caça ilegal de animais e o desmatamento, que também é uma das grandes causas para essas ONGs e novas serem formadas e se juntaram.
Outro grupo bem conhecido também são os Amigos da Natureza, onde eles tem uma comunidade virtual onde qualquer um de seus participantes pode publicar artigos e matérias sobre educação ambiental, ecologia e meio ambiente. Onde você realmente pode encontrar pessoas que lutam pelos mesmo direito que você e pretendem ajudar de alguma maneira o planeta.
O estado de Pernambuco também está nessa luta, onde criaram a Semana do Meio Ambiente, em que o desafio desse ano é plantar 1 milhão de mudas.
Integrantes de órgãos não governamentais, alunos e agricultores estão fazendo de tudo para essa causa, pedindo ajudas, fazendo e assistindo palestras. Já foram cultivadas mais de 100 mil arvores e é uma atitude em que nem só o estado de Pernambuco, nem os outros estados brasileiros, mas sim o mundo inteiro, pois se continuar assim, a vida na terra está com seu tempo contado.
bão