Instituto Chico Mendes

O Instituto Chico Mendes foi fundado em 2004 e o nome é uma homenagem a Francisco Alves Mendes Filho, nascido em 1944 e morto em 1988. Esse seringueiro que vivia no Amazonas ficou conhecido no Brasil e fora do Brasil pela sua luta contra a destruição do meio ambiente no Brasil. Se colocou sempre a frente dos conflitos para combater qualquer tipo de degradação ambiental.

O nome completo da ONG, Organização Não Governamental, é Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes.

O Instituto Chico Mendes como comumente é chamado tem como principal objetivo desenvolver ações que resultem na preservação do meio ambiente e que também o protejam. E não é só isso, a ONG também trabalha para a inclusão social de determinados grupos e a promoção humana. Esse trabalho é feito graças as técnicas e conhecimentos que são passados para essas pessoas, com promoção de ações integradas, pesquisas e eventos.

A ideologia na qual se baseia o Instituto Chico Mendes para desenvolver suas ideias e ações é de que o homem é capaz de efetivamente mudar e recuperar as perdas em relação a qualidade ambiental e preservar a natureza como se deve. Agindo dessa forma, o homem deixará para as próximas gerações uma situação melhor do que aquela que ele se encontra atualmente, onde tanta coisa foi desperdiçada.

Instituto Chico Mendes: Destaque nas Ações de Proteção ao Meio Ambiente

Existem muitas Organizações Não Governamentais no Brasil que estão ligadas às questões do meio ambiente, porém, é corretor afirmar que o Instituto Chico Mendes é a que mais ganha destaque no cenário nacional.

As causas levantadas pela ONG estão comprometidas com uma cultura socioambiental para melhorar principalmente a vida das pessoas. E vários trabalhos do instituto estão sendo feitos nessa direção, visando, principalmente, uma mudança de comportamento do homem. Porque dessa forma, será possível alcançar não só o equilíbrio ambiental, mas também tornar o país mais justo socialmente falando. Essa é a meta do Instituto Chico Mendes.

Não foi um simples acaso ou uma falta de escolha que o nome do seringueiro Chico Mendes foi escolhido para dar nome a esse instituto. A sua representatividade na luta por uma país mais sustentável foi o motivo da escolha.

Chico Mendes não era um homem de palavras e sim de ações e conseguia agregar pessoas que se tornavam colaboradores em busca do mesmo ideal. Entre alguns programas de destaque para preservação do meio ambiente podemos pontuar:

  • A mobilização de grupos para grandes cultivos.
  • A formação de grupos para realização de grandes mutirões da limpeza.
  • Excursões com intuito de conhecer melhor o meio ambiente e aprender a respeitá-lo.
  • Participação constante em Conselhos de Meio Ambiente em todas as esferas de governo.
  • Pesquisas e divulgação de resultados através de publicações, como livros e revistas, entre outros.
  • Gestão ambiental feita com o auxílio de consultorias.
  • Ações em relação a planos de manejo.
  • Busca pela preservação de áreas naturais.
  • Auxílio na gestão de empreendimentos visando fazê-lo de maneira sustentável.
  • Ação voltada para a compensação de carbono.
  • Programas vários de educação sustentável.
  • Realização do evento que premia com o “Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes”.

Ações Recentes do Instituto Chico Mendes

O Instituto Chico Mendes, através do Instituto Chico Mendes Bio, é parceiro do governo federal nas ações de preservação de unidades de conservação de todas as regiões brasileiras. Além de ser o responsável por realizar pesquisas que ajudem no objetivo maior que é o de preservar a biodiversidade em todo o país. Veja qual a missão institucional do ICMBio!

  • O Instituto Chico Mendes Bio ficou responsável pela administração de todas as áreas de conservação do país. Se tratam de espaços de grande importância ecológica para o Brasil.
  • Com a determinação dessa responsabilidade, o Institucional Chico Mendes Bio deve fazer com que todas as ações de política do país para as unidades de conservação sejam realizadas, porém, também pode propor novas ideias. Sendo assim, faz a gestão, protege as áreas e deve monitorar e fiscalizar.
  • Também está a cargo do instituto fazer com que as políticas que já existem que visam fazer o uso correto dos recursos naturais renováveis seja obedecida. O meio ambiente deve ser explorado de modo sustentável, como por exemplo, no que diz respeito a atividade de extrativismo.
  • O Instituto Chico Mendes Bio ainda precisa realizar programas de pesquisa, garantir a conservação e proteger a biodiversidade das áreas demarcadas pelo governo federal. Fazendo dessa forma o papel de “polícia ambiental” para garantir a preservação de tais áreas.

Serrarias Clandestinas na Bahia Descobertas com Ajuda do Instituto Chico Mendes

Foram autuadas, em agosto de 2014, quatro serrarias clandestinas que ficavam na região conhecida como Bacia do Alto Paraguaçu. As “oficinas” eram as principais responsáveis pelo desmatamento que ocorria no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O trabalho foi feito em parceria com o Instituto Chico Mendes Bio e o Ministério Público daquele estado.

Nas serrarias foram apreendidos aproximadamente 200 animais silvestres e mais 20 metros cúbicos de linha, além de carvão, 9 metros cúbicos, de madeira, 7 metros cúbicos e mais de 18 metros cúbicos de toras de madeira.

Depois da apreensão ainda não foram concluídos os trabalhos para quantificar os prejuízos que as serrarias provocaram ao Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Em ações como essa o trabalho do instituto é de extrema importância, mas ele atua com outros órgãos que visam o mesmo fim. No caso das apreensões nas serrarias atuaram também: agências de defesa do estado da Bahia; o Departamento Nacional de Produção Mineral; o Ibama; a Funasa; o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; secretarias do estado da Bahia; as polícias rodoviária, militar e civil e mais o Ministério do Trabalho e o Ministério Público Federal.

Saiba Um Pouco Mais Sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi instituído na década de 1980. É uma área de preservação ambiental para conservar a sua rica diversidade de ecossistemas, da Caatinga, passando pelos campos rupestres até o Cerrado e muito mais.

Outra beleza a ser preservada são as várias nascentes que estão no parque e pelo menos 35 rios, como Rio de Contas. E não para por aí, o parque preserva uma rica quantidade de espécies animais e vegetais, algumas plantas novas surgem a cada ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *