Frente Ambientalista

A Frente Ambientalista Parlamentar possui objetivo de estimular ações dentro do Congresso Nacional, visando defender o meio ambiente. Com o pronunciamento do Código Florestal, a instituição foi a primeira que explicou a legítima preocupação de Dilma ao anunciar doze vetos do Código Florestal. O grupo afirma que a presidente vetou baseada em preocupações políticas. Já a Frente Ruralista afirma que não quer se confrontar com a situação.De certa forma, política e economia sempre estiveram acima das preocupações ambientais. Governantes insistem em não entender que ciclo econômico é dependente do processo de sustentabilidade, que, entre outros fatores, visa fornecer matéria-prima da floresta de forma vitalícia.

 

Frente Ambientalista

Frente Ambientalista

Frente Ambientalista Contra Frente Ruralista: Façam suas Apostas!O deputado e presidente de Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho (PV-MA), afirmou publicamente aos maiores grupos de mídias do país que o governo ambiciona evitar confronto entre políticos ruralistas e ambientalistas no Congresso. Sarney Filho defendeu o completo veto das novas regras.Explicitamente, a Frente se torna defensora dos ambientalistas na batalha travada com os ruralistas. Outro aspecto é que a Dilma vetou doze das 32 modificações do Novo Código Florestal.

Frente Ambientalista

Frente Ambientalista

 

Os governantes objetivaram inviabilizar a anistia concedida aos desmatadores, beneficiando pequenos produtores e favorecendo a preservação do meio ambiente. Representantes ambientais afirmam que os vetos de Dilma deveriam ser completos e não parciais, sendo vetadas menos da metade das modificações.Recuperação de APPTema polêmico durante a discussão no Congresso foi o processo da recuperação de terrenos em Áreas de Preservação, locais com alto índice vulnerabilidade pelas beiradas de rios e altura dos morros. O primeiro texto aprovado afirmava que eram obrigatórios pelo menos quinze metros, em detrimento dos trinta da regra antiga. Com isso, as espécies plantadas ficam a cargo dos estados.

 

Frente Ambientalista

Frente Ambientalista

Com a repercussão negativa gerada na sociedade civil, o Senado voltou atrás e decretou mudança de recuperação entre trinta e cem metros em regiões superiores a quatro módulos fiscais, que variam entre 20 e 440 hectares de terra, provocando a revolta da bancada ruralista, que já contava como certa a primeira modificação.Anistia aos Desmatadores!Depois que o relator da reforma do Código Florestal, o deputado Paulo Piau (PMDB/MG), anunciou os valores da recuperação de áreas desmatadas, a opinião pública passou a interpretar a manobra como provável anistia aos desmatadores.Apesar de querer evitar conflitos políticos, até mesmo Sarney Filho chegou a afirmar que a bancada ruralista agregou alto revés depois dos vetos, sendo que o eixo parlamentar fez de tudo para desbancar a legislação ambiental, segundo palavras do presidente da Frente Ambientalista Parlamentar.Fator este que piorou as relações entre Sarney Filho e Moreira Mendes (PSD/RO), presidente da Frente Parlamentar Ruralista, que não rebateu as acusações publicamente, preferindo o lado diplomático e dizendo que está disposto a negociar as modificações previstas na medida provisória, sem abrir mão dos diretos de pequenos produtores brasileiros. Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *