Ecotoxicologia Marinha: I Congresso Internacional Em Recife

O Primeiro Encontro Internacional do gênero aconteceu em território nacional e teve o apoio direto da Universidade Federal do Recife e outras instituições de ensino e pesquisa que possuem estudos relacionados de forma direta com o tema da ecologia marinha. Líderes se reuniram na metade do ano de 2013 para discutir problemas e projetos na capital de Pernambuco.

Durante uma semana a imprensa especializada em meio ambiente ficou com as atenções concentradas no encontro internacional que objetivou ampliar o quadro geral dos estudos e realidade nas ciências que se relacionam ao oceano. Vantagem a se considerar foi o local do encontro. Recife conta com conjunto de praias e belezas paradisíacas com renome na crítica nacional e internacional. A cidade traz infraestrutura completa para se hospedar com qualidade. Estatísticas do governo apontam que a capital pernambucana conta com desenvolvimento sustentável em ascensão e na realidade de parte do povo.

Ecotoxicologia Marinha: I Congresso Internacional Em Recife

Ecotoxicologia Marinha: I Congresso Internacional Em Recife

De acordo com o site oficial que traz informações oficiais do encontro a cidade de Recife tem destaque nos programas que objetivam aumentar o nível de biodiversidade e coibir o desmatamento ambiental em diferentes formas. O local tem tradição no comportamento popular com o mar e as regras que objetivam aumentar o nível sustentável. O encontro aconteceu no prédio do Centro de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pernambuco.

Porém, críticos não concordam com as afirmações positivas entre povo e meio ambiente na cidade de Recife, o que de fato também aumenta a necessidade por existir o encontro a encontrar novas fórmulas para melhorar a relação. Por exemplo, o município está entre os campeões que recebem ataques de tubarões, não por causa do desejo de matar dos predadores, mas em consequência do desequilíbrio ambiental propiciado de forma principal como resultado das caças para fazer as sopas de barbatanas.

Durante os dias de encontro em Recife os participantes participaram de pequenos cursos com o objetivo de melhor as práticas científicas nas análises, desenvolvimento e conclusões de ideais que servem para desenvolver melhores cuidados ao se relacionar com o mar.

Conteúdo Principal: Congresso Internacional De Ecotoxicologia Marinha

No primeiro dia do encontro os participantes tiveram a oportunidade de realizar curso pequeno e rápido que ensina formas práticas e precisas para redigir os trabalhos com caráter científico. Em termos práticos a data trouxe cursos importantes no campo da ecologia marinha, tais como as dicas elementares para fazer “Projetos Ambientais” que também consideram o aspecto social das problemáticas na relação entre homem e oceano.

Curso que ganhou destaque de forma positiva no primeiro dia de encontro do Congresso Internacional ficou por conta de “Ecologia e Pedagogia” que ensinou aos futuros formadores de opinião técnicas elementares para ensinar às novas gerações a importância de manter o mar limpo e com qualidade não apenas aos seres humanos como também às espécies de animais e vegetais que residem sob a água salgada. Outro curso importante foi o de “Avaliação de Livros” que ensinou técnicas importantes para analisar a obra e saber as partes importantes de acordo com o projeto ambiental.

Conteúdo Principal: Congresso Internacional De Ecotoxicologia Marinha

Conteúdo Principal: Congresso Internacional De Ecotoxicologia Marinha

Entre os primeiros dias dos cursos pequenos ministrados por especialistas de grande conhecimento e gabarito acadêmico os participantes também tiveram a oportunidade de assistir aulas de “Ciência e Crime Ambiental”, especialidade que consiste em traças os principais métodos de desmatamento e técnicas a serem implantadas para evitar que aconteça a degradação ambiental. Especialistas apontam que aulas do gênero ajudam a desenvolver o conjunto de regras éticas e morais no sentido de estimar as práticas de cidadania e bem-estar ao viver em coletividade com animais e vegetais.

Ao levar em conta o tema da ecotoxicologia no mar também existiram cursos que ensinavam não apenas o significado do termo como também práticas para conseguir se se envolver no tema ao ponto de idealizar projetos em nível popular ou de especialista

Mesas Redondas: Congresso Internacional De Ecotoxicologia Marinha

Além dos cursos os destaques também aconteceram nas mesas redondas organizadas para debater problemas ou soluções a serem implantadas contra as práticas que prejudicam o ecossistema. No primeiro dia (17/06) a discussão ficou por conta de métodos na esfera da pedagogia para desenvolver o conceito de sustentabilidade global.

Degradação Do Oceano

Existem inúmeros problemas de degradação nos ambientes marinhos. No que tange ao nível tóxico cabe destaque os efeito estufa que acontece porque o planeta não consegue eliminar o excesso de poluente ao universo. Por consequência os gases voltam para a superfície, local no qual acontecem os verdadeiros estragos. As geleiras sofrem processo de derretimento e por consequência aumenta o nível do mar, o que pode prejudicar os habitats marinhos que se estabeleceram há séculos.

Outro problema que pode gerar radiação está nos poluentes gerados por usinas, de forma principal do tipo nuclear. Por causa do lixo tóxico nos oceanos as espécies podem nascer deformadas e desencadear processo que prejudica de modo direto no ecossistema de forma geral.

O ser humano precisa do petróleo como forma de energia. Porém, quando as técnicas de extrair falham os poluentes vazam das estruturas e poluem parte importante do bioma marinho. Espécies correm o risco de morrerem de forma principal por falta de oxigênio ao levar em conta que a água se encontra com sujeira de petrolíferas.

A pesca ilegal também representa problema que afeta de modo direto no ecossistema marinho. Por exemplo, quando pescadores enchem o barco de barbatanas e lançam o resto do corpo de tubarões para pequenos peixes se alimentarem o impacto no meio acontece de forma grande ao ponto de mudar os comportamentos dos predadores que se sentem ameaçados em consequência da exploração humana.

Para resolver problemas do gênero que acontece nos oceanos existe a ciência da ecotoxicologia que declara a chegada oficial no Brasil com destaque por conta do encontro internacional que aconteceu na cidade de Recife e reuniu especialistas de diferentes locais do mundo. Os cursos ministrados por especialistas ajudam ao público compreender melhor a importância da matéria do mundo biológico.

Clique no link e acesse a programação completa do I Congresso Internacional de Ecotoxicologia Marinha.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Fonte: Ecotoxmar.com.br

Fonte: Ufpe.br

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *