Ecologia Nas Fábricas

Cuidar do meio ambiente não apenas uma ‘firula’ do mundo moderno, mas uma necessidade. Mesmo diversas fontes sendo renováveis, é preciso área verde, temperatura estável e relativamente amena e menos lixo para a natureza fazer seu trabalho e tornar a vida do homem possível na Terra, um risco iminente diante das altas temperaturas hoje em dia e da área verde ficando cada vez mais escassa nos planetas.

Diante deste novo cenário de preservação e consciência de proteção das fontes naturais, medidas estão sendo tomadas em diversos setores para cuidar do meio ambiente. Um dos que mais anda atuando com medidas ecologicamente corretas na fabricação e entre seus funcionários são as fábricas, consideradas maiores poluentes do meio ambiente. A necessidade mudou o cenário. Afinal, sem vida na Terra não há porque ter fábricas, não é mesmo?

E Como Isso É Feito?

A ecologia nas fábricas consiste em se tomar medidas na rotina de fabricação e dos funcionários para preservação do meio ambiente ou ao menos evitar mais danos. Profissionais ou um grupo deles tentam encontrar soluções em cada caso para diminuir agressão ao verde, consideradas medidas ‘ecologicamente corretas’.

Em primeiro momento é feita uma análise de toda a unidade fabril para saber o que pode ficar e o que pode ir embora. Medidas simples serão implantadas com dois focos a atuar conjuntamente: preservar o meio ambiente e não diminuir a produção. Em alguns casos extremamente inteligentes, é possível fazer os dois e ainda otimizar a produção.

Ecologia Nas Fábricas

Ecologia Nas Fábricas

Os Uso de Filtros Nas Fábrica

Uma das soluções mais simples para evitar a emissão de gás carbônico no ar com a queima de combustível é o uso de filtros em saídas de fumaça de chaminés fabris. Esta medida tem sido usada em escapes de ônibus também e outros meios de transporte com constante emissão de poluentes.

Não é nada de outro mundo, custo baixo e ajuda a manter o ar puro e no controle da qualidade da respiração as pessoas ao redor. Ar poluído sendo inalado pode causar diversas doenças sérias, dentre elas o câncer.

O Uso de Energia Solar

O sol, astro maior de nosso sistema solar, emite raios tão fortes que poderiam mover o planeta de tanta energia. A forma inteligente de conseguir energia descoberta por cientistas foi a transformação desta energia dos raios emitidos todos os dias em fonte de energia para mover carros, abastecer casas e uso em fábricas.

Um bom exemplo do bom uso de energia limpa do sol está acontecendo hoje na Companhia Nacional de Bebidas Nobres, que fabrica bebidas hoje com o uso de energia solar. O projeto está sendo imitado por diversas fábricas e pode eliminar de vez a queima do combustível, responsável por emitir para a nossa camada protetora uma boa quantidade de poluentes.

Reciclagem de Embalagens

Os gastos com matéria prima para a produção de novas embalagens gera mais lixo no mundo. Não é um problema da fábrica, mas sim do consumidor final. Este irá descartar mais lixo por ai e mais zona verde vai se tornar lixão. Com o tempo, podemos não ter espaço para andar e vamos tornar nosso planeta um grande lixão.

Fábricas como a Coca Cola deram a volta por cima no meio ambiente sujo e recriaram uma versão de garrafa pet reciclável. A embalagem já é feita de pet reciclável e a embalagem volta para a fábrica, recebe novo líquido e é colocada no mercado novamente. O consumidor final também ganha por isso, pois paga apenas pelo líquido, e o refrigerante fica mais barato.

Uso de Copos de Plástico e Vidro

Muitas empresas adotaram o uso de canecas pessoas de louça e copos de plástico não descartável no dia a dia. O motivo? Você bebe cinco ou seis copos de água em uma fábrica enquanto trabalha. Por dia, gasta 6 copos. Por semana 42. Imagine 1 mil funcionários fazendo isso? São 42 mil copos de plástico gastos. Na natureza, o plástico passa mais de 100 anos para começar a se decompor. Ou seja: você suja mais rapidamente do que a natureza pode dar novo uso ao material.

Copos de vidro e canecas são uma solução simples e barata para resolver um problema sério: o que fazer com o plástico que não se degrada no meio ambiente? Outra solução é usar plástico biodegradável, mas este ainda não chegou ao mercado na versão para copos e pratos.

Saiba Mais

Saiba Mais

Reciclagem de Papel

Muito papel vai embora em relatórios, fichas e rascunhos. Com lixeiras, uma empresa pode coletar e fazer daquilo arte novamente ou usar na fabricação de um novo papel. Agendas recicladas são bacanas, com bons preços e são bem lindas. E você ainda está ajudando ao meio ambiente!

Economizar Energia É Uma Boa Saída

Se fontes renováveis de energia ainda não podem ser utilizadas, a economia de energia também pode ajudar o planeta e é totalmente possível. Um bom exemplo é de uma fábrica no Brasil, a Mercedes-Benz em sua unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Em algumas salas para uso de dia, a empresa trocou aparelhos de ar condicionado por caixas de gelo em um sistema de refrigeração e usa o próprio derretimento do gelo para fazer mais e colocar nas câmaras. Os funcionários até dizem que o ambiente ficou mais gostoso e é ecologicamente correto.

A Separação do Lixo

Separar o lixo de uma grande fábrica é um grande processo, mas simples de ser feito com a reeducação dos funcionários. Com quatro lixeiras em diversos pontos, pode-se até mesmo vender os descartes como metal, vidro e papel e assim reutilizar o material na fabricação de outros itens ou tornar o lixo algo economicamente viável.

Até mesmo o óleo de cozinha pode ser usado novamente. E quanto de óleo você acha que é gasto em uma fábrica de grande porte em seu refeitório? Ele pode ser vendido ou usado para a fabricação de sabão industrial e de primeira qualidade.

Não é tão difícil cuidar do meio ambiente pelas medidas acima, não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *