O profissional de saneamento é responsável por atividades de caráter técnico na preparação, execução de projetos e obras de saneamento. Ele tem a função de fiscalizar a poluição ambiental, os estabelecimentos comerciais e as indústrias do setor de alimentos, coletar amostras e fazer exames físico-químicos e bacteriológicos. Além disso, ele controla sistemas e ações comunitárias relativas à saúde pública e à educação sanitária.
Ele pode trabalhar em diversas áreas e locais sendo normalmente contratados por empresas de construção e saneamento, prefeituras municipais e órgãos do serviço público encarregados de obras de saneamento.
Podem trabalhar também com proteção ao meio ambiente, urbanização construções em geral, empresas de projetos hidráulicas sanitários, hospitais, hotéis, clínicas, escolas, indústrias, entre uma infinidade de lugares.
O curso técnico de saneamento possui geralmente as disciplinas básicas do ensino médio, disciplinas de formação de caráter como Ensino Religioso e Sociologia e as matérias aplicadas ao curso que são Geologia Aplicada, Mecânica dos Solos, Material de Construção, Máquinas e Equipamentos, Desenho Básico, Hidráulica, Topografia, Fundamentos Químicos e Biologia Sanitária, Noções de Administração Ambiental, Análise de Águas e Efluentes, Prática de Saneamento, Sistema de Água e Sistema de Esgoto entre outras.