Aterro Sanitário: Suas Definições e Conceitos

Se perguntarmos a você o que significa aterro controlado, você saberia nos responder? Dificilmente muitas pessoas saberão imediatamente o que é, porém a maioria aplica essa definição constantemente em sua vida. Vamos explicar mais detalhadamente o que significa aterro controlado mais abaixo, porém aqui você entenderá bem melhor para onde vão seus resíduos sólidos assim como saberá um pouco sobre as dificuldades encontradas para isso. Apesar de ser uma solução eficiente para o nosso lixo, os aterros controlados ainda são poucos visados, pois existe um maior direcionamento de taxas públicas e poucos governos querem investir nisso já que os aterros sanitários aparentemente sanam o problema do lixo.

Apesar de realmente regularizarem um pouco a situação do nosso lixo, os populares lixões, como são chamados os aterros sanitários, ainda são bem deficientes quando o assunto é disseminação de doenças e reciclagem, já que no uso de aterro controlado, o investimento do governo para a conscientização da população a fazer a coleta seletiva dos seus resíduos também teria que ser maior que a atual. Com os aterros sanitários esse problema não acontece já que existem pessoas nos lixões que ganham a vida somente com isso. Bem, mas vamos entender melhor um pouco sobre esse assunto.

Aterro Sanitario Suas Definicoes e Conceitos

Aterro Sanitario Suas Definicoes e Conceitos

O Que é Aterro Controlado

O aterro controlado, resumidamente falando, é um tipo de lixão onde os resíduos despejados e recebem uma camada de terra por cima. Esse tipo solução para nosso lixo é bastante dividida, pois ao mesmo tempo em que elimina os milhares de problemas causados por grandes lixões, o aterro controlado contamina, e muito, o solo natural do terreno ao qual se destina esse lixo.

O Que é Aterro Controlado

O Que é Aterro Controlado

Entendendo Um Pouco As Diferentes Visões

Como comentamos agora a pouco, o aterro controlado divide, e muito, as opiniões pois ao mesmo tempo que ele causa um controle de um lado, ele descontrola totalmente de outro e por isso tornou-se uma discussão eterna entre a política e os ambientalistas. Mas e você, saberia dizer qual a melhor opção? Vamos ajudar entender então cada uma dessas visões.

Com o aterro controlado tem como principal visão a prática de controle do tamanho do lixão assim como a disseminação de doenças pelo ar e também a poluição do nosso oxigênio feita através de queimadas. Recebendo uma camada de terra e em alguns casos de argila por cima, o terreno fica propenso a uso para diversos meios, excedendo-se a cultivo de qualquer tipo de plantação, já que o solo fica sem condições de desenvolver sementes e mudas.

Muitas pessoas pensam que o aterro controlado age como uma forma de evitar a poluição, mas na verdade isso não é fato pois o terreno que receberá o lixo e consequentemente a camada de terra, não recebe nenhuma camada de composto impermeabilizante o que não evita que esse lixo cause poluição do solo e do lençol freático. O aterro controlado também não desenvolve nenhum controle do chorume e de gases que através do solo podem sim poluir o ar.

Por outro lado, o aterro controlado mínima os impactos que o lixo causa ao meio ambiente assim como controla o mau cheiro e o impacto visual causado por grandes lixões sem falar na questão de controlar insetos  e animais que são bem comuns nessas zonas. Apesar de aparentemente ser uma ótima solução para o controle do lixo, as normas sanitárias e ambientais atualmente recomendam a criação de aterros sanitários e não de aterros controlados.

Aterros Sanitário x Aterro Controlado

Como já sabemos, o aterro controlado é uma ótima opção para  o controle do nosso lixão porém existem as desvantagens que atingem diretamente o nosso meio ambiente e como vivemos em uma sociedade onde a palavra sustentabilidade está sempre em pauta e onde se está cada vez mais buscando a melhoria do nosso planeta, esse tipo de ação ainda divide muitas opiniões, inclusive de autoridades do setor sanitário que buscam constantemente a implantação de aterros sanitários e não dos controlados como citamos mais acima.

Você já tem sua opinião formada sobre o assunto? Primeiro vamos entender melhor o que é um aterro sanitário.

Os aterros sanitários são uma espécie de lixão com um cuidado especial. São locais onde são depositados os lixos de uma população, porém existe todo um tratamento do terreno e uma responsabilidade ambiental com qual o lixo é armazenado. Com os aterros sanitários tudo é pensado e controlado de uma forma que todos os depósitos feitos naquele terreno não agridam a saúde da população e também o meio ambiente. A escolha da área que se destinará a esse aterro, a preparação do terreno, a operação no tratamento do lixo e tudo mais são feitos com muito mais cuidado.

Sendo assim, apesar dos aterros controlados serem uma opção bem viável para o nosso lixo, os aterros sanitários são os que causam menos danos e dessa forma os mais indicados para a deposição dos resíduos.

Solução Intermediaria Para o Lixão

É, basicamente poderíamos considerar o aterro controlado justamente como uma forma intermediaria entre o lixão e o aterro sanitário. O que acontece é que manter um lixão é bem mais barato que manter um aterro sanitário, porém é bem menos eficiente também, já que os aterros sanitários controlam perfeitamente o lixo depositado pela população. É justamente nesse meio que entra os aterros controlados, pois esses não são tão eficientes quanto os aterros sanitários, mas também não tem um custo tão elevado também, o que faz com que possa ser adotado por algumas localidades.

Em 2008, o Ministério do Meio Ambiente do Brasil fez um estudo direcionado aos nossos resíduos e em tal estudo foram detectados que doa 176 municípios participantes, 16 utilizavam bem o sistema de aterro controlado onde a maioria estava na região sudeste. Contando com as áreas que não participaram do estudo, mas foram citadas, são ao todo 1 310 unidades em todo o território nacional, distribuídas em 1 254 municípios, também ocupando a maior parte, na região sudeste (60% dos aterros controlados).

Você pode ter acesso a esse estudo por completo, assim como conhecer mais sobre as localidades que aplicam esse sistema e caso tenha curiosidade sobre como funcionam, aprofundar suas pesquisas e quem sabe até agendar uma visita ao local.

Clique aqui e confira o estudo do Ministério do Meio Ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *