Aspectos Da Ética Ambiental

Quando você escuta falar sobre ética, isso te remete ao que? Ética é diretamente ligado à “fazer a coisa certa a qualquer custo” e quando falamos em aspectos da ética, sempre lembramos do corretismo, do fato  de sermos reconhecido pela forma idônea de exercer algum papel perante um pequeno grupo ou a uma sociedade inteira.

Com a chegada dos conceitos sustentáveis para a nossa vida, entender sobre ética ambiental passou a ser importante não apenas para nós como cidadãos, mas também para aprendermos a respeitar o espaço da natureza e dessa forma viver bem melhor. Então se você ainda não entendeu muito bem o que significa a ética ambiental e quais os seus maiores princípios, vamos ajudá-lo.

Aspectos Da Ética Ambiental

Aspectos Da Ética Ambiental

O Que é Ética?

Em um aspecto geral, ética, de acordo com a sua definição no dicionário é “uma palavra que vem do grego ETHOS e significa: modo de ser, caráter enquanto forma de vida do homem.” Podemos então dizer que a ética é uma forma de comportamento dos seres humanos em seu âmbito social. Esse tipo de comportamento pode ser em relação aos homens ou à aspectos naturais.

É a partir da ética que aprendemos alguns parâmetros do “certo e errado” que nos é ensinado desde quando somos crianças. Esses conceitos variam, claro, de acordo com cada cultura social então é comum você encontrar muitas divergências entre o que é ou não ético fazer, principalmente quando nos referimos a países totalmente diferentes.

O Que é Ética?

O Que é Ética?

Ética e Ecologia

Desde quando os primórdio da humanidade, o homem convive diretamente ou indiretamente com a natureza e precisa dela para sobreviver em diversos aspectos. Desde que a sociedade veio se modernizando, a relação entre o homem e o meio ambiente passou a ser algo sistemático, onde a natureza oferece o que o homem precisa, teoricamente.

Acontece que esse sistema vem afetando mais e mais o desenvolvimento das nossas áreas vezes causando, por muitas vezes, a destruição total de várias delas. Com o avanço tecnológico que aconteceu a partir da Revolução Industrial, o crescimento demográfico e o avanço das máquinas fizeram com que o homem atacasse ainda mais a natureza como forma de seu sustento.

Com esse avanço também vieram mais problemas, como a poluição ambiental, desmatamentos, queimadas e tantos outros que conhecemos tanto. Essa degradação ambiental tem, cada vez mais, refletido na nossa sociedade. A falta de ar puro para respirarmos, a exclusão de áreas verdes para construções de prédios, casas ou corredores de trânsito, a exploração descontrolada dos solos para o cultivo de plantas, entre outros, são motivos que podemos apontar como ausência de ética para/com o nosso meio ambiente.

Estudos e Planejamentos

A partir de estudos e planejamentos feitos sob a ideia de que, se existir um controle, uma ÉTICA ambiental, existirá a ausência de diversos problemas que temos enfrentado com tanta frequência e que muitas vezes não entendemos.  Tentar aplicar uma nova filosofia de vida na população não é uma tarefa fácil, mas uma realidade que pode e vai mudar muito o conceito dessa relação que existe entre homem e o meio ambiente.

Sendo assim, o homem deve sempre conhecer o seu limite e saber até onde pode avançar na natureza sem que o nosso meio ambiente seja prejudicado de uma forma geral e consequentemente, tenhamos as respostas sob forma de fenômenos naturais de gravidades enormes e que vêm destruindo cidades inteiras, como vimos ultimamente com os tsunamis que avançaram sobre o Oriente.

Meio Ambiente Poluído. E a Culpa é De Quem?

Se observamos bem, o meio ambiente vem sofrendo com agressões diretas da sociedade mas nenhum estudo ou pesquisa feito, concluiu de quem de fato seria a culta de tal feito. Devemos observar que não existe uma classe ou um grupo determinado de pessoas que degrada o nosso meio ambiente, isso acontece de uma forma geral.

Ora Vejamos.

Se o rico polui o meio ambiente, é devido o uso de atividade industrial, do comércio entre outros casos mais “profissionais”. Se o pobre polui o meio ambiente é devido a falta de condições que os governos oferecem e também as condições econômicas às quais esse grupo está submetido viver. São geralmente pessoas sem instrução educacional e consequentemente sem uma orientação ambiental.

No terceiro caso, vem o Estado, que polui o meio ambiente com a total falta de informação dos nossos governantes que visam diversos aspectos econômicos, culturais, sociais e esquecem totalmente do meio ambiente.

A Ética Ambiental

A principal ideia que parte da ética ambiental, é fazer com que todos os seres humanos se preocupem com suas ações, analisando de que forma elas irão reagir junto à natureza. Isso vai ajudar a todos entenderem qual o seu real papel em sua sociedade e principalmente evitar certos desgastes naturais.

Com a ética ambiental, passamos a entender que a natureza não existe para servir à raça humana mesmo porque de acordo com estudo, coexistimos desde sempre e a política agressiva contra o meio ambiente veio acontecer recentemente, já que a antiga civilização conseguia conviver harmoniosamente com o meio ambiente sem que ele sofresse com isso.

A chegada da ética ambiental renovou a ideia de conscientização que cada um de nós deve ter sobre as nossas próprias ações e nos fez começar a analisar quão importante e desimportante é cada uma das nossas ações. Consequentemente passamos a cuidar mais do meio ambiente que nos cerca e renová-lo de forma que futuramente possamos aproveitar de forma mais consciente os benefícios oferecidos pela natureza.

Para que a solução real venha, ainda é necessário corrigir essa política ambiental aplicada nos dias de hoje e que é bastante deficitária. Os nossos governos precisam aplicar políticas mais eficientes e diretamente ligadas à natureza de forma que possamos perceber realmente as mudanças que vêm acontecendo e que elas aumentem cada vez mais.

Podemos concluir então que começar na educação e na conscientização da população de uma forma geral, vai sim refletir na ética que devemos aplicar em empresas, escolas e na sociedade como um todo para que o meio ambiente sofra menos com as agressões diretas e indiretas que acontecem nos dias de hoje.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *