Água no Brasil

Quando falamos no tema de água no Brasil, acabamos vendo que a quantidade presente é muito grande e extensa. A maior prova disso é a Amazônia, que no mundo todo, tem o status de maior bacia fluvial do mundo. Maior do mundo? Isso não seria algo exagerado?
Mas não é, pois as águas que correm pelo rio Amazonas são importantes para todo o planeta Terra. Um fato curioso, é que mesmo tendo “tanta água”, a maioria da população se localiza muito distante dos principais rios brasileiros, a saber: Paraná, São Francisco e como dito anteriormente, o próprio Amazonas.

Água no Brasil

Água no Brasil

Um fato preocupante no Brasil, quando falamos de água, é a escassez em alguns locais, como por exemplo, no nordeste brasileiro. Além também do grande malefício que a sujeira depositada em rios e lagos têm proporcionado, muitos rios de extrema importância como o Paraguai e o Cuiabá, têm sua área praticamente comprometida por excesso de lixo industrial e doméstico que ali são depositados.Faz-se necessário a intervenção dos órgãos competentes para que isso mude radicalmente.

Água no Brasil

Água no Brasil

 

É muito difícil quando falamos de água no Brasil, pois nos faz acordar para a realidade, que temos abundância de água no país, mas por outro lado, uma deficiente distribuição, além de condições de tratamento precárias.Não que o tratamento em si seja totalmente ineficaz, mas também porque o tratamento de esgoto, não consegue “dar conta” de tantos resíduos que estão presentes nas águas ali depositadas. Essas substâncias muitas vezes estão logo nas bacias hidrográficas, o que dificulta muito seu processo de limpeza e descontaminação.E infelizmente a grande causa disso, é o processo de industrialização e conscientização que o homem deixa de ter com a natureza. A água no Brasil sofre com o uso indevido que muitas pessoas fazem com fertilizantes e agrotóxicos, garimpo, erosão, extração e desmatamento, além é claro, a grande poluição.

Água no Brasil

Água no Brasil

 

O rio Tietê em São Paulo, é um exemplo disso.Infelizmente com o decorrer dos anos, na medida em que os grandes centros urbanos cresceram e a “invasão” das áreas urbanas acabou aumentando em áreas antigamente “equilibradas”, foi gerada uma série de acontecimentos favoráveis a esse “descompasso” da distribuição de águas no Brasil.Mas nem tudo está perdido, pois cabe a nós, tomarmos medidas que venham a sanar esses problemas. Uma dessas ações é o uso consciente da água, evitando assim seu desperdício, a manutenção na área de encanamentos e tubulações industriais, para assim prevenir e evitar o vazamento da mesma, principalmente em indústrias.Contribuir para que o aproveitamento da água seja o maior possível, principalmente no setor da agricultura que na verdade só consegue utilizar 40 % de forma efetiva em sistemas de irrigação. Preservar é preciso, e usufruir é uma necessidade.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *