Acordo Climático e Aquecimento Global

O aquecimento global consiste em problema que existe desde os primórdios da terra. Porém, a intensidade dos trabalhos humanos faz com que aconteça o aceleramento, prejudicando de forma direta a ecologia e colocando o mundo ciclo de extinção. Com o aumento de estatísticas que evidenciam problemáticas do gênero aumentam os acordos climáticos que trabalham no sentido de diminuir o aumento do efeito estufa.

Por causa do aquecimento global acontece o derretimento acelerado das calotas polares, locais que servem de habitat para diversos tipos de animais que nos dias de hoje estão no ciclo de extinção, como o urso polar, por exemplo. Sem contar que também aumenta o nível do ritmo da água nos oceanos e coloca em cheque a vida de países que se encontram em baixas latitudes e de ilhotas.

Acordo Climático e Aquecimento Global

Acordo Climático e Aquecimento Global

O aquecimento global também representa problemática séria nhoque tange à queda de florestas que somem do mapa por causa do aumento das queimadas que acontecem de forma natural ou artificial (gerada por homens), colocando coberturas florestais a baixo e por consequência prejudicando o habitat dos animais que conseguem fugir, visto que os filhotes por não terem força acabam por serem abandonados no fogo e ficam queimados até atingir o óbito.

De fato a necessidade de implantar medidas para controlar o aumento do aquecimento global representa evidência na qual os países discutem em conjunto para conseguir entrar em solução conjunta e beneficiar os seres-humanos de forma global.

Protocolo De Kyoto: Falta De Êxito No Controle Ao Aquecimento Global

O Protocolo de Kyoto ganhou notoriedade do mundo por ser pioneiro em tratar de forma específica em como resolver os problemas de aquecimento global gerado por seres-humanos. No ano de 2012 acabou o prazo das nações que assinaram o documento e por consequência os resultados não aconteceram conforme o esperado. As grandes nações continuam a crescer e não trabalham com qualidade sob a ótica da sustentabilidade para diminuir os efeitos estufa.

De forma prática as principais nações não concordaram com as regras que trazia maior porcentagem de queda para norte-americanos e grandes países europeus, ambos pensaram que a economia poderia ficar afetada de forma negativa. Por consequência quase nenhum resultado positivo foi conquistado com o Protocolo de Kyoto.

Protocolo De Kyoto: Falta De Êxito No Controle Ao Aquecimento Global

Protocolo De Kyoto: Falta De Êxito No Controle Ao Aquecimento Global

Problemas Ambientais e Pedras No Caminho

De forma prática, apesar do Protocolo de Kyoto não trazer resultados plausíveis, vale ressaltar que acordos do gênero possuem importância vital no mundo globalizado, visto que os problemas do vizinho podem afetar de forma prática o ambiente e por consequência gerar problemas globais em termos de ambiente. Nesse sentido, acordos internacionais possuem importância para pelo menos existir iniciativa das nações em conjunto para solucionar as problemáticas do mundo.

Cúpula Das Mudanças Climáticas: Copenhague

No ano de 2009 com a presença de 191 nações distintas aconteceu na Dinamarca a Cúpula Internacional Sobre as Mudanças Climáticas que teve como objetivo principal não apenas discutir como também em apresentar propostas para diminuir o nível de aquecimento global gerado por causa das ações de seres-humanos.

A Organização das Nações Unidas participou de forma direta no encontra que trouxe inclusive de forma pessoa a presença o então presidente do Brasil, Lula. De qualquer maneira, as primeiras palavras dos chineses serviram como um balde de água fria ao encontro visto que ficou clara a posição de não diminuir o ritmo industrial para apresentar a queda do efeito estufa.

As palavras norte-americanas também não serviram como estímulo na luta para diminuir o aquecimento global por causa da atividade industrial. Barack Obama afirmou que encontra resistência inclusive entre no que tange aos democratas e a presença no Congresso para conseguir implantar políticas a ajudar no objetivo principal da Cúpula das Mudanças Climáticas.

Não se pode ignorar o fato de que a opinião das duas maiores economias do mundo (Estados Unidos e China) não ajuda ao sentido de encontrar consenso em comum para reduzir as emissões do efeito estufa. De forma prática ambos são principais responsáveis por enviar poluentes na atmosfera do globo terrestre e por consequência fazem parte principal ao aumento do aquecimento global.

De forma prática o globo terrestre não pode esperar a disposição das grandes potências do mundo no sentido de melhorar as condições climáticas porque mundo não pode esperar e está prestes a encontra o colapso ambiental, o que pode gerar a própria extinção dos seres-humanos, conforme indica o principal conjunto de jornalistas que acompanharam de perto a Cúpula.

Nesse sentido o encontro que aconteceu na Dinamarca serviu com o objetivo de aumentar ou direcionar espécie de data no sentido de diminuir os efeitos do aquecimento global. O processo funciona no sentido de diminuir de forma conjunta os efeitos que podem acontecer em consequência do impacto dos seres humanos no meio ambiente. Em um texto oficial foi definido o prazo final para que as nações que assinaram o documento diminuir as emissões de gases, visto que a situação global em termos de aquecimento global apenas pior no quadro em geral.

Atenção Às Mudanças Climáticas

Não se pode ignorar o fato de que com o tempo aumenta os números que se direcionam a crer que a humanidade tem papel fundamental para acontecer o aumento do aquecimento global. A ciência aponta que o cenário apocalíptico está prestes a acontecer. O degelo dos polos representa uma das granes preocupações que unem as nações formarem acordos para proteger o meio ambiente, embora as petrolíferas não enxergam do mesmo modo e de certa maneira possuem a torcida para acontecer o degelo e por consequência explorar o petróleo com melhor facilidade.

Especialistas indicam que no ano de 2008 foi quase um milhão de quilômetros quadrados em termos de perda do gelo na região do Polo Norte. O pior não está ao tamanho, mas em pensar que institutos de pesquisas já tinham alertado ao mundo que o fato poderia acontecer.

O aquecimento global também aumenta por causa do crescimento na demanda por madeiras que poderia trabalhar no sentido de absorver os gases ruins e trocar por oxigênio, melhorando de forma direta para aumentar os níveis de equilíbrio ambiental.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *