Pessoas de todo o mundo ficaram aliviadas com o anuncio da empresa de petróleo BP de que o vazamento de petróleo no golfo do México estaria controlado já há três dias. Esse vazamento causou uma maré negra gigantesca que causa estarrecimento e preocupação principalmente a ambientalistas. Entretanto apesar de terem conseguido controlar o vazamento, a empresa não mostra otimismo com o fato uma vez que o tampão colocado parece não ser solução para longo prazo.
Pressão Cresce de Forma Lenta
Por ocasião de uma teleconferência acontecida neste domingo, 18 de julho, Doug Suttles que é o diretor de operações da BP disse que o poço de petróleo foi vedado e que a pressão está aumentando de maneira bastante lenta o que segundo ele é um sinal animador.
O vazamento de petróleo no Golfo do México foi causado por uma explosão acontecida no dia 20 de abril, há três meses, portanto e desde essa data, somente agora nesta quinta-feira, dia 15 é que pela primeira vez, a empresa teve sucesso em mais uma tentativa de vedar o poço. Esse vazamento gigantesco se transformou nos Estados Unidos no maior desastre ambiental de todos os tempos.
Teste de Pressão
Por enquanto está vedado poço de petróleo no Golfo do México e esse tipo de teste é realizado com o objetivo de verificar se a explosão causou muitos danos nos dutos e também no cimento que tem dentro do poço, pois o fato é que isso faria com que o gás natural e o petróleo vazassem pelos lados o que poderia acabar abrindo fendas do solo do oceano. Segundo técnicos e entendidos do assunto o aumento de pressão é um sinal positivo uma vez que indicaria que não existem avarias laterais uma vez que a pressão está sendo feita para cima.
Vedação Definitiva
A petrolífera analisa os resultados que são animadores e espera que se tudo continuar correndo bem possa dar andamento à etapa seguinte que é a de vedar definitivamente o poço.
Caso a BP não consiga segurar todo o vazamento por um período mais longo de tempo deverá retomar o processo de retirada de petróleo para navios da companhia que se encontram na superfície e continuar com esse procedimento até que outros poços laterais auxiliares sejam perfurados e possam então ser ligados ao poço que está vazando, o que deverá acontecer até o meio do mês de agosto.
Para finalizar o trabalho de vedação a empresa de petróleo britânica pretende injetar uma mistura de cimento com lodo pesado que sirva para fechar em definitivo esse poço que está avariado. Na verdade o problema está provisoriamente sob controle o que oferece condições mais viáveis para que a solução definitiva seja encontrada.