Como Funcionam os Biomas

O brasil é um país muito grande em território, isso faz com que exista uma enorme diversidade de culturas, paisagens, solo, vegetação, seres vivos. São cerca de 8,5 milhões de km² que fazem existir diferenças continentais entre os estados.

Como Funcionam os Biomas

Como Funcionam os Biomas

Bioma

Bioma é definido como o agrupamento de espécies animais e vegetais, podendo ser em níveis regionais em questões de vegetação, ou então condições geológica que historicamente fazem o clima e o resto da diversidade serem diferentes entre si.

Um aglomerado de ecossistemas formam também um bioma se funcionam juntos de uma forma boa. Pode apresentar mais um tipo de vegetação, porém todo bioma tem a sua principal que faz com que os seres vivos que habitam a região se adaptem aquela forma de natureza como um todo, não só vegetação mas também o clima, a umidade e outros predadores. A biodiversidade brasileira é algo que surpreende biólogos do mundo todo.

Cada bioma se encontra geograficamente pelos seus componentes em geral como clima, umidade, solo, chuvas, temperatura. No Brasil são catalogados seis biomas, sendo que cada um deles possui algumas vertentes a mais, que não fazem parte dos mais estudados não por falta de diversidade, porque eles são ricos nesse ponto, mas sim porque são pequenos em território.

Falando um pouco mais sobre cada bioma, suas características gerais e sua importância para os que vivem na região que ele se encontra:

Vitória Régia

Vitória Régia

Amazônia: Conhecida por sua floresta ter uma grande extensão, a Amazônia também é o maior bioma do Brasil. Chegando quase a metade do território natural do país com 4,2 milhões de km². Possui uma grande diversidade, porém a vegetação possui um padrão característico que são as arvores de grande porte com algumas matas como a de Igapó, de Terra-firme ou a de Várzea. Tudo isso deve-se ao clima equatorial da região que faz com que a pluviosidade seja alta e as temperaturas também.

Por ser tão grande em extensão traz um grande impacto para a regulação climática para a Terra, principalmente por meio da absorção de carbono atmosférico. Outra grande importância é o rio amazonas, chegando a 20% da água doce do planeta. A floresta é referência em sua biodiversidade pelo mundo a fora com expectativa que abrigue metade das espécies vivas da Terra. Outro ponto importante é que existem muitas reservas minerais nesse bioma, ajudando ainda mais na manutenção e no enriquecimento da região.

Mata Atlântica: Bioma encontrado na região litorânea do Brasil, sendo muito rica em biodiversidade, por ser uma clima tropical úmido, abriga as árvores mais características do nosso país que são o pau-brasil, ipê, jatobá, jequitibá, entre outras. Forma assim uma paisagem maravilhosa nos pontos em que ainda são preservados. Em animais também possui os mais diversos e importantes como a onça-pintada, mico-leão-dourado, bicho-preguiça.

Por se encontrar em um local de alta exploração colonial, esse bioma possui cerca de apenas 7% da sua extensão original que era cerca de um milhão de km². O pau-brasil, arvore que deu origem ao nome do país, foi totalmente explorada na chegada dos portugueses. Em números essa devastação assusta, pois cerca de 200 espécies de aves na mata atlântica, 120 estão ameaçadas de extinção.

Cerrado: bioma que mais se parece com a savana africana, possui uma vegetação de médio porte, diferente dos biomas citados a cima. Sendo em sua maioria caducifólia ( cai as folhas dependendo da estação. Ocupa cerca de 20% do território nacional, sendo o segundo maior bioma do Brasil, sua maioria se encontra na região centro-oeste, porém tem vestígios em Minas gerias, na Bahia, em São Paulo, no Tocantins, até mesmo no Amapá e entre outros estados.

Inicialmente poucos viam a importância desse bioma, pois diziam que possuía um solo muito ácido e de poucos nutrientes e não geraria lucros para a economia. Muito se enganou quem disse isso, já que podemos ver diversas plantações nessas regiões, diversos seres vivos habitando a natureza.

Originalmente possuía cerca de dois milhões de km², mas possui hoje em média 60% dessa área. Como ocupa lugares de alta concentração demográfica, com o aumento da população nas regiões mais centrais do país. Com isso houve também um aumento de rodovias. Lgumas arvores conhecidas são o pequizeiro e o buriti. Já nos animais temos o macaco-prego, gambá e tapiti.

Caatinga: Seu nome vem dos índios tupi-guarani, e significa “mata branca”, esse nome vem de como fica as arvores quando chega a seca. Possui um clima semiárido que suporta poucos tipos de vegetação e as mais comuns são as xerófitas. Se caracteriza muito por ser um bioma seco com temperaturas bem altas e baixos índices de chuva. Duas plantas mais fáceis de encontrar nessa região é o xique-xique e o mandacaru.

Geograficamente se encontra na região nordeste, sendo importante para grandes batalhas históricas por revoluções locais necessárias como canudos e cangaço. Ela ocupa aproximadamente 10% do território brasileiro.

Por muitos acharem que não possui muita diversidade na região da caatinga, ela sofre muito com falta de preservação, como possui um solo bem característico não é fácil utilizar para plantar, mas muito ainda devastam, queimam, tirando a biodiversidade delas. E exatamente por conta de seu sol que se continuar assim ele pode chegar ao deserto.

Pantanal: conhecido mundialmente por ser a maior planície que se inunda continuamente, normalmente as aguas que inundam essas planícies são da bacia do Paraguai. É uma transição do cerrado brasileiro com o chaco boliviano e a Amazônia também no brasil mais ao norte. Atrai sempre muitas aves no seu período migratório. Possui apenas 150 mil km²

Pampas: Se encontra apenas nas regiões do mato grosso do sul, um pouco em Minas Gerais, mas o maior predominância é no Rio Grande do sul, totalizando em apenas 176.496 km² no território. Sua vegetação é em sua maioria de baixo porte, e algumas de médio porte, sendo rasteiras ou então herbáceas. O solo nessa região é bem raso e temperatura costuma ser baixas. Com isso  pode ocorrer o aumento de solos arenosos e inundações periódicas.

Alguns biomas que são pouco conhecidos, mas que devem ser conhecidos vão ser comentados um pouco aqui:

Manguezais : ocorrem principalmente nas regiões costeiras do Brasil, principalmente se a água salgada do mar tem contato com a água doce dos rios. É uma área com muita água e um fundo cheio de lodo e salobra do mar. São a principal fonte de renda de muitas famílias que moram perto para pegar os animais que serão vendidos depois, que são caranguejos, crustáceos e moluscos. Mangue é apenas o tipo de vegetação.

Biomas costeiros:  Com uma grande extensão voltada para o mar, existem algumas diferenças do norte até o sul. Por exemplo, no norte possui muitas matas de várzea. No nordeste possui muitas falésias e restingas. No sudeste já é bem parecido com a própria Mata Atlântica. Já no sul contém muitas rochas beirando o oceano.

Matas de cocais: é uma mistura de biomas como cerrado, caatinga e floresta Amazônica. Se encontra em sua totalidade no Maranhão, Tocantins e Piauí. A vegetação conta com árvores de médio e grande porte como algumas palmeiras com grandes e finas folhas, buriti, babaçu e carnaúba.

Florestas de araucárias: Sua presença é marcada no sul do Brasil com a vegetação mais marcante sendo o pinheiro, em um clima subtropical.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *