O Que Era Indochina?

Indochina é o antigo nome de uma região do sudeste da Ásia, que data do período em que era colônia da França estava em domínio completo. O nome tem origem no francês, como uma combinação dos nomes de “China” e “Índia”, referindo-se a localização do território entre China e Índia. A população da região não era chinesa nem indiana. O termo “Indochina” pode também ser utilizado em biogeografia para a “região indochinesa”, na ecologia do Himalaia.

O Que Era Indochina?

O Que Era Indochina?

Significado De Himalaia

Indochina francesa era uma federação de colônias e protetorados franceses, dividas por Cochinchina, Tonkin, Annam, Laos e Camboja. A França teve uma presença imperial na região entre 1884 e 1954. Os franceses se retiraram do sudeste da Ásia após a perda da Guerra da Indochina.

Indochina tinha limites impostos pela França, como resultado de conquistas militares na região, abrangendo áreas que estão agora no Camboja moderno, Laos, Vietnã, Birmânia e Índia. Os sujeitos da colônia não foram homogêneos. Indochina foi entidade separada, em grande parte não relacionada com elementos culturais, geográficas e raciais que moldaram os povos e governos das partes constituintes.

Embora o nome “Indochina” represente hoje uma política anacronismo, ainda é por vezes utilizado para se referir à região biogeográfica da ecozona do Himalaia.  Também inclui a flora e fauna nativa de todos os países do conjunto.

Significado De Himalaia

Significado De Himalaia

10 Pontos Históricos Importantes Da Indochina

  1. Época histórica: Novo Imperialismo
  2. Estabelecido de maneira oficial em 17 de outubro de 1887
  3. Conquista de Laos em 03 de outubro de 1893
  4. Independência do Vietnã (Norte): 02 de setembro de 1945
  5. Independência da Vietnã (SUL): 14 de junho de 1949
  6. Independência do Laos: 19 de julho de 1949
  7. Independência do Camboja: 09 de novembro de 1954
  8. Área em 1935: 737,000 km²
  9. População em 1935: 21.599.582
  10. Moeda: Indochina Piastre

Estrutura Da Indochina Francesa 

Indochina Francesa traz na federação as três regiões vietnamitas regiões: Tonkin (Norte), Annan (Central), e Cochinchina (Sul); Bem como o Camboja, formado em 1887. Laos foi adicionado em 1893. A capital foi transferida de Saigon (Cochinchina) para Hanói (Tonkin), em 1902, e para Da Lat (Annam) do ano de 1939 até 1945, quando se mudou de volta para Hanói. Após a queda da França durante a Segunda Guerra Mundial, a colônia foi administrada com supervisão japonesa, com um breve período posterior de controle japonês total entre março e agosto de 1945. A partir de maio de 1941, um exército comunista liderado por Ho Chi Minh, começou uma revolta contra o domínio francês conhecido como a Primeira Guerra da Indochina Primeiro.

Em Saigon, o anticomunista Estado do Vietnã, liderada pelo imperador Bảo Đại, conquistou a independência em 1949. Após o Acordo de Genebra de 1954, o Viet Minh tornou-se o governo do Vietnã do Norte, embora o governo de Bảo Đại continuou a governar no sul do Vietnã.

Indochina: Primeiras Relações Entre França e Vietnam

As relações começaram no começo do século XVII com a missão do jesuíta missionário Alexandre de Rhodes. Neste momento, o Vietnã começou a ocupar o Delta do Mekong, antigo território do reino indianizado de Champa derrotado em 1471. O envolvimento europeu no Vietnã foi confinado ao comércio durante o século XVIII. Em 1787, Pigneau de Behaine, um padre católico francês, pediu ao governo da França a organização de voluntários militares para ajudar a retomar as terras perdidas por sua família para o Son Tay. Pigneau morreu no Vietnã, suas tropas lutaram até 1802 na assistência francesa para Nguyen Anh.

Século XVIII: França e Vietnam (Indochina)

A França foi envolvida de maneira explícita na região no século XVIII. Proteger o trabalho da Sociedade de Missões Estrangeiras de Paris no país foi muitas vezes apresentada como justificativa principal. Por sua parte, a dinastia Nguyen cada vez mais viu missionários católicos como uma ameaça política. Em termos gerais, facção influente no sistema dinástico temia por seu status na sociedade influenciada por insistência em monogamia.

No ano de 1858, o breve período de unificação sob a dinastia Nguyen terminou com um ataque bem sucedido em Da Nang feito pelo almirante francês Charles Rigault de Genouilly, sob as ordens de Napoleão III. Suas ordens eram para parar a perseguição de missionários e assegurar a propagação desimpedida da fé.

Em setembro, 3.000 homens e 300 soldados filipinos fornecidos pelo governo espanhol, atacaram o porto de Tourane, causando danos significativos e ocupando a cidade. Depois de alguns meses, Rigault teve que deixar a cidade devido à oferta de outras questões e proliferação de doenças.

Em seguida, Genouilly capturou a cidade de Saigon mal defendida em 18 de fevereiro de 1859. Em 13 de Abril de 1862, o governo vietnamita foi forçado a ceder os territórios de Bien Hoa, Định Gia e Tuong Dinh para a França.

De Genouilly foi criticado por suas ações, substituído em novembro de 1859. Instruções eram para obter um tratado de proteger a fé católica no Vietnã, mas não para tentar obter ganhos territoriais. No entanto, a política francesa, quatro anos depois, viu uma inversão. O território francês no Vietnã continuou a se acumular. Em 1862, a França obteve concessões do Imperador TU Đức, cedendo três portos de tratado em Annam e Tonkin, sendo este último declarado formalmente um território francês em 1864. No ano de 1867 as províncias de Chau Doc, Tien Ha e Vinh foram adicionadas ao território controlado por franceses.

Em 1863, o rei cambojano Norodom havia solicitado o estabelecimento de um protetorado francês sobre o país. Em 1867, Siam (atual Tailândia) renunciou a sua soberania sobre Camboja e reconheceu oficialmente o protetorado francês no Camboja, em troca do controle das províncias de Battambang e Siem Reap, que se tornaram oficialmente parte da Tailândia.

França obteve o controle sobre o norte do Vietnã após a sua vitória sobre a China na guerra Sino-Francesa (1884-1885). Indochina francesa foi formada em outubro de 1887 a partir de Annam, Tonkin, Cochinchina (que juntos formam o Vietnã da modernidade) e o Reino do Camboja. Laos foi adicionado após a guerra franco-siamês em 1893.

A federação durou até 1954. Nos quatro protetorados, a França deixou formalmente os governantes locais no poder, que eram os Imperadores do Vietnã, do Camboja e Reis de Luang, mas na verdade reuniram todos os poderes em suas mãos, com governantes locais agindo apenas como figurantes.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *