O Que é Histologia – Humana e Vegetal

A ciência que se dedica a estudar os tecidos vivos de animais e vegetais recebe o nome de histologia. Essa disciplina recebe grande destaque no estudo de tecidos dos seres humanos. Para se ter uma ideia os tecidos são formados a partir de grupos de células que tem forma e função semelhantes.

Para que fique mais fácil entender a célula pode ser definida como sendo a unidade fundamental do corpo. Quando existe a associação de várias células parecidas há a formação de tecidos. Os órgãos são o resultado da junção de inúmeros tecidos, cada um com uma função. Quando os órgãos se juntam formam sistemas, como, por exemplo, o sistema nervoso, respiratório, linfático, tegumentar, circulatório, esquelético entre outros.

O organismo é o resultado da associação desses sistemas, ou seja, os tecidos são de grande importância para os seres humanos. Nos seres humanos os tecidos podem ser classificados como tecido conjuntivo, muscular, epitelial e nervoso.

Os Tecidos Dos Seres Humanos

Tecido Epitelial

As principais características do tecido epitelial incluem a ausência de vasos, não existência de espaço entre as células e ainda uma excelente capacidade de renovação celular. A principal tarefa do tecido epitelial é proteger o corpo contra o acesso de micro-organismos, agressões físicas e substâncias químicas.

Esse tecido é o responsável por formas glândulas de grande importância como o pâncreas, o fígado, glândulas salivares entre outras. Trata-se de um tecido que pode ser encontrado revestindo o corpo externamente, a epiderme e córnea. Também é possível encontrar esse tecido na superfície interna dos órgãos ocos como o ouvido, o estômago, a boca, o nariz, a bexiga, o útero, o pulmão entre outros.

Tecido Epitelial

Tecido Epitelial

Tecido Conjuntivo

Nesse tecido é possível observar espaço entre as suas células além de que ao contrário do tecido epitelial é altamente vascularizado. Um tecido que não tem grande capacidade de renovação de células. Conta com material intersticial que pode ser fibras elásticas, colágenas e reticulares.

Tem ainda líquido intersticial, é dele que as células do tecido retiram os seus nutrientes e fazem o depósito dos seus resíduos. Dentre as principais funções do tecido conjuntivo estão fazer a união e a separação dos órgãos. Existe uma relação interessante entre o tecido conjuntivo e o epitelial, pois abaixo do segundo sempre deve existir o primeiro.

Tecido Conjuntivo

Tecido Conjuntivo

Tecido Muscular

Trata-se do tecido que possui células cuja especialidade é promover a contração. Sendo assim a principal função desse tecido é permitir que o corpo realize movimentos. Também tem atuação importante na produção de calor e na manutenção da postura. O tecido muscular não apresenta renovação celular.

Tecido Nervoso

A formação do tecido nervoso é feita a partir de células nervosas que são os neurônios e por células protetoras e de sustentação conhecidas como neuroglias. O tecido nervoso não tem capacidade de renovar as suas células.

Histologia Vegetal – Os Tecidos Dos Vegetais

A Histologia além do estudo dos tecidos dos seres humanos também se ramifica em Histologia Vegetal. Nas plantas todo agrupamento de células vegetais parecidas que tem como objetivo cumprir determinada função são reconhecidos como tecidos vegetais. Esses tecidos podem ser classificados em dois grandes grupos: tecidos meristemáticos e tecidos adultos.

Tecidos Meristemáticos

Os tecidos que tem grande capacidade de fazer divisão celular (através do processo de mitose) e que tem células indiferenciadas são chamados de meristemas. As células desses tecidos são pequenas e conta com uma parede celular delgada e o seu núcleo tem grande volume. Os tecidos meristemáticos podem ser subdivididos em meristemáticos primários e meristemáticos secundários.

Meristemas Primários

Os tecidos meristemáticos primários são aqueles que se originam do sistema embrionário. Trata-se de tecidos que estão no ápice da raiz e do caule e que tem como principal função o crescimento longitudinal, ou seja, altura dos órgãos vegetais em que estão.

Podem ser divididos em protoderme que são aqueles que dão origem a epiderme, meristema fundamental que dão origem aos tecidos fundamentais e procâmbio que é importante para a origem dos tecidos vasculares primários.

Meristemas Secundários

Os meristemas secundários são aqueles tecidos cuja função está ligada ao crescimento diametral, ou seja, em espessura do caule e da raiz de plantas como arbustos e árvores. A localização desses tecidos é o cilindro central do caule e da raiz (câmbio).

Devido ao processo de crescimento e desenvolvimento pelo que passa a planta os tecidos meristemáticos começam a se diferenciar e assim originam os tecidos adultos. Os tecidos adultos têm funções específicas para o desenvolvimento das plantas e podem ser classificados da seguinte forma:

Tecidos De Revestimento

Os tecidos cuja função é proteger a planta entram nesse grupo a epiderme que é composta por células vivas que são achatadas, justapostas e que revestem a parte externa dos órgãos das plantas. Outra função importante dos tecidos de revestimento é absorver a água e sais minerais bem como fazer a excreção, secreção e trocas gasosas.

Outro tecido de revestimento é o súber ou cortiça que se caracteriza por ser composto de células mortas infladas que contam com uma grande quantidade de uma substância com textura de graxa, a suberina. O tecido súber é produzido pelo felogênio.

Tecidos De Preenchimento (Parênquimas)

Os tecidos de preenchimento são aqueles formados por células vivas que tem grande volume e possuem vacúolos grandes bem como parede celular com pouca espessura. Nesses tecidos encontramos a seguinte divisão: parênquimas clorofilados que são células ricas em cloroplastos, parênquimas de reserva que tem células de armazenamento além de parênquima de preenchimento para fazer o preenchimento do caule e da raiz, parênquima aqüífero para armazenar água, parênquima aerífero para armazenar ar e parênquimas amilíferos para fazer reserva de amido.

Tecidos De Sustentação

Esses tecidos podem ser divididos em colênquima e esclerênquima. O primeiro é composto de células vivas e o segundo é formado por células mortas que tem grande quantidade de lignina.

Tecidos De Condução (Vasculares)

Esses tecidos como principal função fazer o transporte das seivas bruta e elaborada da planta. Basicamente tem o tecido xilema (lenho) que é o responsável por transportar a seiva bruta e é composto por células mortas. Já o floema (líber) é o responsável por conduzir a seiva elaborada e é constituído de células vivas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *