Montanhas Rochosas Placas Tectônicas

O conjunto de montanhas, situado na América do Norte, e conhecido como Montanhas Rochosas teve sua origem a partir da colisão de placas tectônicas consistindo assim no que se conhece por dobramentos modernos. Essa cadeia montanhosa se prolonga por uma extensão de 4.800 km e possui largura entre 110 e 480 km. A altitude média dessa cadeia montanhosa é de 1.200 metros.

Por sua grandiosa presença tem grande influência sobre o clima e as condições de vida humana no local. O ponto mais alto dessa cordilheira é Monte Elbert cuja altura é de 4.401 metros de altitude e está situado no estado do Colorado, Estados Unidos. Esse conjunto de montanhas se estende do Novo México, nos Estados Unidos até a Columbia Britânica, no Canadá.

Como as Montanhas Rochosas se Formaram?

 

A cadeia das Montanhas Rochosas se formou há cerca de 70 milhões de anos, na Era Cenozoica devido à ação das placas tectônicas. Essas placas se chocam entre si elevando o solo criando assim o relevo montanhoso. Montanhas originadas por esse processo são conhecidas como dobramentos modernos. Como esse tipo de formação é geologicamente recente apresenta pouco desgaste.

É interessante ressaltar que essa cadeia montanhosa representa um mistério para os geólogos, pois geralmente os dobramentos modernos são originados numa faixa entre 300 e 600 km da costa, porém, nesse caso é bem mais distante. Sofre ação erosiva da água e das geleiras situadas lá, algo que cria um desenho diferenciado para o local com vales e picos íngremes.

Condições Climáticas nas Montanhas Rochosas

O conjunto das Montanhas Rochosas possui um clima basicamente frio tendo temperatura média de 6°, porém, isso pode variar de acordo com a estação do ano. De maneira geral os verões costumam ser secos e com temperaturas amenas, no mês de julho as temperaturas podem chegar a até 25°C. Já no inverno as temperaturas costumam ser mais baixas e o tempo mais úmido, o termômetro pode alcançar -14°C. Anualmente a precipitação chega a 360 mm.

As Montanhas Rochosas são literalmente um divisor de águas criando um limite geográfico que cria uma divisão em diversas bacias hidrográficas. Dessas bacias se originam vários rios que tem suas águas desaguando em três oceanos distintos sendo eles: Pacífico, Atlântico e Ártico.

Turismo: Atividade Econômica Principal na Região

A área em que estão localizadas as Montanhas Rochosas conta com atividades como agricultura, silvicultura e extrativismo mineral, porém, o que realmente sustenta a região é o turismo. Há uma grande variedade de parques nacionais, na área pertencente aos Estados Unidos e na área canadense também. Um dos objetivos da criação desse tipo de parque é permitir que haja cuidado mais expressivo de preservação dos recursos naturais.

Durante os meses de inverno a região apresenta a possibilidade da realização de atividades esportivas radicais como esqui. Nos meses de verão os turistas podem aproveitar para realizar atividades como escalada, caminhadas, trilhas e camping. Por ser essa uma região de terreno bastante acidentado e um tanto quanto hostil não têm muitos agrupamentos humanos residindo por lá. Era um território habitado por povos indígenas que foram expulsos pelos europeus.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *