Concurso Miss Brasil Ecologia vai além da beleza
Cada vez mais inserido no contexto ambiental, no Brasil acontece anualmente o Concurso Miss Brasil Ecologia, que propõe ampliar a divulgação dos assuntos e projetos nacionais e internacionais relacionados ao controle da emissão de poluentes e diminuição dos efeitos da devastação do meio ambiente.
A sede do evento está localizada em Porto Velho, estado de Rondônia, e conta com a participação de candidatas de todos os estados. Para concorrer, foram formadas diversas categorias, envolvendo meninas de todas as idades, elegendo por fim representantes da biodiversidade brasileira com idades entre 05 e 27 anos.
Candidatas representam a biodiversidade local
Os critérios de avaliação superam o quesito beleza das candidatas: os jurados e coordenadores do Concurso levam em consideração a participação e interesse por causas ecológicas, conhecimento e desenvoltura. Além de divulgarem a importância da preservação da biodiversidade brasileira da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado e outras representações, também há uma preocupação de promover debates e discussões em todo o mundo acerca de questões sociais de grande relevância que retratam a mulher, a criança, o jovem e o idoso brasileiro.
Com um início meio tímido, a edição do concurso, que já acontece há mais de 15 anos, para 2010 ganhou mais investimento e desenvolveu estratégias de comunicação para ampliar a visibilidade e a importância do evento. Prova disso é a representação internacional conquistada pela Miss Ecologia de 2009 no Concurso Miss Continentes Del Mundo que aconteceu em Lima, capital peruana. Demais concursos do gênero são os grandes motivadores das candidatas que anseiam pela oportunidade de representar as belezas naturais da sua região.
As candidatas realizam diversos desfiles, utilizando trajes que prevêem a divulgação dos recursos naturais da cidade representada, quando são avaliadas suas habilidades na exploração do tema biodiversidade.
Consciência e envolvimento pela causa ecológica
Prometendo atingir a mídia televisiva e virtual, as divulgações são ainda locais. A primeira edição do concurso está acontecendo na cidade de São Paulo, contando com a favorita catarinense Isabel Rodrigues, Miss ECO Santa Catarina 2010.
O evento neste ano conta com a parceria do estilista Caio Von Vogth, famoso por suas produções ecológicas, atuando como diretor geral do concurso. Segundo ele, a proposta desse ano é tornar público e cada vez maior o conhecimento do concurso incorporando algumas inovações fashion, possibilitando o crescimento do mercado ecológico no país. Ele acredita que a ampliação do evento poderá modificar a forma como o Brasil vê hoje a comercialização de produtos ecológicos.
Atualmente, o mercado eco vem crescendo gradativamente, porém encontra obstáculos nos custos de produção dada a dificuldade de transformar o que hoje é considerado alternativo em “usual”. Os coordenadores do evento garantem que o concurso não é uma solução para os problemas ambientais, mas sim um canal de comunicação, divulgação e incentivo às empresas que investem no setor.
Em termos de organização e contato com a mídia, o evento ainda é fraco. Assim, a tentativa é pela conscientização e envolvimento da população em prol de uma causa que vai muito além de um simples concurso de beleza.
Por Vivian Fiorio
Sou Coordenador do concurso Miss Terra Juiz de Fora e do Miss Juiz de Fora, gostaria de saber sobre parceria para realização do Miss Ecologia MInas Gerais, segue o e-mail. Grato
Léo Frederico.
Queria ser coordenador do concursop em MG, gostaria de uma resposta