Água Nossa, Doce, Pura e Cristalina
De muitas coisas o Brasil se gaba sem razão alguma como é o caso de ter uma das cidades maiores do mundo que muito longe está de ser uma vantagem, podendo muito mais ser considerada como uma grande calamidade uma vez que aglomerações como a que temos na Cidade de São Paulo muito contribuem para uma má qualidade de vida indo assim na contramão uma vez que o que se busca hoje é melhorar a qualidade de vida.
Essas aglomerações contribuem para o aumento de ruas impermeabilizadas, para a maior ocupação de encostas de morros aonde os deslizamentos vem causando tantas tragédias. Contribuem também essas aglomerações para que emissões de gases tóxicos aumentem e tudo isso só ajuda na tese de que o agrupamento de mais de 70% da população de um estado na zona urbana, muito mais do que um beneficio é um grande mal.
Orgulho do Brasil
Apesar de tudo isso o Brasil tem muitas razões de orgulho e de se gabar sim disso, e uma dessas razões está nos tesouros subterrâneos como é o caso da água nossa, doce, pura e cristalina que se encontra bem guardada embaixo de nossos pés, o aqüífero Guarani que muito mais do que o MERCOSUL é capaz de nos unir a Argentina, Uruguai e Paraguai.
E não é somente esta, pois se forem confirmadas as prospecções a respeito é possível que tenhamos em nosso poder a maior das reservas em termos de água doce no planeta, se trata da Reserva Alter do Chão, localizada na Amazônia, que daria para suprir 100 vezes toda a população do planeta, pois possui em torno de 86.000 quilômetros cúbicos de água potável.
O que é preciso
Embora essa riqueza toda possa ser motivo de orgulho, isso não é o bastante, pois de pouco adianta ter água se não cuidarmos dela. No ano de 2000, há uma década, portanto foi assinado por 191 países um acordo com as metas do milênio que seria a de garantir a sustentabilidade ambiental e o argumento usado pro si só deveria dizer tudo; as pessoas sem acesso a água potável somam mais de um milhão quando se sabe que água de qualidade é fundamental para a saúde, para promover o saneamento básico, para preservar espécies, qualidade do ar que respiramos além de muitos outros benefícios.
A água boa já não se encontra mais
Algumas pessoas ainda devem lembrar com saudades, pois já não existe mais, aquela água boa para beber de preferência com as mãos em forma de concha, que aflorava a superfície. Tudo isso é passado, hoje até mesmo os lagos relegados ao nosso desprezo e descuido das autoridades, estão virando brejos se transformando em areia e lodo. Todos precisam de educação em termos de ambiente até mesmo o governo.