O conceito de meio ambiente vai além da ideia comumente concebida, que relaciona-o apenas com aspectos da natureza, fauna e flora. Na verdade, o meio ambiente é caracterizado por tudo aquilo que tem a capacidade de influenciar a vida de todo e qualquer ser vivo no planeta. Portanto, o conceito inclui tanto a natureza quanto o ser humano.
Cultura é o conjunto de características e manifestações sociais que definem um grupo de pessoas ao longo do tempo. Dessa forma, no meio ambiente cultural constam elementos tanto imateriais como materiais, dentre eles podemos citar documentos históricos, música, literatura, línguas, dança e etc.
O meio ambiente cultural ganhou destaque nos últimos anos e existem cada vez mais incentivos para a sua preservação, normalmente, para designar um bem de certa cultura regional é utilizado o termo patrimônio cultural. Nesse sentido, os bens de ordem física ganham destaque, abrangendo no geral obras de arquitetura.
Os bens culturais de uma sociedade são importantes para o estudo e formação da identidade de um povo, pertencendo a todos habitantes da sociedade em questão. No Brasil, a Constituição de 1988 já previa a proteção meio ambiente cultural nacional, delegando ao Pode Público atividades como registros, desapropriações, vigilância e tombamentos. O último termo refere-se a uma medida administrativa que pode ser realizada pelo IPHAN (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de competência federal ou por órgãos dos municípios.
Ainda de acordo com a Constituição do Brasil, toda o conjunto de obras e bens de valores culturais dentro do meio ambiente fazem parte da competência comum, ou seja, pertencem a todos os habitantes legais da federação.
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desenvolve, entre outras atividades, a preservação do patrimônio cultural, bem como das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção de matérias de comunicação para as mesmas finalidades. Na lista da entidade internacional constam cerca de 900 locais. Do total, cerca de 700 são de propriedade cultural e 200 estão relacionados com bens de ordem natural. A maior concentração pertence à Europa, mais especificamente dentro da Espanha e Itália, possuindo mais de 40 locais cada. O Brasil possui 17 localidades dentro dessa lista.
Nacionalmente, merece destaque o centro histórico da cidade de Ouro Preto, localizado no estado de Minas Gerais. Caraterizado como uma Patrimônio Cultural da Humanidade, o local foi tombado tanto pela UNESCO, como pelos órgão federais do Brasil e municipais.
Todos os esforços para a manutenção do meio ambiente cultural são de extrema importância para a nossa identidade história, bem como para o enriquecimento cultural das futuras gerações. O turismo se aproveita em muito das atividades de preservação cultural, fator que é muito positivo no sentido de promover o estudo e conhecimento popular dos bens culturais, contanto que o sentido principal não seja desvirtuado em favor do consumo.