O meio ambiente é caracterizado pelo conjunto de todos as coisas, materiais ou não, que podem influenciar os ecossistemas em geral. As Nações Unidas definem o meio ambiente como o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais que são capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em indeterminado prazo de tempo, sobre todos seres vivos e atividade humanas.
Por conta das consequências decorrentes da degradação os meios naturais, os apectos do meio ambiente são cada vez mais discutidos e pensados, tendo como objetivo desenvolver a chamada sustentabilidade do planeta. Esse termo pode ser definido como a capacidade de manter um contínuo desenvolvimento econômico e social de forma a suprir as necessidades dos povos atuais e das gerações futuras.
O setor privado cada vez mais é direcionado para a responsabilidade ambiental. É verdade que muitas vezes esse fator decorre do momento global atual, pressões internas e externas ou necessidade de mercado. Porém, é um fator que denota uma mudança de comportamento geral. Há algumas décadas, esses movimentos não possuíam a menor relevância dentro das organizações empresariais. Qualquer mínima reorganização em favor do meio ambiente era apenas encarada como um entrave, que aos poucos foi sendo caraterizado como uma necessidade. Muda-se a sociedade, mudam-se os valores.
É de extrema importância o entendimento do meio ambiente como peça chave para a vida de todos seres vivos. A educação procura aplicar cada vez mais os aspectos do meio ambiente na formação dos cidadãos, aproveitando a caraterística multidisciplinar do tema. Aos poucos as sociedades percebem que o meio ambiente influencia a vida dos seres vivos de forma global. Esse fator colobora com a desmistificação do poder absoluto do Estado para resolver os problemas sociais ou impactar o meio, bem como do poder privado. Cada pessoa é peça fundamental para a manutenção e desenvolvimento do meio ambiente a partir do momento relaciona-se de forma consciente com a natureza e a sociedade.
De forma geral, o consumismo ainda é muito grande nas sociedades e funciona como um grande entrave para uma melhor relação entre o ambiente natural e o social. Além disso, boa parte dos produtos que utilizamos estão ligados às fontes de alimentação ou energia nada sustentáveis. É evidente que cabe ao Estado tomar medidas nesse sentido, porém o setor privado, assim como o público, sempre serão um reflexo do pensamento e da atitude social comum.
Existem muitos sites relacionados com os diversos aspectos do meio ambiente, com destaque para o das organizações Ibama e WWF. Mas também existem inúmeras páginas com os mais variados temas ligados ao meio ambiente que são mantidas por Ongs ou iniciativa privada.