Florestas do Peru: Amazônia Perdida

O Peru é detentor de uma parte razoável da Amazônia e está constantemente nas notícias relacionados a meio ambiente, porém, não por motivos muito positivos. As florestas do Peru sofrem com a intensa poluição, extração ilegal de madeira, depredação da fauna e da flora, biopirataria entre outros graves problemas.

Apesar de o Peru ser classificado como um país andino mais de 60% do seu território é ocupado pela Floresta Amazônica. Vale lembrar ainda que a Amazônia peruana já foi bem mais extensa do que isso, porém, estudos comprovam que todos os anos cerca de uma área do tamanho da cidade de São Paulo é devastada.

Densidade Demográfica no Peru

O país possui uma grande extensão de floresta, porém apenas 13% dos peruanos vive nessa região. Cerca de 30% da população vive na capital do país, Lima e na região da costa. Muitos peruanos são descendentes das mais de 60 etnias amazônicas e falam várias línguas. Para grande parte dos peruanos a floresta amazônica do país é uma área desconhecida e quase exótica, não muito diferente da Amazônia brasileira.

As Etnias Amazônicas e a História da Floresta Peruana

Diferentemente dos peruanos em geral as pessoas que pertencem as etnias amazônicas conhecem bem a floresta e tem grande capacidade de se adaptar a ela. Para se ter uma ideia esses povos já viviam na região da floresta há 12 mil anos. Embora hoje o número de pessoas que habitam essa região seja bem pequeno ainda existe.

A tentativa de desapropriar os povos amazônicos da região data desde a época dos Incas. O processo de evangelização promovido pelas missões católicas assim como a exploração da floresta pelos colonizadores foi o começo da tentativa de desapropria esses povos. Isso tudo se deu no período de conquista e do vice-reino espanhol na região.

Quando o processo de independência começou e a república foi consolidada as atividades de desapropriação dos povos amazônicos decaiu, mas voltou a tona em meados do século XIX durante o governo Castilla que incentivou a colonização das terras em especial a da selva central.

A Nova Disputa Pela Amazônia Peruana

Depois de um novo período do impulso colonizador adormecido eis que uma nova guerra é realizada com o Chile e dela nascem duas frentes. A primeira era a busca por rotas transversais para chegar aos rios navegáveis e a segunda era o aproveitamento das terras.

A floresta apenas fio deixada de lado durante o período do boom do petróleo que aconteceu na década de 70. No final dos anos 70 o boom do petróleo já havia diminuído, porém, ainda tem poços sendo explorados podendo ter uma nova explosão em quantidade.

Amazônia Peruana – Terra Sem Dono

Ao longo desse relato histórico podemos perceber que o grande problema está no fato de que a Amazônia peruana sempre foi vista como uma região sem donos que apenas está esperando por um explorador.

Os moradores originais dessas regiões quase não tem direitos junto ao governo peruano. Também existe a questão de que não sabemos a respeito da Amazônia tanto quanto deveríamos e isso inclui todos os países que tem extensão dessa floresta.

As Riquezas das Florestas Peruanas

Obviamente as florestas localizadas no Peru apresentam grandes riquezas sendo que uma delas é a grande riqueza de diversidade de aves. O Peru é o segundo país do mundo em diversidade de aves do mundo. Além disso, essa grande variedade também acontece em relação aos mariposas e samambaias.

A Amazônia peruana tem três parques nacionais, quatro reservas nacionais e uma reserva comunal. Estão sendo realizados estudos para tentar dimensionar o tamanho dessa biodiversidade que se encontra nas florestas do Peru. Os cientistas chegaram a conclusão de que a América do Sul é mais antiga do que se imaginava e por isso tem tanta biodiversidade.

O Mecanismo de Defesa das Florestas do Peru

Para suportar períodos de aumento de temperatura as florestas ricas de altitude do Peru possuem um mecanismo natural de proteção. Quando as temperaturas aumentam as árvores passam a brotar em ponto mais elevados o que faz com que a floresta migre para ambientes que possuem temperaturas mais amenas, assim tendo mais chances de sobreviver.

Contudo, mesmo tendo esse mecanismo de defesa as florestas do Peru ainda assim serão afetadas de alguma forma pelo aquecimento global. Essa condição de aumento da temperatura poderá acarretar numa perda bastante significativa para a biodiversidade da região.

A Barreira das Florestas do Peru

Até o final do século está previsto um aumento de pelo menos 5°C na temperatura média dessa região. Para compensar essa temperatura as florestas andinas precisariam subir mais de 900 metros até 2100. Infelizmente as florestas não conseguirão esse feito já que existe um obstáculo, o ecótono.

Trata-se de uma paisagem de transição entre as matas e as pastagens que não se move seguindo a mesma velocidade e que acabará barrando a subida das árvores. Ainda não se chegou a uma conclusão de porque essa área de transição é tão difícil de transpor pela floresta, porém, acredita-se que seja pela combinação de fatores como, por exemplo, o fogo usado para fazer a abertura das pastagens e as baixas taxas de crescimento das plantas dessa região.

A única certeza que os pesquisadores tem é que a floresta andina não será capaz de transpor o ecótono. Observou-se que as árvores estão se movendo para cima, mas o ecótono não. É possível dizer que o ecótono é uma parede para a migração da floresta. Seria necessário 3.750 anos para que a floresta finalmente chegasse aos quase mil metros que necessita para se adaptar as novas temperaturas do planeta.

A Pobreza de Peru e as Suas Florestas

O Peru é um dos países que oferece o melhor turismo histórico do mundo e possui uma grande riqueza cultural, porém, sofre com a pobreza estrutural que o assola. Quando se tem uma equação de uma floresta cheia de recursos e rica em biodiversidade somada com a atividade extrativista sem responsabilidade o resultado pode ser largamente negativo. Além disso, a falta de conceitos arraigados de sustentabilidade pode acarretar numa redução bastante crítica das condições de vida da população.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *