Nós sabemos que o meio ambiente é uma das peças-chave que permite a sobrevivência não somente de nós, seres humanos, mas dos seres vivos em geral. Sem um ecossistema eficiente, onde tudo estivesse equilibrado, muito dificilmente estaríamos no conforto de nossas casas, vivendo e realizando nossos sonhos. Isso também vale aos animais, que não estariam tranquilos nas florestas, rios ou mares, se o ecossistema não fosse equilibrado.
E, como se sabe, também, tudo o que retiramos para a nossa sobrevivência provém do meio ambiente. Inclusive produtos industrializados precisaram de componentes que só são extraídos do meio natural. O plástico, por exemplo, e derivado de um dos recursos naturais mais procurados atualmente: o petróleo.
Se, até mesmo produtos vindos de indústrias precisam ter uma base ambiental, imagine os nossos alimentos. Praticamente tudo o que a gente consome veio, de alguma forma, da natureza. Aquele refrigerante que você toma depois de um dia cansativo de trabalho em nada, apesar da presença de diversos produtos químicos, ainda têm a presenta de elementos naturais, como a água, recurso que é, de longe, a que os humanos mais necessitam – e, que, infelizmente, não chega a todos os locais do planeta.
Não podemos nos esquecer que, é vital para o ser humano que ele mantenha a sua saúde em perfeito estado. Com isso, foi se desenvolvendo, com a ajuda da medicina tradicional, a indústria farmacêutica, que hoje é uma das responsáveis por ajudar no combate de diversas doenças que, antes, dizimavam milhões de pessoas. No entanto, nem sempre o uso de fármacos é recomendado, o que faz com que as pessoas busquem outros métodos para se tratarem de problemas no organismo. E o uso do chá de bordo é uma delas. Só que, nesse artigo, será tratado sobre como substituir tal chá por outros elementos, também naturais, para se chegar ao mesmo efeito do chá de bordo, além de algumas informações relevantes. Vamos lá?
O Bordo: Suas Características E Usos
Embora muitas pessoas acreditem que o bordo é uma planta medicinal, que pode ser plantada facilmente no jardim, ela é, na verdade, uma árvore, do tipo acer, que, embora também possa ser um arbusto, é mais facilmente encontrada como árvore. Existem no planeta mais de 128 espécies, sendo que a sua origem é mais dedicada à Ásia, pela maior concentração de espécies por lá. Mas, na Europa, a ocorrência do bordo também é bastante significativa. O nome “acer” é proveniente do latim, e significa “agudo”, que são as características das folhas do bordo, que são bastante pontudas.
Além de ser um importante equilibrador da fauna e da flora, é possível extrair diversas coisas do bordo, como chás, xaropes, a própria madeira, entre outros. Com a seiva extraída do tronco dessa árvore, é possível fazer o xarope, que é bastante utilizado em cafés, acompanhando torradas, rabanadas e panquecas.
Em se tratando do uso comercial da madeira, ela é bastante requisita, principalmente, para a fabricação de instrumentos musicais, por causa de sua relativa abundância, timbre cristalino e definido. Ou seja, para o uso em instrumentos que requerem a mais refinada qualidade para que tudo saia como esperado, isso é uma ótima pedida.
O Xarope De Bordo
Como mencionado acima, é possível que seja extraída a seiva da árvore de bordo, a fim de se fazer um xarope. O xarope de bordo não pode ser extraído de qualquer árvore do gênero acer, sendo que as utilizadas para esse fim são as Acer nigrum e Acer Saccharum, podendo ser encontrada para venda em diversos tipos de frascos, sendo que, os mais comuns, são os de vidros. O conteúdo, visto a olho nu, se assemelha muito com as caldas de sorvete e mel.
O uso desse xarope começou bem antes da chegada dos colonizadores à América, sendo que, os nativos, principalmente da América Do Norte, extraiam a seiva do bordo e, com ele, transformava no xarope, que era utilizando como adoçante para os alimentos. Além de ter um uso tradicional na culinária, o xarope de bordo também é uma fonte de diversas vitaminas e minerais, além de aminoácidos, possuindo, também propriedades que são bastante cultuadas por serem anticancerígenas, antibacterianas e antidiabéticas.
O seu consumo regular, enaltece a saúde do coração, melhora o sistema imunológico, além de ser uma arma para a preservação da saúde masculina como um todo, além de ter ação antioxidante, retardando o processo de envelhecimento, principalmente da pele.
Além do uso em panquecas, o xarope de bordo pode ser utilizado em diversas receitas que envolvam molhos, se você sente agrado por pratos com um sabor agridoce. Pode ser utilizado, também, com o substituto do açúcar, promovendo todas as propriedades de doçura que o açúcar fornece, mas sem toda a carga calórica do mesmo.
Os Substitutos Do Xarope De Bordo
O xarope de bordo, como já pôde ser visto, é um grande aliado para quem quer manter uma alimentação saudável sem ter problemas com a balança. No entanto, ele também pode ser substituído sem problemas por outros tipos de caldas, como o mel. Alguns tipos especiais, com o mel de trigo e o mel de acácia são os mais recomendados para substituir, mais fielmente, o xarope de bordo. Contudo, vale frisar que o sabor não será o mesmo. Alguns sugerem que, se você usa o xarope de bordo para cozinhar, o melhor substituto nesse caso, seria, o melaço, por ser um adoçante natural e, portanto, com menos carga calórica.
Inclusive, alguns chefes renomados arriscam que o xarope de bordo é bastante utilizado, até mesmo, em saladas do tipo balsâmicas, já que o sabor adocicado do xarope de bordo pode realçar o sabor da salada, podendo, ainda, criar um gostoso contraste enquanto no prato com outros alimentos.
Infelizmente, apesar de todas as possiblidades com o xarope de bordo, não é muito fácil encontra-lo no Brasil, justamente por sua incidência ser maior na América do Norte, na Ásia e Europa. No entanto, é possível importar a iguaria ou, até mesmo, comprar em lojas de importados, mas por um preço que, na maioria das vezes, não é nem um pouco agradável.