Polinização Por Abelhas

Crescemos ouvindo sobre a relação das abelhas com as flores e o processo de polinização, mas muita gente não faz ideia do que é esse processo e como ele acontece. A importância da polinização para a natureza é extrema, mas este é outro detalhe que também não é muito conhecido. Que tal tirar algumas dúvidas básicas sobre o tema? Vamos aprender!

Significados Importantes

Para entender melhor sobre como e porque a polinização é feita, você precisa primeiro saber o que é esse processo. Vejamos dois significados importantes sobre esse assunto:

•Pólen: O pólen é uma espécie e pó produzido pelas flores da categoria angiosperma. A palavra é derivada do grego e significa “pales” = “farinha” ou “pó”. Esses grãos ajudam diretamente na reprodução de plantas masculinas então microgametófitos. Nos microgametófitos vamos encontrar os gametas que são partículas responsáveis por fecundar os óvulos da flor, processo que resulta na formação das sementes. Para concluir podemos dizer que o pólen está diretamente ligado à formação das sementes de uma planta. A ciência que estuda o comportamento pólen é  chamada de palinologia.

Polinização Por Abelhas

Polinização Por Abelhas

•Polinização: Se aprendemos que os polens são as partículas que formam a sementes após um processo natural, podemos dizer que a polinização é a transferência desses polens de uma flor para outra. De uma forma bem simplista, vamos definir a polinização como o ato sexual das plantas onde o pólen sai do gameta masculino até chegar ao gameta feminino para então haver a fecundação. A abelha passa a ser importante justamente porque é utilizada como um meio de transporte de pólen entre as duas flores. Agora que você já sabe o significado de pólen e polinização, que tal entender o papel da abelha nesse processo?

Como Acontece A Polinização Por Abelhas?

Então vimos que a polinização acontece quando as abelhas levam o pólen do órgão feminino para o órgão masculino da planta e isso pode ocorrer entre flores diferentes ou até mesmo na mesma planta.  A polinização pode então acontecer naturalmente, quando o vento transporta o pólen entre os órgãos da planta ou de forma auxiliada que é quando há ajuda de seres vivos, no nosso caso, a abelha.

Para essas duas formas de transporte de pólen vamos denominar de “fatores bióticos” e “fatores abiótico” sendo divididos da seguinte forma:

•Fatores Bióticos é quando um ser vivo faz o transporte do pólen entre os órgãos da flor.

Saiba Mais

Saiba Mais

•Fatores Abióticos é quando existe quando fatores ambientais ajudam nesse transporte. Esses fatores podem ser o velho, os insetos, as aves ou os morcegos. Cada processo individual envolvendo esses fatores citados possui um nome específico. No transporte feito por fatores biótipos geralmente as plantas atraem os animais devido algo que lhes interessa.

Esse atrativo pode ser apenas odores inibidores ou algum tipo de alimento. Estes seres vivos muitas vezes não vivem como agente polinizadores de uma planta, mas são atraídos eventualmente, o que faz  a polinização por fatores abióticos ser mais comum. Ainda existe também o fator de que nem todos os animais que buscam essas plantas atuam como agente polinizadores, são de fato alguns seres vivos em específico.

A Função das Abelhas Na Polinização

Podemos dizer que hoje, apesar de muitas espécies escassas, as abelhas são consideradas os maiores agentes polinizadores da natureza. A importância desses insetos cresceu devido a quantidade de pólen que elas conseguem transportar assim como a rapidez e frequência com que isso acontece.

O maior número de plantas polinizada pelas abelhas é do tipo frutíferas, onde isso fez com que hoje já exista uma cultura preparada para atrais as abelhas nesse tipo de plantação e ter como resultado frutas bem desenvolvidas. Alguns agricultores já instalaram colmeias artificiais próximo às suas plantações para facilitar a polinização das abelhas. Um processo de polinização por abelhas feito com eficácia resulta em uma mais rica e abundante.

Porque Elas Preferem O Pólen?

Na verdade a polinização é também a forma que a abelha usa para se alimentar. Elas tiram do pólen seus principais nutrientes principalmente a sacarose, a glicose e a frutose. Isso faz com que as lavas do inseto ganhem mais peso e mais força vital para passarem entre as fases Podemos dividir as plantas polinizadas por abelhas em três grupos:

• Plantas Nectaríferas: são aquelas que fornecem apenas néctar apenas às abelhas.

• Plantas Poliníferas: são aquelas que fornecem apenas pólen às abelhas.

• Plantas Nectaríferas – Poliníferas: São aquelas que fornecem tanto o pólen quanto o néctar às abelhas.

Frutas Saborosas e Duradouras

O pesquisador Björn Klatt, da Universidade de Goettingen, na Alemanha, realizou uma pesquisa onde comprovou que frutas polinizadas por abelhas possuem uma resistência maior ao tempo e duram muito mais do que aquelas que passam por sistemas de cultivo comum. O estudo foi feito em cima de uma análise de morangos onde foram observados três grupos, um onde a polinização era feita pelo vento, um segundo grupo onde era realizado o processo de autopolinização e outro grupo onde a polinização era feita por abelhas.

Os morangos do terceiro grupo eram maiores, mais firmes e a sua coloração era bem mais vermelha, aparentado-os bem mais bonitos e saudáveis. Com esse tipo de experiência, pode-se ter uma redução de custos ligados à agricultura mesmo a ação das abelhas nesse processo ainda ser algo subestimado por muitos.

Os dados mostraram que os morangos polinizados por abelha puderam ter a sua durabilidade esticada de 12 para 26 horas, o que é mais do dobro do tempo que temos hoje em dia e isso faz com que o valor comercial dele permaneça bom já que os gastos com o produto consequentemente diminuirão. Apesar de ter sido testado apenas em morangos, Björn Klatt alega que o efeito funcional também vale para outras frutas.

Outras Pesquisas

Não foi somente Björn Klatt que conseguiu esse feito, outro pesquisadores já tinham atestado a eficiência das abelhas no processo de polinização. No feijão, por exemplo, elas aumentam 21% de sua produtividade e 18% no teor de proteína de cada grão. Na cultura do girassol, grande fonte energética que temos hoje em dia, as abelhas aumentam a produtividade da planta em 300% e 25% é o número a mais de óleo que a flor produz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *