Plantas Nativas da Região Sul

A Região Sul do Brasil é a menor das 5 regiões em que está dividido o país, no entanto, conta com uma grande diversidade de plantas nativas. A riqueza de sua flora nos permite compreender melhor as características dos estados que compõem essa região: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A seguir você poderá conferir mais detalhes a respeito de diferentes árvores nativas da Região Sul, pronto para essa viagem?

Conhecendo Plantas Nativas da Região Sul

Nome Popular: Chal-Chal

Nome Científico: Allophyllus edulis

Podendo ser encontrada na forma de árvore ou arbusto, o Chal-Chal, pode medir até 10 metros de altura. O florescimento acontece no período entre agosto e novembro, a frutificação se dá no período entre os meses de novembro e dezembro.

Nome Popular: Grápia

Nome Científico: Apuleia leiocarpa

Uma bela árvore que pode ser encontrada na região Sul e em países vizinhos como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai além da Amazônia. Seu período de desenvolvimento é o inverno.

Nome Popular: Pata-de-Vaca

Nome Científico: Bauhinia forficata

O nome popular dessa planta se deve ao formato das suas folhas que lembra a pata de uma vaca. A origem dessa espécie é a Índia, no entanto, se desenvolveu muito bem na região Sul do Brasil e em países como Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Pode medir entre 5 e 9 metros.

Nome Popular: Sete-Capotes

Nome Científico: Campomanesia guazumaefolia

Bastante conhecida por seu fruto de sabor agridoce que pode ser consumido in natura ou na forma de doces, a Sete-Capotes, é uma árvore que possui adaptação bem interessante em climas mais amenos como o da Região Sul do Brasil. É encontrada também na região Sudoeste, pode ter forma de arbusto ou árvore decídua.

Nome Popular: Chá-de-Bugre

Nome Científico: Casearia sylvestris

De origem brasileira essa árvore pequenina também é encontrada na Argentina e Paraguai podendo ser camada ainda de Café do Mato pelo fato de que seus frutos se assemelham a café torrado. Pode alcançar 12 metros de altura e conta com flores pequeninas e com aroma bastante agradável.

Nome Popular: Cedro

Nome Científico: Cedrela fissilis

Reconhecida por sua bela madeira com aspecto brilhante e liso, o Cedro, também possui propriedades medicinais para a cura de feridas e úlceras. Pode atingir alturas entre 20 e 30 metros contando com casca grossa e enrugada.

Nome Popular: Paineira-Rosa

Nome Científico: Chorisia speciosa

Com certeza uma das mais belas árvores da Região Sul, a Paineira-Rosa, possui madeira bastante leve e com pouca resistência de maneira que é empregada em atividades como artesanato, fabrico de calçados entre outros. O destaque fica em seu fruto de tamanho avantajado e que se abre quando está maduro. Pode atingir entre 15 e 30 metros.

Nome Popular: Guabiroba

Nome Científico: Compomanesia xanthocarpa

A palavra Guabiroba tem origem na língua guarani e significa ‘árvore de casca amarga’. Alcançando entre 10 e 20 metros de altura conta com um tronco repleto de cascas que vão se soltando conforme o passar do tempo. Sua distribuição em território nacional tem início na Região Sudeste passando pelo Espírito Santo e Minas Gerais para culminar no Rio Grande do Sul.

Nome Popular: Louro-Silvestre

Nome Científico: Cordia trichotoma

Uma árvore encontrada na Região Sul do Brasil e em países como Argentina, Bolívia e Paraguai. Possui grande potencial de cultivo em sistema agroflorestais podendo atingir entre 20 e 30 metros de altura.

Nome Popular: Camboatá

Nome Popular: Cupania vernalis

Uma espécie que pode ser encontrada em diferentes regiões do Brasil estando presente no Amazonas, Bahia, Pará, Distrito Federal, Goiás e nos três estados da Região Sul. Pode atingir altura entre 10 e 22 metros tendo seu ápice no outono, o fruto originário dessa árvore é sulcado e do tipo deiscente.

Nome Popular: Ipê-Verde

Nome Científico: Cybistax antisyphilitica

Com características de planta do Cerrado, o Ipê-Verde, não é tão comum na Região Sul, porém pode ser vista em meio a Mata Atlântica. De porte médio essa planta pode atingir alturas entre 6 e 12 metros. O nome popular se deve as suas flores que são verdes sendo difícil distingui-las das folhas.

Nome Popular: Corticeira-do-banhado

Nome Científico: Erythrina crista-galli

Espécie que pertence a família das leguminosas, a corticeira-do-banhado, ocorre na Região Sul do nosso país e no Uruguai, Argentina e Paraguai. Pode alcançar até 10 metros de altura. Algo curioso é que seu fruto se parece com uma vagem que possui sementes bastante semelhantes a feijão.

Nome Popular: Corticeira-da-serra

Nome Científico: Erythrina falcata

Planta que está presente em território nacional nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e todos da Região Sul se caracteriza por ser espinhenta. Pode alcançar entre 20 e 30 metros de altura. A madeira dessa árvore se caracteriza por ser leve com textura grossa.

Nome Popular: Cereja-do-Rio-Grande

Nome Científico: Eugenia involucrata

Árvore ornamental bastante utilizada em jardins, a Cereja-do-Rio-Grande, possui porte médio podendo alcançar entre 5 e 15 metros de altura. Seu tronco é reto e liso podendo apresentar características descamantes. Ocorre desde o estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul.

Nome Popular: Uvaia

Nome Científico: Eugenia pyriformes

Dotada de fruto que também recebe o nome de uvaia, essa árvore, pode medir entre 6 e 13 metros de altura. Sua origem é brasileira e os benefícios do seu fruto são amplamente reconhecidos pelos seus diversos nutrientes. Uma planta típica da Mata Atlântica.

Nome Popular: Pitangueira

Nome Científico: Eugenia uniflora

A Pitangueira é uma árvore que se adapta com grande facilidade ao clima brasileiro e que pode ser cultivada no jardim. Para que ela cresça num bom ritmo é interessante que haja boa incidência solar sobre a árvore. Possui como fruto a pitanga que tem a forma de bolinhas de coloração vermelha.

Nome Popular: Erva-Mate

Nome Científico: Ilex paraguariensis

Planta de grande popularidade no Brasil pode ser consumida na forma de chá mate (frio ou quente), tereré ou chimarrão. Além de presente na Região Sul do nosso país ocorre na Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile. Uma curiosidade é que a planta foi descoberta pelos guaranis, porém, seu uso foi domesticado pelos jesuítas. Pode alcançar entre 4  8 metros de altura.

Nome Popular: Carobinha

Nome Científico: Jacaranda puberula

Conhecida popularmente como Carobinha essa árvore pode atingir entre 4 e 7 metros de altura. Conta com propriedades medicinais destacadas que tornaram o chá feito a partir de suas folhas bastante utilizado.

Nome Popular: Embira-de-Sapo

Nome Científico: Lonchocarpus muehlbergianus

Conta com visual ornamental especialmente devido a forma de pirâmide da sua copa. Pode atingir entre 15 e 25 metros, utilizada para o desenvolvimento de arborização urbana. Trata-se de uma planta pioneira que possui forte adaptação a terrenos de solo mais pobre.

Nome Popular: Açoita-Cavalo

Nome Científico: Luehea divaricata

O nome popular dessa árvore se justifica pelo fato de que os galhos de suas árvores podem ser usados para o fabrico de cabos de chicote. Atinge alturas entre 15 e 25 metros sendo considerada predominantemente ornamental, mas também pode fornecer madeira.

Nome Popular: Bracatinga

Nome Científico: Mimosa scabrela

Devido ao seu rápido crescimento é bastante utilizada em áreas de reflorestamento. Sua madeira pode ser utilizada como lenha e para o fabrico de peças de mobiliário e construção. Pode alcançar entre 5 e 15 metros de altura e suas folhas são do tipo compostas.

Nome Popular: Guabiju

Nome Científico: Myrcianthes pungens

Trata-se de uma árvore cultivada tanto em pomares como em áreas de reflorestamento. Alcança alturas de 3 a 5 metros e conta com visual decorativo ao mesmo tempo rústico. Pode ser usada para combater problemas intestinais incluindo crises diarreicas.

Nome Popular: Cambuí

Nome Científico: Myrciaria tenella

Uma árvore que gosta de terrenos bem irrigados para se desenvolver e pode atingir entre 4 e 6 metros de altura. Os galhos dessa árvore se destacam por ter amplo diâmetro, possui flores brancas e pequenas que se reúnem de tal maneira a dar origem a uma inflorescência.

Nome Popular: Canela-Branca

Nome Científico: Nectandra lanceolata

Árvore típica de matas é bastante comum na Região Sul do Brasil, possui características medicinais com destaque para cuidado de problemas estomacais. Pode ser de médio ou grande porte medindo entre 20 e 40 metros de altura. As folhas dessa árvore tem toque áspero chegando a medir até 15 cm de comprimento.

Nome Popular: Canela-Seiva

Nome Científico: Nectandra rígida

Conhecida como Canela-Seiva essa árvore se desenvolve durante o verão e pode atingir entre 15 e 20 metros.

Nome Popular: Angico

Nome Científico: Parapiptadenia rígida

Cultivadas especialmente pela qualidade da sua madeira essas árvores são nativas da América Tropical. Uma curiosidade a respeito dessas árvores é que elas eram bastante utilizadas em rituais indígenas, acredita-se que pelo fato de contarem com substâncias psicoativas em sua madeira. Podem atingir entre 20 e 30 metros de altura.

Nome Popular: Cina-Cina

Nome Científico: Parkinsonia aculeata

De visual ornamental essa árvore se destaca por sua folhagem densa, possui frutos que se assemelham a vagens que podem ter queda espontânea. Sua floração é longa e intensa contribuindo para o visual espetacular da Cina-Cina. Alcança entre 5 e 10 metros de altura.

Nome Popular: Guajuvira

Nome Científico: Patagonula americana

Bastante utilizada em áreas de degradação essa árvore está presente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Caracteriza-se por ter um visual bastante ornamental podendo atingir alturas entre 10 e 25 metros.

Nome Popular: Canafístula

Nome Científico: Peltophorum dubium

Uma árvore de grande porte, mede entre 15 e 25 metros, e que tem sido utilizada para arborização na América do Sul. A copa dessa árvore é ampla e do tipo globosa, as suas inflorescências aparecem durante o verão. O fruto resultante dessa árvore é um legume do tipo seco.

Nome Popular: Tataré

Nome Científico: Pithecolobium tortum

Do tipo espinhenta, a Tataré, mede entre 6 e 12 metros de altura, a sua copa é larga e tem mais de 6 metros de diâmetro. O tronco é canelado e sua casca é do tipo descamante. As folhas que compõem essa árvore são do tipo bipinadas e dotadas de 3 pares de pinas. As flores tem um agradável aroma e seu cálice é verde.

Nome Popular: Coração-de-Negro

Nome Científico: Poecilanthe parviflora

Uma planta com fortes características ornamentais, suas folhas possuem um tom de verde-escuro reluzente. Atinge entre 15 e 25 metros de altura e tem preferência pelo clima da primavera.

Nome Popular: Capororoca

Nome Científico: Rapanea guianensis

Essas árvores possuem porte entre pequeno e médio com folhas do tipo simples sendo bastante encontradas em formações secundárias de mata atlântica. Pode alcançar entre 4 e 8 metros de altura, sua preferência é pelo clima do inverno.

Nome Popular: Aroeira-Periquita

Nome Científico: Schinus molle

As flores que compõem a Aroeira-Periquita ou Aroeira-Salsa se destacam por serem pequeninas e amarelas concentradas em grupos. Pode medir entre 4 e 8 metros de altura e tem preferência pelo clima da primavera.

Nome Popular: Manduirana

Nome Científico: Senna macranthera

O florescimento dessa árvore acontece entre os meses de dezembro e abril, suas flores são amarelas ganhando bastante destaque. Essa árvore pode atingir entre 6 e 8 metros de altura tendo preferência pelo clima do verão ou outono.

Nome Popular: Cassia-Aleluia

Nome Científico: Senna multijuga

A árvore conhecida popularmente como Cassia-Aleluia está presente no Nordeste e Sul do Brasil. Trata-se de uma árvore que pode atingir entre 6 e 10 metros de altura e tem como frutos favas que amadurecem.

Nome Popular: Ipê-da-Serra

Nome Científico: Tabebuia alba

O Ipê-da-Serra é também bastante conhecido como Ipê-Amarelo devido a cor das suas flores que deixa a copa dessa árvore completamente amarelada. Nativa da Mata Atlântica brasileira pode atingir entre 20 e 30 metros de altura tendo no clima do inverno o seu melhor momento.

Nome Popular: Ipê-Roxo

Nome Científico: Tabebuia avellanedae

Como possui raízes não-agressivas é uma árvore bastante utilizada para arborização urbana. Sua principal característica é contar com flores roxas, possui altura entre 20 e 35 metros de altura.

Nome Popular: Ipê-amarelo-do-brejo

Nome Científico: Tabebuia umbellata

Ocorre nas planícies úmidas da Mata Atlântica e possui a sua copa amarela quando está na fase de florescimento. Pode alcançar entre 10 e 15 metros de altura, bastante utilizada para finalidades paisagísticas.

Nome Popular: Grandiúva

Nome Científico: Trema micranta

Uma árvore rústica que tem sido bastante utilizada para reflorestamento de áreas degradadas, sua madeira é fraca não sendo requisitada pela indústria madeireira. Pode alcançar porte entre 5 e 12 metros de altura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *