Jarro-Titã: Informações Sobre a Flor

Quando você escuta falar sobre uma flor, com certeza um dos assuntos mais discutidos é sobre o seu aroma. As flores possuem uma representatividade muito grande em jardins, independente do seu tamanho. Estas espécies de planta sempre dão um aspecto muito mais belo e levam a singeleza própria para as mais variadas situações as quais são utilizadas.

Agora imaginem uma flor que transmite o sentimento totalmente oposto aos citados mais acima. Você já conseguiu imaginar uma flor que possua um aroma desagradável, sendo comparada até com o odor de um cadáver? Pois é exatamente sobre essa flor que vamos conversar mais abaixo. O jarro titã não é uma flor que facilmente e comumente encontramos nos jardins ao redor do mundo, mas apesar do seu cultivo incomum, ainda vamos encontrar algumas plantações, feitas mais para a conservação da espécie.

Se você já ouviu falar do jarro titã, com certeza não recebeu as melhores referências e se não ouviu ainda, vamos conhecer tudo sobre a planta mais abaixo. Confira.

Ficha Técnica

O jarro titã é uma flor, cientificamente chamada de Amorphophallus titanum e está entre as espécies de planta que fazem parte da família das Araceae. Popularmente, além de jarro titã, essa flor também recebe o nome de flor cadáver ou titan arum e está entre as maiores plantas do mundo. Além do titulo da maior flor do mundo, o jarro titã também é considerada a flor mais malcheirosa “flor” do mundo também. Quando chega a sua fase adulta, estando totalmente desabrochada, o jarro titã pode chegar até três metros de altura e pesar até 75 quilos.

Quem descobriu o jarro titã foi um botânico italiano chamado Odoardo Beccari. Esse feito aconteceu no ano de 1878 quando fazia experimentos a partir das propriedades das espécies dessa família e percebeu que a jarro titã possuía características diferenciadas e que o seu odor desagradável não partia nos animais os quais se alimentava, nem de partes apodrecidas e sim, eram exalados da própria planta. O seu nome científico traduzido literalmente significa: Uma planta de falo gigante e sem forma.

Se cultivada de forma correta, o jarro titã pode chegar até os 40 anos de vida. Mesmo com esse tempo de vida bem incomum para uma planta, essa espécie só apresenta florescência duas ou no máximo três vezes durante todo esse período de tempo. A razão para essa pequena quantidade de florescência, é porque ela possui uma grande parte de energia que guarda para que quando necessário, ela aumente sua temperatura em até 36 grau, justamente para atrair mais os insetos. Durante esse processo, a maior parte da energia acumulada pela jarro titã é gasta e portanto ela não consegue acumular tanta energia, suficiente para florescer mais vezes durante a sua vida inteira.

A razão pela qual floresce tão poucas vezes, é devida ao consumo de grande parte da energia que possui armazenada, para aumentar a sua temperatura interna até aos 36 graus, para intensificar o odor e assim atrair mais insectos

Aparentemente a jarro titã assemelha-se muito a uma outra flor, a copo de leite e podemos até arriscar e dizer que a jarro titã é uma copo de leite com três metros de altura.

Porque é Chamada de Flor Cadáver

Como citamos mais acima, uma das denominações populares para o jarro titã é flor cadáver e isso se dar devido a essa flor exalar um odor muito forte e nada agradável. Esse odor bem desagradável atrai muitos insetos carniceiros que inclusive foi devido isso que o jarro titã passou a ser a maior planta carnívora do mundo. A maioria dos insetos que são atraídos por esse odor são besouros peçonhentos.

Ela torna-se tão atrativa para besouros e moscas, não é a toa. A flor titã não atrai esses insetos somente porque tem um odor de dar náuseas, ela se prepara por completo, falando em estrutura para que os animais realmente pensem que estão sendo atraídos por um pedaço de carne apodrecida. Quando espalha o seu aroma, o espádice da planta iguala-se a temperatura do corpo humano e a planta ainda possui uma espata bem avermelhada que para os animais vai ser muito bem confundida com um pedaço de carne. Vale ainda ressaltar que esses insetos acabam por fazerem o papel de agentes polinizadores da planta.

Sobre o Cultivo do Jarro Titã

Essa planta quando germinada, em sua primeira fase de vida é um pequeno tubérculo que apresenta uma coluna afilada que chega a medir cerca de 17 centímetros. Essa coluna cresce essa mesma altura por dia, até chegar ao seu tamanho máximo. Ela é bem tuberosa e pode ser cultivada nos mais diversos jardins botânicos ao redor do mundo. No caso das flores jarro titãs que são plantada em florestas tropicais do oeste de Sumatra, uma ilha pertencente ao país da Indonésia, ela apresenta-se muito endêmica, justamente daí que veio o nome popular “flor cadáver”, dado em virtude ao seu cheiro nada bom.

Jarro Titã no Brasil

Essa flor é típica do continente asiático, como citamos mais acima, mas algumas espécies são cultivadas ao redor do mundo e duas delas estão no continente americano. Em 2012 uma espécie que está sob os cuidados do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, no município de Brumadinho próximo a Belo Horizonte, desabrochou no final desse ano para a grande surpresa dos biólogos que ajudam nos seus cuidados.

Ela vive em uma estufa especialmente preparada para seu cultivo com as condições de temperatura, umidade e iluminação ideais para essa planta, atingiu a sua segunda floração e devido a isso virou uma grande atração no local. A primeira floração da planta aconteceu em 2010 e os biólogos não esperavam que essa nova fase fosse acontecer tão rapidamente, já que o espaço de tempo, de apenas 2 anos, é quase que impossível de acumular energias suficientes para essa ação.

Para quem quiser conhecer essa planta, ela está em exposição nesse centro de arte contemporânea para visitação de acordo com o horário de funcionamento do local. Você pode ter acesso ao ambiente orientado por um especialista que além de ajudar no passeio, ainda vai ensinar um pouco mais sobre essa curiosa e mal cheirosa planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *