Erythrina Indica Picta

A bela árvore Erythrina indica picta é conhecida popularmente como Brasileirinha devido à coloração da sua copa que mescla tons de verde e de amarelo lembrando a bandeira do nosso país. Por sua característica de fixação de nitrogênio essas árvores são excelentes para a recuperação de terrenos degradados ou encharcados. Suportam bem o cultivo em solos pobres, no entanto, necessitam da adição de adubação orgânica.

Erythrina Indica Picta

Erythrina Indica Picta

Amplamente utilizada no paisagismo, a Erythrina, é uma árvore que não deve ser cultivada junto a outras espécies chamativas e sim ao lado de exemplares notadamente coadjuvantes. Uma árvore que atrai beija-flores tornando qualquer jardim muito mais rico em cores. Conheça um pouco mais sobre essa curiosa árvore que pertence a família Fabaceae e descubra todo o seu potencial.

Características Principais da Erythrina indica picta

A beleza dessa árvore está no colorido das suas folhas que apresentação variação entre o verde e o amarelo. Com formato de losango essas folhas tem forma ovalada e o tom de verde com algumas manchas amarelas recobre as nervuras que adicionam ainda mais charme. Nessa árvore, assim como em outras do gênero Erythrina, estão presentes flores vermelhas que possuem grande quantidade de néctar recebendo assim constantes visitas de beija-flores.

Não é uma árvore de grande porte, pode alcançar entre 8 e 12 metros de altura. A madeira de seu tronco apresenta leveza e pouca qualidade. Uma Erythrina caducifólia que ao longo dos anos se tornou um sinônimo de leguminosa eficiente para áreas que apresentam degradação também por sua capacidade de fixação de nitrogênio supracitada.

Arborização Urbana

A Erythrina indica picta é uma excelente alternativa para o cultivo urbano por ter características rústicas de manejo. Não é uma planta que demanda amplos cuidados podendo então ser cultivada em inúmeros pontos das cidades. Funciona muito bem em parques e jardins públicos. Para ter melhores resultados indica-se que haja um bom espaçamento entre uma e outra. O cultivo deve ser feito a sol pleno e as covas devem ter boa preparação tendo por base solo fértil e com ótima drenagem. O enriquecimento com matéria orgânica é primordial.

No que concerne ao clima essa árvore não tem boa resistência a invernos muito rigorosos sendo indicada para regiões tropicais e subtropicais. Para a sua multiplicação o método mais recomendado é o da estaquia. O ciclo de vida dessa planta é perene e também pode ser conhecida como Eritrina bicolor.

Paisagismo

Como já citado essa árvore é uma excelente escolha paisagística podendo ser utilizada em diferentes contextos, mas sempre com o cuidado de não sobrecarregar o ambiente com espécies de destaque, as opções de plantas coadjuvantes é sempre mais acertada. Para quem está organizando o jardim essa planta representa uma alternativa para dar um colorido extra – embora na mesma paleta de cores – para o gramado.

Origem da Erythrina indica picta

Essa árvore é originária de países como Austrália, Índia, Filipinas e Malásia. Por ser uma planta estrangeira é curioso que tenha recebido a denominação de Brasileirinha, algo que se explica pelas cores que ostenta em sua copa.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *