Croton Brasileirinho – Folha Fina

Árvore e Arbusto

Árvore é um tipo de vegetal que possui raízes, caules e ramo que em sua maioria apresenta esses ramos bem acima do nível do solo, um longo caule do tipo tronco e lenhoso.  Para ser considerado uma arvore precisa ter um grande porte.

Arbusto são plantas muito parecidas com as árvores, porém um com porte menor, não passando de três metros de altura. Por isso seu caule pode variar entre herbácea, semi-lenhosa e lenhosa.

A principal diferença entre árvores e arbustos é que os arbustos possuem muitos troncos iguais sem que tem um que seja mais predominante como nas árvores. As ramificações são diferentes também, fora os galhos mais flexíveis.

O arbusto a seguir possui bastante característica que condiz com essa denominação:

Cróton Brasileirinho

Cróton é um arbusto que veio dos países e ilhas asiáticas como Malásia e Índia, também chamada de brasileirinho, folha-imperial ou louro-variegado, com outras variações: sanderi, a aureo-maculatum e majesticum tem como nome cientifico Codiaeum Variegatum e possui folhas muito bonitas, brilho, formatos diferentes coloridas, é um tipo arbusto que mantem suas folhas o ano todo (perene).

Sua seiva é bastante tóxica, ferindo gravemente quando entrando em contato com a pele, podendo gerar feridas e coceiras. Seu caule tem estrutura lenhosa e a árvore pode chegar até três metros de altura. Suas flores não são de muita importância, com certeza o que é de maior importância são suas folhas que podem ter diversas tonalidades entre amarelo, branco, vermelho, roxo e laranja. Sendo sempre cores vivas e chamativas, possuem diferentes formas com folhas retorcidas, ovaladas ou afiliadas.

Se tornou bastante conhecida por ficar muito à vontade em projetos de paisagismo, mesmo não sendo usado em grandes jardins, como nem sempre cresce tanto, pode ser usado em lugares pequenos e vasos para colocar em frente da casa. O grande problema é que essa planta acaba ficando muito grande, maciços e acabam soltando muitas folhas e acaba sujando bastante.

Outra característica muito importante é que essa planta acaba saindo barata em questões de manutenção por ser bastante resistente ao tempo e as pragas. É considerada uma planta tropical que cresce lentamente e por isso é facilmente cuidada, sem ter que podar com muita frequência. Pode ser colocado até dentro de uma casa, porém precisa de um lugar com boa umidade e ventilação ( lembrando que precisa ser ventilação natural, nada de ar condicionado).

Algumas ideias de lugar para ser colocada são consultórios, praças, calçadas, Jardins de pedras, verticais, ou até mesmo em locais bastante árido. Para que fique o mais equilibrado pode ser feito um conjunto ao longo de alamedas, com gramados, isolada, em cerca viva, ou junto com pedras.

Cultivo do Cróton

Não é necessário aguar muitas vezes pois apresenta resistência a água, horas boas para regar as plantas são ao amanhecer ou entardecer, para que o Cróton aproveite mais a água. É bom cultivar sob sol, se possível com algumas sombras. Sempre que necessário faça uma poda, como dito acima vão ser longos os intervalos entre essas podas. Quanto mais quente para ela melhor, pois não tolera o frio.

Para conseguir cultivar novas mudas é por meio de estaquia ou de alporquia:

A alporquia é um método de Multiplicar por reprodução as plantas que consegue utilizar certos pontos das raízes ou então parte dos ramos e folhas para retirar uma nova muda. Lembrando que a retirada das partes da planta tem que ser feita após o enraizamento da mesma.

Já o método de estaquia consiste em propagar a planta de maneira assexuada com um porção viva dela.

As condições do solo também são importantes, verifique se está fértil e leve, se isso não ocorrer ajude no enriquecimento  com material orgânico e para ajudar no crescimento é bom o uso de fertilizante mineral.

Tóxica

As sementes da planta são altamente tóxicas, as partes restantes como raiz, caule e folhas, apresentam um quantidade mínima de toxidade. Peles sensíveis contraem infecções na pele mais facilmente, por isso é bom usar luvas ao podar ou mexer com elas.

Como as pessoas em sua maioria acham a planta muito bonita, acabam adquirindo ela em uma versão artificial apenas para apreciar.

Como foi visto não é difícil cultivar o cróton, se tiver cuidado e um pequeno espaço ela vai ser muito bem-vinda e deixará o ambiente muito mais sofisticado e leve.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *