Crataegus Emagrece?

Atualmente, a humanidade está chegando a diversos patamares que, há 20 anos, seriam impensáveis em se chegar. E isso é uma notícia muito boa, já que, a evolução é uma das responsáveis por nós estarmos aqui conectados por meio desse post.

Nos anos 2000, por exemplo, era esperado que os seres humanos já estivessem colonizando outros astros, como a Lua e Marte. Mas, embora tenhamos evoluído absurdamente, certas coisas necessitam de tempo para serem estudadas e concretizadas. E, como bem sabemos, uma viagem de humanos para fora do planeta Terra nunca é fácil, quem dirá mandar vários astronautas para outros lugares do nosso vasto e desconhecido espaço.

Mas, retornando à órbita terrestre, sempre foi da natureza do homem encontrar e inventar coisas, sempre partindo do pressuposto do que é natural. Sendo assim, praticamente todas as ideias do ser humano tem a ver com o uso da natureza para que seus planos possam ser concretizados. A indústria farmacêutica realiza diversos estudos com várias plantas e substâncias encontradas no meio ambiente a fim de encontrar novos fármacos para a cura de doenças.

Muitas pessoas, inclusive, se apegam a diversos ensinamentos de pessoas mais velhas e passam a utilizar diversos itens naturais com o intuito de alcançar algum tipo de meta, como emagrecer. E, quando se fala de boa forma, lembramos que, nos dias de hoje, a saúde corporal é cada vez mais o foco das pessoas, que não economizam mais para ter aquele corpo esbelto e saudável. Fazer exercícios físicos e ter uma boa alimentação é a chave para que consigamos ter uma vida plena e sem nenhum tipo de problema de saúde no futuro.

Sabemos, também, que existe uma gama imensa de possibilidades para quem busca emagrecer. Desde as cirurgias bariátricas até os remédios para emagrecer, existem também os médicos, que alertam que, o uso ou seguir algum tipo de dieta que não fora recomendado por um profissional da área pode acarretar em diversos problemas de saúde. Mas, alguns tipos de alimentos medicinais podem ter a chave do emagrecimento sem exigir do seu organismo, como é o caso do cratagus, que você aí conhecer a seguir.

O Que É O Crataegus?

O vegetal nada mais é do que uma planta que faz parte da família Rosaceae, sendo conhecida, também, pelo nome de espinheiro branco. Ela pode se assemelhar com as roseiras, com os morangueiros e com as macieiras, podendo atingir uma altura de até dez metros, mas não chega, na maioria dos casos, a ultrapassar os quatro metros de altura. Apesar de sua pequenez, é uma planta bastante resistente, podendo chegar até aos quinhentos anos de idade.

Esse tipo de planta é bastante comum na Europa, sendo que o seu aparecimento é bastante facilitado, podendo nascer espontaneamente, tamanha é a facilidade de aderência de suas sementes ao solo. Essa planta, quando fecundada, resulta em um fruto que pode ser comestível, embora o seu gosto não seja tão agradável quando o mesmo é consumido de forma crua. Uma das evidencias que essa planta fazia parte da dieta humana já há muitos milhares de anos é que, em assentamentos pré-históricos descobertos na Europa, foram encontradas diversas sementes da planta.

Aliás, os frutos que são originados a partir da planta que possuem um gosto amargo quando consumidos cru, são ótimos ingredientes para compotas ou, até mesmo, a confecção de vinho a partir desses frutos.

Os arbustos dessa planta várias vezes são utilizados como enxertos para outras plantas poderem se fixar, como as parreiras, que dão origem à Uva.

Os frutos do espinheiro branco, como já mencionado, podem ser comidos. No entanto não é somente o fruto resultante que pode ser consumido: a flor e as folhas possuem substâncias que podem ajudar e muito para sanar problemas cardiovasculares, podendo melhorar a circulação de sangue no coração, além de amenizar problemas como arritmia e taquicardia. A flor que fora colhida seca depois da primavera, pode se converter em um chá que tem um grande poder sedativo, sendo uma opção mais saudável aos já conhecidos remédios para dormir.

Mas não pense que é só de glórias que o espinheiro branco vive. Durante muito tempo, mais precisamente, durante a Grécia e Roma Antiga, as pessoas acreditavam que a planta era um vegetal do “demônio”, por conta da coloração vermelha de seus frutos. Tamanha era a rejeição pela planta que era expressamente proibido que os habitantes de Roma e Grécia tivessem exemplares da planta e dos seus frutos em casa, com risco de tomarem diversas multas e outros problemas mais com o governo da época. Para explicar melhor esse fato, naquela época, tais plantas eram proibidas de estarem presentes nas casas justamente por acreditarem que ela iria atrair a deusa Ártemis, que, segundo a mitologia, era totalmente contra a união monogâmica (isto é, apenas entre um casal), e outras moralidades.

Mas logo a planta ganhou uma outra ressignificação, sendo esta vinda justamente com uma nova seita que havia sido criada: o Cristianismo. Nesse caso, acredita-se que a coroa de espinhos que fora utilizado por Jesus Cristo no dia de sua morte foi confeccionada utilizando essa planta. Depois dessa nova ressignificação, a planta passou a fazer parte das casas das pessoas novamente, sendo colocadas em locais “estratégicos” por se acreditar que ela tem o poder de afugentar os maus espíritos.

Afinal, Essa Planta Ajuda a Emagrecer?

Segundo as pesquisas mais recentes, a planta ajuda muito o sistema circulatório, ajudando, entre outras, coisas, a regular a pressão e, também, a aliviar dores relacionados à má circulação das pernas, por exemplo. Além disso, é detectado no fruto dessa planta a presença de diversos tipos de vitaminas e outros benefícios, que fazem que sua utilização pelos seres humanos como uma coisa bem positiva.

Como pode-se ver, não há nenhuma referência que diga se o crataegus pode ajudar a emagrecer, mas, devemos levar em conta que essa é uma pergunta extremamente direta. Nesse caso, pode ser que a planta ajude de maneira indireta no processo de emagrecimento, já que ela pode ajudar a eliminar o colesterol ruim do organismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *