A natureza é um dos elementos mais fantásticos que existem no planeta Terra. E, mais do que isso, ela é a verdadeira razão para que estejamos aqui hoje, lendo esse artigo. Depois de milhares de anos de evolução, a natureza tem se tornado cada vez mais receptiva às espécies, inclusive, às que ainda não conhecemos, e que são muitas. Por exemplo: segundo estudos, não se conhece mais de 80% das espécies animais que vivem nos oceanos do planeta.
E, infelizmente, toda essa importância não é suficiente para algumas pessoas, que insistem em degradar um meio ambiente já sofrido por milhões de anos de exploração. Felizmente, a conscientização sore a importância da manutenção do meio ambiente está cada vez mais presente, o que mostra à sociedade que sim, ainda dá tempo de salvarmos essa planetinha azul.
Muitas pessoas consideram, quando vão decorar o ambiente externo de casa, a plantação de árvores e outros tipos de plantas, pois acreditam que as cores e as características de tais plantas propiciam um momento mais íntimo de ligação entre nós e a natureza. E, também, como sendo mais um esforço para que outras pessoas tenham consciência quando forem cometer algum tipo de delito contra o meio ambiente, como derrubar as árvores, por exemplo.
Um estilo de árvore que vem sendo cada vez mais procurado é o Carvalho Canadense, no qual iremos falar mais sobre ele a partir de agora. Aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a história e como deve ser feito o plantio desse tipo de carvalho, bem como algumas informações bastante interessantes sobre esse tipo de árvore. Vamos lá?
O Carvalho Canadense
O carvalho canadense é uma espécie de árvore endêmica das Américas Central e do Norte, sendo que o seu plantio se dá mais na porção norte da América, pois a madeira proveniente é bastante utilizada como lenha e como matéria prima para a construção de diversos tipos de móveis, além, é claro, de sua imponente beleza, que é simples, mas, ao mesmo tempo, apaixonante, o que a faz ser utilizada sempre na construção de jardins e outros tipos de parques para veraneio. Apesar de a espécie ser originada nessas áreas específicas do continente americano, o carvalho canadense tem a possibilidade de se adaptar bem a qualquer tipo de solo, o que o faz ser plantado em, praticamente, qualquer continente do planeta.
No entanto, apesar de sua adaptação a vários tipos de solo, o seu crescimento satisfatório (bem como sua maturação) se dá, especificamente, nos solos onde as características úmidas e profundos se fazem presentes: a sua altura pode chegar a até 20 metros, sendo mais comum o crescimento de tal planta até uns 15 ou 17 metros. Uma outra característica da árvore é que ela se desenvolve rapidamente, o que mostra que ela pode ser uma boa opção para recuperar a área desmatada de uma região. Vários estudos, inclusive, foram feitos nesse sentido no Sudeste Brasileiro, área que sofre repentinamente com o desmatamento da Mata Atlântica, que era a maioria por aqui e, com a chegada dos portugueses e a seguida exploração das terras, se reduziu a meros 7% da mata original que aqui existia. Muitos ambientalistas, porém, não enxergam com bons olhos o possível enxerto de um tipo de árvore não endêmico aqui no país, com medo de que isso possa gerar um grande desequilíbrio ambiental.
Por conta de sua espécie e de seu modo de crescimento, o carvalho canadense é conhecido por ser muito resistente contraventos e outras intempéries, como tempestades. No entanto, por conta de sua altura, pode ser alvo fácil para raios. Como já dito, a sua madeira tem diversos empregos econômicos, desde a extração para a confecção de móveis e outros tipos de objetos, bem como o uso em fornos, fabricação de diversos tipos de instrumentos musicais, além de, claro, ter diversas propriedades medicinais, inclusive sobre a sua seiva que tem uma coloração característica semelhante a um marrom claro, que pode se assemelhar muito ao mel, produzido pelas abelhas e quando devidamente processado por ser utilizado para curar doenças como catarro pulmonar, doenças cutâneas entre muitos outros milhares de benefícios.
Como Plantar O Carvalho Canadense?
O Carvalho Canadense é uma planta bastante adaptável, o que a faz ser plantada em, praticamente, qualquer tipo de solo, tendo apenas a atenção que, dependendo do solo, o seu desenvolvimento pode não ser o esperado. Se você gosta da planta e deseja plantar em seu jardim ou pomar, deve seguir as seguintes recomendações:
É necessário que você colete as sementes enquanto essas estiverem maduras, prontas para serem enterradas e virarem uma nova planta. E essa colheita é ideal para ser realizada antes de as folhas do carvalho canadense comece a cair, sinal de que o outono está chegando. Antes disso, faça um mapa com as árvores que estejam mais propícias para a colheita. Alguns tipos de carvalhos, porém, contém sementes (ou bolotas) que demoram cerca de dois anos para amadurecer. Ou seja, se você colher uma bolota que não esteja madura, a probabilidade de ele não vingar no solo é bastante grande.
Depois de ter feito o estudo e, por fim, colhido as bolotas, faça um teste com elas: coloque-as em uma bacia com água: as que começarem a boiar devem ser excluídas, pois não estão boas, em hipótese nenhuma, para o plantio. Aquelas que também tiverem molengas ou com macias demais também podem não servir para o plantio, pois podem estar podres.
Depois de pega as melhores bolotas, é hora de leva-las para a hibernação – período dentro da geladeira- que deve durar cerca de um mês ou até essas bolotas começarem a germinar o pequeno carvalho. É necessário que o saco onde elas estarão armazenadas esteja com um pouco de umidade, para ajudar no processo de maturação.
Depois disso, observe as bolotas que já estiverem com broto e as plante em vasos separados, reparando, sempre, em seu crescimento, para que não haja problemas depois. Assim, regue-as frequentemente até que cresçam e se tornem independentes, prontas para se tornarem uma nova planta.