A babosa, também conhecida como Aloe Vera vem sendo utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos. O seu nome deriva do latim, Aloe remete a brilhante, gel e Vera a verdadeiro. Há evidencias de seu uso desde 2100 a.c., em resquícios encontrados em uma vaso de barro na Mesopotâmia, e em algumas civilizações antigas como no antigo Egito, na Grécia Antiga e China era usada como um agente curativo, isto de acordo com literaturas e escritas antigas. Em algumas culturas, como no judaísmo e para os muçulmanos, eles acreditavam que a planta era simbolo de proteção contra todos os males e desta maneira as folhas eram penduradas na porta das casas. Já na África, os caçadores a utilizavam esfregando em seus corpos a fim de reduzir a transpiração e também segurar o odor.
Agora vamos falar sobre as propriedades desta incrível planta, suas contra indicações e também passaremos uma receita de como fazer a tintura da babosa em casa, fique conosco!
Propriedades da Babosa no Cabelo
A babosa é uma planta que possui um formato de cacto, é difundida pelo mundo todo, desde períodos mais antigos, sendo conhecida pelas variadas propriedades medicinais, principalmente que estão ligadas diretamente a pele. Em estudos de formatos de plantas, é feita uma analogia ao formato da planta e como esta pode agir no organismo humano, como a babosa possui um formato de serra, esta se correlaciona aos seus efeitos benéficos em ferimentos com cortes. Ela pode ser utilizada em varias formas, in natura diretamente sobre a pele, em gel, pomada, cremes, em tônicos e em sucos também. Ela também esta inclusa no RENISUS – Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS.
O seu uso é geralmente realizado por meio externo, suas propriedades além de proporcionar sensação refrescante, também protege, hidrata e ajuda na reconstrução de tecidos. Pode ser empregada para combater cortes na pele, acne, coceiras, dores musculares, picadas de insetos, queimaduras por fogo ou de sol, retira manchas, problemas de respiração como asma e bronquite, artrite e outras mais aplicações. Sua composição principal são aloína, aloetina, barbalodina e aloeferon que constituem os principais princípios que agem na cicatrização, na operação dos mecanismos digestivos e aos laxantes.
A indústria de cosméticos utiliza em larga escola a babosa, já que esta possui propriedades benéficas que agem contra caspas, fortalece os fios capilares, age na limpeza e rejuvenescimento da pele, desodorante, previne as rugas de pele, hidrata e fortalece a pele e é utilizada também como um ótimo pós barba, para suavizar e hidratar a pele. É tônico já que potencializa o funcionamento do organismo, consegue equilibrar as taxas hormonais e auxilia no período de transição da menopausa, é utilizado com fins de cosméticos de beleza, nutricional e fitoterapêutico.
Ela ainda é fruto de pesquisas como potencializador que age contra alguns tipos de câncer, já que ela melhora o sistema imunológico por possuir propriedades anti inflamatória e antiviral, sendo utilizada no tratamento do câncer, já que inibe a multiplicação do vírus e combate algumas células malignas.
Contra Indicações da Babosa
A babosa contém propriedades emenagogos, que fazem com que o fluxo de sangue aumente, diante disto esta planta não é indicado em casos de gravidez. Se for ingerida em grandes doses podem acarretar alguns inconvenientes ao organismo como diarreia e vômito. Em alguns caso podem causar dores abdominais, e até mesmo inflamações nos rins. De acordo com uma outra corrente de pensamento, alguns pesquisadores defendem que a diarreia que a planta pode causar é simplesmente a reação do organismo ao liberar todos os tipos de toxinas existentes no corpo, ou seja, uma consequência do consumo que a longo prazo é benéfica ao corpo.
Pessoas que possuem problemas de varizes, hemorroidas, problemas no canal urinário como cistite, prostatites, problemas renais e enterocolites não são indicados o seu uso interno.
Como Fazer Tintura de Babosa
As tinturas são receitas preparada a base de álcool com o extrato concentrado de planta, assim permite que as propriedades das plantas não se percam ao longo do tempo. Então vamos ao modo de preparo da tintura de babosa.
Ingredientes
- 0,500 kg de folhas de Aloe Vera
- 1 litro de Vodca (37,5%)
Modo de Fazer
- Esterilize o vidro que irá colocar o produto final. Opte por vidro escuro e lave com sabão, água quente e coloque para secar em forno quente por aproximadamente 15 minutos.
- Descasque a folha de Aloe vera, retire seu gel interno e coloque em uma vasilha.
- Macere a babosa e coloque a vodca. Deixe esta mistura descansar por aproximadamente 2 semanas.
- Filtre a mistura e coloque no vidro esterilizado.
Esta solução tem duração de cerca de 6 meses. Utilize com moderação, já que é um composto altamente concentrado.