Árvore Bordo no Brasil

O meio ambiente é uma das coisas mais fascinantes na Terra, único astro celeste, até agora, que tem um suporte para a vida. Logicamente que é a existência de vida nos parâmetros em que conhecemos e que nos próprios estamos inseridos. No entanto, é bem possível que, em algum lugar do nosso Universo (ou, até mesmo, dentro do nosso Sistema Solar), possa haver algum planeta que abrigue vida com condições diferentes a que estamos acostumados.

Voltando ao nosso planeta, ele é  um rochoso coberto de água, sendo o terceiro planeta mais próximo do Sol, a uma distância de “apenas” 150 milhões de quilômetros. Por causa dessa distância, e pela atual situação do nosso Sol, foi possível que se criasse a vida por aqui, e que nós estivéssemos aqui reunidos nesse artigo.  E, por conta dessa especificidade em encontrar vida como a conhecemos por aqui, as pessoas começaram a olhar com mais cuidado para o nosso planeta, tentando minimizar as nossas destrutivas ações que têm colaborado para a degradação do meio ambiente.

Uma das primeiras ações a se fazer é, justamente, a preservação da flora, que é um dos maiores responsáveis por manter a fauna viva no planeta. É óbvio que, na falta de fauna, a flora também se extinguirá, mas a degradação da fauna iria causar um efeito muito mais nocivo e a fauna iria desaparecer rapidamente.

Felizmente, o planeta está entrando em uma era de conscientização, tendo muitas pessoas empenhadas em ajudar a manter o planeta habitável para as próximas gerações. E, uma das ações que estão sendo feitas é o plantio de árvores (preferencialmente, nativas) onde os locais de desmatamento são mais graves. E essa atividade vem surtindo efeito cada vez mais.

Em se tratando de decoração, a flora é bastante requisitada, já que, por meio dela, é possível conseguir plantas e árvores que podem ser usadas como decoração. E o bordo é um exemplo delas. Mas será que essa árvore pode ser plantada e se desenvolver no Brasil? É o que pretendemos descobrir.

As Árvores Do Gênero Acer

A árvore de bordo faz parte do gênero Acer, podendo ser ou uma árvore, que pode atingir alguns metros de altura, ou até mesmo, um simples e rasteiro arbusto. A sua ocorrência é muito mais forte na Ásia, mas, em algumas partes da Europa, a espécie também é endêmica.  No planeta, existem cerca de 130 espécies da árvore, cada uma com uma especificação para que o seu crescimento no ambiente se dê de forma adequada.

Além de ter um viés decorador, a Árvore de Bordo também é bastante requisitada por ser dali que se extrai o xarope de bordo, composto que pode ser convertido tanto em remédios quanto em alimentos e acompanhamentos, como geleias que podem ser colocadas no pão, em biscoitos ou torradas.

As árvores de bordo, quando não arbustos, podem chegar a medir de doze a quinze metros de altura, sendo que a sua maior característica são as folhas, que costumam ter três folhas com pontas agudas (daí o nome Acer, que é uma palavra de origem latina e tem como significado “agudo”, sendo que a sua forma mais conhecida é a do bordo vermelho, cuja as folhas tem uma coloração vermelha-a laranjada. Uma folha de bordo, inclusive, faz parte da bandeira do Canadá.

As suas flores costumam ser de cores amarelas, verdes, alaranjadas ou de cor mista, sendo que a sua floração costuma ocorrer, geralmente, no início da estação da primavera, o que faz com que a planta seja um grande fornecedor de néctar, atraindo diversos tipos de insetos para si. As flores originárias do bordo não são muito grandes, mas causam um grande frisson quando tais flores desabrocham e estão presentes em todas as partes da árvore.

O homem utiliza a arvore de bordo para diversos fins, e a confecção de xaropes e outros alimentos com a seiva da árvore é apenas um deles.  A madeira proveniente do bordo é utilizada para a confecção de móveis, por conta de sua durabilidade e qualidade. Além disso, a indústria de instrumentos musicais também utiliza e muito a madeira de bordo, por conta de sua composição ser excelente para a execução de músicas por meio dele.

A Árvore De Bordo No Brasil

Como já dito anteriormente, o bordo é uma espécie totalmente nativa da porção asiática do planeta, com alguns espécimes presentes na Europa. No entanto, existem algumas espécies do bordo que podem ser plantadas em outros locais do globo, desde que sejam respeitadas algumas condições de sobrevivência: o bordo japonês, como é conhecido essa variação, tem resistência suficiente para sobreviver em locais com temperaturas mais próximas do frio, como as zonas temperadas. E, como sabemos, o nosso Brasil, que de tão grande que é, apresenta diversas variações de temperatura (embora seja um país tropical), que permitem que o bordo japonês seja cultivado por aqui, na região Sul, que é a única parte do país que está localizada bem na transição da zona tropical para a temperada.

Assim como os demais espécimes de bordo, o bordo japonês demora de 7 a 10 anos para crescer até 15 metros de altura (raramente acontece), e, até lá, passa por diversos ciclos, que vão causando o seu reforçamento para conseguir resistir aos anos.  É um dos espécimes mais procurados para que sejam transformadas em bonsai (por sua altura chegar, normalmente, entre 6 a 10 metros de altura), que é um dos estilos de árvores mais curiosas existentes.

Embora o uso do xarope de bordo seja presente em, praticamente, todo o planeta, ele não é bastante conhecido no Brasil, mesmo tendo representantes dessa árvore na porção sul do planeta. Por causa da não presença da cultura de uso do xarope de bordo, é necessário que ela seja importada de países como Canadá ou Estados Unidos, por meio da internet, para só assim ser usada para fins medicinais ou gastronômicos. Em algumas vezes, o xarope pode muito bem substituir o açúcar, sendo uma forma mais natural e saudável de adoçar os alimentos e/ou fazer chás e outros tipos de bebidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *