Reservas Marinhas

Conceito

A Reserva Marinha é uma área do oceano com uma proteção jurídica contra a pesca ou a exploração no mar,sendo seu objetivo principal a preservação do ambiente marinho. Pesquisadores comprovaram que uma rede em grande escala de reservas é necesário para proteger as espécies ameaçadas no fundo do mar. Elas estão protegidas contra a remoção de animais e plantas, com exceção nos casos de monitorização pelos cientistas, Decreto-Lei n.º 19/93 de 23 de JaneiroArtigo 10ºA, assegurarando a biodiversidade do ecossistema. Já os parques marinhos tem por finalidade adotar medidas de proteção e valorização das espécies marinhas, através da integração com os recursos humanos.

Reservas

Riquezas Encontradas no Oceano

O mar é uma fonte inesgotável de riquezas, no entanto,segundo dados estatísticos, menos de 0,5 dos oceanos apresentam alguma proteção contra a poluição marinha. Na tentativa de preservação desse ecossistema tão importante para o planeta e vida humana, cerca de 240 pesquisadores de 35 países reuniram-se em Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de debater temas relacionados sobre as estratégias que devem ser utilizadas para preservação das riquezas dos oceanos, lembrando que eles cobrem 71 por cento de toda a superfície global, e portanto sua riqueza deve ser preservada para o próprio bem estar da humanidade.

Fundo do Mar

Proposta dos Cientistas

Um grupo de cientistas propôs a criação de um sistema de reservas marinhas em todo mundo. Os excessos de pesca, acabando com muitas espécies marinhas, a poluição sem precedentes dos mares e as alterações climáticas, contribuem para comprometer a saúde dos oceanos, consequentemente ameaçando o sustento e alimentação de milhões de pessoas que dele dependem para sobreviver. Além disso, o desenvolvimento econômico dos países fica prejudicado, pois os produtos marinhos são uma fonte de rendas para muitas regiões. Com o advento das reservas no mar, esses problemas poderiam ser minimizados, segundo os pesquisadores.

Atuação nos Oceanos

Os pesquisadores apresentaram a proposta de trabalhar em áreas marinhas extensas, transfronteiriças com acordos entre os governos dos países. A questão da educação das Unidades Federais e da população é fundamental para que o procedimento de criação das reservas marinhas seja um sucesso.Os cientistas estão dispostos a exporem o problema da crise que é enfrentada pelos oceanos, e o que as grandes reservas poderiam trazer de benefícios a eles, não a curto,mais a longo prazo. Elas seriam bastante eficazes, para minimizar os efeitos do comércio pesqueiro, proporcionando um local de abrigo para que vida marinha conseguisse se reproduzir de forma tão satisfatória, que seria capaz de sustentar até a pesca industrial.

Os ecossistemas marinhos preservados, tornariam-se bem mais resistentes aos estragos causados pelas alterações do clima, a poluição que infelizmente ainda continua contribuindo para destruição da vida marinha, também conseguiriam resistir às atividades de pesca industrial realizadas pelo homem, que na ânsia de lucrarem com essas atividades, se esquecem que num futuro próximo, se essas riquezas acabarem,eles podem ser os primeiros prejudicados com essa situação.

Pesquisas

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fauna

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *