Internet Facilita Comercialização de Espécies Raras

Na Convenção Internacional de Comércio de Espécies em Perigo que aconteceu em Doha, houve um alerta sobre o perigo que a internet hoje vem representando para os animais que se encontram em risco de extinção. A verdade é que nunca como agora com o advento da internet foi tão fácil a comercialização de qualquer artigo e como é de imaginar até mesmo as peles de urso polar ou filhotes de leão fazem parte deste comércio irregular, mas que todos os dias acontecem tanto nas salas de bate papo na internet como nos sites de leilões. No encontro em que participaram 175 países, várias foram as propostas com a finalidade de restrição ao comércio ilegal através da rede, porém todas foram derrotadas deixando dessa maneira que as preocupações de cientistas aumentem em relação ao que vem acontecendo.

Efeito Negativo

Segundo os cientistas não há a menor dúvida de que a internet facilita comercialização de espécies raras e na verdade é preciso admitir que muitas, são as pessoas de má índole que se utilizam deste meio de comunicação rápida e do anonimato que a rede faculta para a prática de atos ilicitos e entre estes casos podemos citar o grande número de pedófilos que se utilizam de sites de relacionamento para estenderem suas tramas diabólicas atraindo crianças e adolescentes. Entre as muitas coisas boas que a internet proporciona estão também às negativas e entre elas o comercio ilegal de espécies raras e que se encontram em extinção. Todos os dias milhares destas espécies são negociados e neste caso tanto vendedor como compradores inescrupulosos tiram vantagem do fato de poderem ficar anônimos e assim negociar com tranquilidade num vasto mercado globalizado que a internet oferece.

Monitoramento

Pessoas que são responsáveis pelo monitoramento desse comércio e ativistas dizem que é quase impossível dimensionar o tamanho do problema, porém é sabido que tudo é comercializado na rede e isso inclui desde os filhotes de leões até mesmo um vinho especial que é fabricado a base de ossos de tigres. Existe um tipo de salamandra pintada que é muito raro e encontrado apenas no Irã e que segundo o Fundo Mundial para a Vida Selvagem foi totalmente devastada exatamente devido ao grande comércio realizado através da internet.

Proteção de Espécies

A verdade é que o encontro em Doha foi decepcionante para muitos cientistas que fizeram tentativas para proteger as espécies ameaçadas como é o caso da proibição do comércio dos ursos polares, do atum-rabilho, além de raros corais que eles tentam preservar e cujas tentativas foram fracassadas. Em geral as propostas são derrubadas com argumentos de que comunidades pobres sobrevivem com esse tipo de pesca ou caça e que os efeitos restritivos poderiam se tornar mais graves do que o comércio ilegal desses animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fauna

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *