Exemplos de Ecossistemas Brasileiros

O Que é Um Ecossistema?

O local em que vários seres vivos habitam e coexistem se chama ecossistema, sendo assim podemos concluir que existem diversos tipos de ecossistemas. Para se ter uma ideia é possível existir um ecossistema dentro de outro, como, por exemplo, um lago em que vivem vários organismos que fica dentro de uma floresta. Tanto o lago quanto a floresta são ecossistemas.

As definições biológicas de ecossistema definem o conceito como sendo os organismos e os fatores abióticos de uma região em que existe a produção de energia. Basicamente existem fluxos de energia nos ecossistemas, ou seja, energia que entra e se dissipa. A energia é proveniente da fotossíntese e também bem dos micro-organismos e animais que não realizam fotossíntese.

Componentes de Um Ecossistema

Um ecossistema conta com alguns componentes bem importantes que são os produtores, os consumidores e os decompositores. Confira abaixo a função de cada um deles:

  • Produtores – São representados pelos seres que tem a capacidade de produzir o seu próprio alimento. As plantas estão nesse grupo, pois produzem o seu alimento através do uso das substâncias inorgânicas e da luz do sol. Exemplo: Autótrofos.
  • Consumidores – Seres que não tem a capacidade de se produzir o seu próprio alimento e por isso se alimentam de outros seres vivos. Nesse grupo estão inclusos todos os animais, algumas plantas e maior parte dos fungos. Exemplo: Heterótrofos.
  • Decompositores – Basicamente os seres que se alimentam de outros seres que se encontram em processo de decomposição. Podemos destacar todos os fungos e também as bactérias. Exemplo: Saprófitos.

O Ciclo de Vida do Ecossistema

A relação que existe entre os grupos, produtores, consumidores e decompositores é de um verdadeiro ciclo de vida. Para que fique mais claro os compostos orgânicos são transformados pelos decompositores em nutrientes para os produtores que irão alimentar os consumidores que morrerão e se tornarão compostos para serem decompostos, o ciclo sempre recomeça.

Os produtores são serem fundamentais para a manutenção da vida nos ecossistemas. A energia que esses organismos produzem é limitada de acordo com a quantidade de água que está disponível no ecossistema. A maior disponibilidade de nutrientes também influi para que haja uma menor ou maior eficiência da realização de fotossíntese.

Conheça alguns ecossistemas do Brasil e compreenda melhor como se dá essa relação entre os seres que compõem esses universos de vida.

Exemplos de Ecossistemas Brasileiros

Floresta Amazônica

O ecossistema mais comentado do país, a Floresta Amazônica, tem os seus limites fora do território nacional. Nesse ecossistema as chuvas são constantes e a quantidade de água abundante. Dentre os destaques estão a sua grande biodiversidade que inclui uma flora maravilhosa com espécies como a vitória-régia, seringueira e o guaraná.

Esse ecossistema é habitado por uma grande variedade de espécies de animais como o boto, o peixe-boi, a arara e também o pirarucu. Os cientistas já conseguiram identificar mais de 1,5 milhão de espécies de plantas nesse bioma.

Mata de Cocais

Entre a Caatinga e a Floresta Amazônica está a Mata de Cocais que conta com matas de buriti, carnaúba, babaçu entre outros tipos de palmeiras. Além disso, nesse ecossistema é possível encontrar uma grande variedade de animais como o macaco Cuxiú e também a Araracanga.

Pantanal Mato-Grossense

O Pantanal Mato-Grossense está localizado na região Centro-Oeste do Brasil e está presente nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Nessa região é possível encontrar uma terra úmida bastante importante e reconhecida no mundo, trata-se da maior planície alagada do planeta.

No Pantanal é possível encontrar uma grande variedade de espécies animais. Também é um ecossistema que sofre a influência de outros como o Cerrado, a mata Atlântica e a floresta Amazônica. Dessa forma o Pantanal passa por ciclos de cheia e de seca bem como tem temperaturas bem elevadas.

Para se ter uma ideia somente no Brasil o território é de 140 mil quilômetros quadrados. Nesse espaço vivem muitos jacarés, peixes, aves, mamíferos e répteis. Estima-se que mais de 600.000 capivaras residem nessa região. Além disso, esse ecossistema foi escolhido como o local do pouso para inúmeras aves como os tuiuiús, por exemplo. Dentre os destaques de sua fauna está o cervo-do-Pantanal.

Campos Sulinos

Na região sul do Brasil também existe um rico ecossistema, os Campos Sulinos que passam pelo interior dos estados do Paraná e Santa Catarina chegando até o Rio Grande do Sul. Também conhecidos como pampas (que significa regiões planas) esses campos apresentam uma grande variedade de gramíneas que são conhecidas como relva ou grama. Dentre os animais mais conhecidos por habitar esse ecossistema estão o preá, o ratão-do-banhado e vários tipos de cobras.

Caatinga

O nome Caatinga vem da língua indígena tupi e significa “mata branca”, esse nome foi escolhido para esse ecossistema que ocupa a maior parte da região Nordeste, pelo fato de que durante o período de seca a vegetação perde suas folhas e assim fica esbranquiçada.

Dentre os destaques da vegetação dessa região estão os cactos, o xique-xique e o mandacaru, espécies típicas da Caatinga. A fauna da região inclui o gambá, a cascavel, o veado-catingueiro e a gralha.

Mata de Araucária

Uma das características mais interessantes da Mata de Araucária é que se trata de um ecossistema com uma vegetação que se adapta melhor ao frio e por isso mesmo está localizada na região subtropical do país.

Dentre os seus espécimes de destaque estão o Pinheiro-do-Paraná que também é chamado de Araucária. Na fauna podemos destacar a ema que é a maior ave que existe nas Américas bem como a gralha-azul responsável pela manutenção da vegetação de pinheiros pelo fato de espalhar as sementes e também o quati, tatu e gato-do-mato.

Restinga

O ecossistema de Restinga é típico do litoral do país, pois os seres que o habitam precisam de um solo arenoso e que seja rico em sais. Aliás, boa parte desse solo fica submerso pela maré alta.

É possível encontrar nesse ecossistema animais como o besourinho-da-praia, tiê-sangue, maria-farinha, coruja-buraqueira, gavião-se-coleira, entre outros. Dentre as plantas que se destacam na flora da Restinga estão a jurema, as bromélias, a açucena, os cactos entre outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *