Florestas Urbanas do Brasil

A floresta urbana, como o próprio nome já diz, é uma floresta ou um fragmento de vegetação que está localizado próximo ou dentro de uma zona urbanizada. A grande diferença que existe entre uma floresta urbana e uma floresta não-urbana é a influência que a primeira tem sobre a cidade e sobre as pessoas que moram nela.

As florestas que não estão dentro das áreas urbanas contam com uma preservação mais intensa. Florestas urbanas sofrem com questões como lixo, poluição atmosférica e sonora, remoção de plantas ornamentais e até mesmo a criação de trilhas que descaracterizam esse espaço.

Há ainda a questão da especulação imobiliária que coloca em risco as florestas dentro das cidades.

As Funções da Floresta Urbana

Dentre as funções da floresta urbana estão a proteção da vegetação e dos animais que vivem nela. Além disso, também melhora a qualidade de vida das pessoas que residem em seu entorno. Podemos dizer que uma floresta urbana tem inúmeros desafios a vencer no dia a dia para se manter inteira e em pé.

Essas florestas ajudam a preservar o patrimônio biológico do Brasil e contribuem para amenizar os efeitos dos poluentes das cidades grandes. Contar com áreas de preservação dentro da grande floresta de concreto que é uma cidade ajuda na manutenção do clima bem como na purificação do ar e da água. Confira a seguir algumas das principais florestas urbanas do Brasil.

Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) – São Paulo

Quem vai a São Paulo não pode deixar de conhecer a Avenida Paulista, porém, além desse universo de prédios é interessante conferir a paisagem do Parque Trianon. O parque conta com flora do que sobrou da Mata Atlântica na região e ainda uma fauna bastante variada composta principalmente de animais voadores como pássaros, morcegos e borboletas.

Parque Tenente Siqueira Campos

Parque Tenente Siqueira Campos

O espaço verde e composto por tantos animais interessantes além de um refúgio da loucura urbana de São Paulo se destaca por contar com as esculturas “Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva e “Fauno”, de Victor Brecheret. Nesse parque é possível participar de uma programação intensa com atividades que incluem apresentações musicais e também atividades como Tai Chi Chuan.

Não é recomendado que sejam feitas trilhas no parque sem um guia ou um monitor. É possível levar animais domésticos para o parque do Trianon, porém, os donos devem mantê-los em suas guias e limpar eventuais dejetos. Não é permitido visitar o parque com bicicleta, skates ou patins.

Área: 48.600 m²

Acesso ao parque feito pela Peixoto Gomide, 949, na altura do n° 1700 da Avenida Paulista.

Funcionamento: Diariamente das 6h às 18h.

Jardim Botânico Adolpho Ducke – Manaus

O Jardim Botânico Adolpho Ducke possui o maior fragmento de floresta urbana preservada do país. Para se ter uma ideia a flora presente nesse espaço de floresta conta com algumas espécies típicas da Floresta Amazônica como, por exemplo, a linda árvore Angelim-pedra que tem mais 400 anos de idade e 40 metros de alturas.

Em relação à fauna essa floresta urbana é bastante rica, nesse parque é possível observar a ave de rapina mais perigosa do mundo, o Gavião-Real. Com o objetivo de oferecer conhecimentos sobre a Floresta Amazônica esse parque possui trilhas feitas junto com especialistas e com foco científico.

Um dos principais atrativos desse espaço são as coleções botânicas como as orquídeas e as bromélias. Há também atividades educativas e culturais no parque através das quais os visitantes podem aprender mais sobre vegetação, peixes e sobre os rios amazônicos.

Área: 10 mil hectares

Acesso ao parque feito pela Avenida Uirapuru, bairro Cidade de Deus, Manaus/AM

Funcionamento: O parque está aberto de terça a domingo nos horários de 8h às 12h e das 13h às 16h30. A entrada é gratuita.

Parque Nacional da Tijuca

A Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo que foi plantada pelas mãos do homem. Essa floresta oferece a preservação de uma área bastante extensa da Mata Atlântica. Além disso, no Parque Nacional da Tijuca é possível encontrar aproximadamente 328 espécies de animais.

Dentre as possibilidade de diversão que esse parque oferece estão as trilhas, os banhos de cachoeira, escalada, pistas asfaltadas para bicicletas, observação de paisagens de mirantes entre outras. É possível fazer escalada na Pedra da Gávea, Agulhinha da Gávea, Pico da Tijuca (na Floresta) e Pedra Bonita, porém, o esportista deve entregar um termo assinado reconhecendo os riscos.

Parque Nacional da Tijuca

Parque Nacional da Tijuca

Para refrescar o calor da cidade maravilhosa nada como um belo banho na Cachoeira das Almas que fica dentro da floresta ou então na Cachoeira do Horto localizada na Serra da Carioca.

Área: 3.900 hectares

Funcionamento: Diário das 8h às 17h (no período do horário de verão funciona até as 18h).

Acesso ao parque feito pela Estrada do Alto tanto para quem vem da Barra da Tijuca como para quem vem do Itanhangá.

A visitação é gratuita com exceção da subida ao Corcovado.

Parque Cinturão Verde

Localizado na cidade interiorana de Cianorte, no Paraná, o Parque Cinturão Verde constitui uma das maiores florestas urbanas do Brasil. Nesse parque são preservadas uma grande biodiversidade de animais silvestres, a maioria deles em extinção, bem como uma extensão vegetação.

As visitas ao parque são feitas com monitores que ajudam a disseminar conhecimentos sobre a flora e a fauna do parque. Dentre os principais destaques que os visitantes conferem nesse parque estão a Trilha de Perobas que oferece a possibilidade de ver um lindo bosque de árvores frutíferas bem como observar espécies centenárias.

Enquanto observam a vegetação os visitantes podem aproveitar para saborear frutas diretamente do pé. Na tentativa de conscientizar os seus visitantes esse parque oferece várias oficinas com foco em educação ambiental e também de fotografia. Para conferir a programação realizada no Parque Cinturão Verde acesse o site da Prefeitura da cidade de Cianorte em http://www.cianorte.pr.gov.br/.

Área: 423 hectares

Funcionamento: As visitas nesse parque deverão ser monitoradas e feitas em grupos de 30 pessoas. Os horários de visitação podem ser no período da manhã ou então a tarde, entre às 9h e as 14h30.

Acesso ao parque feito pela Tomar a BR323 (pegue a Avenida Maranhão e siga até chegar ao Parque Manduí).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *