Ecologia Celular: Saiba O Que É

A Ecologia Celular tem raízes no século XIX, quando estudiosos daquela época levantaram a hipótese de que as células dos tecidos poderiam apresentar comportamento semelhante a de um organismo em busca da sobrevivência no meio ambiente. A teoria foi reforçada por Ramón y Cajal, um neurobiologista espanhol, que chegou a conclusão de que quando as células nervosas estavam se formando se observava uma “luta” para obter espaço e nutrir-se por parte delas para continuarem crescendo. E dessas duas pesquisas nasce a Ecologia Celular que tem a proposta de que o  desenvolvimento celular tem influência direta do meio, que seria o ecológico e defende determinados genes.

O conceito de Ecologia Celular ainda segue o que diz a teoria da seleção natural, isto é, que para o sucesso acontecer deve existir uma boa interação ecológica entre meio ambiente e ser humano. Isto é, as células do nosso corpo precisam ter um bom desenvolvimento no comportamento e fisiológico para sobreviverem, tais são influenciados da parte externa e interna. Porém, como não se tratam de capacidades codificadas nos genes, é possível que exista vários tipos de interações ecológicas.

Devido a esses detalhes a Ecologia Celular se dá através de diversas ações que têm o objetivo de fazer com que as células do corpo funcionem da melhor maneira possível, ao seu máximo. O tratamento não pode se limitar somente aos sintomas, deve buscar explicações para a relação sinergética entre todos os sistemas do corpo.

De acordo com o conceito de Ecologia Celular é necessário entender porque o organismo adoece, degenera, como é o funcionamento da célula no seu interior.

As Categorias de Elementos que Ajudam com que a Célula Cresça e Funcione Corretamente

Veja quais são as categorias a seguir:

  • Água
  • Ácidos graxos essenciais
  • Carboidratos ou Glicogênio
  • Aminoácidos
  • Gliconutrientes
  • Derivado das plantas, os fitonutrientes
  • Gliconutrientes
  • Para acelerar a velocidade das reações químicas, os catalisadores, que são as enzimas.
  • Oxigênio
  • Vitmaninas
  • Minerais
  • As ondas derivadas da luz do sol (são pulsantes eletromagnéticas) e a própria luminosidade.

Somados, os elementos servem para que a célula tenha uma vida saudável. Um exemplo de como funciona:

Digamos que para que a célula beta do pâncreas funcione perfeitamente sejam necessários reunir 45 nutrientes. Somados elas irão produzir uma molécula de insulina, porém, que não tenha a disposição o necessário, mas somente 30 nutrientes. O que vai acontecer então, ela terá que esperar que o corpo seja alimentado novamente e só depois disso pegará os 15 nutrientes que faltam e finalizará a tarefa.

Por isso, tenha em mente que cada uma das células do nosso corpo funciona como se fosse o corpo inteiro.

A Máquina Chamada Corpo Humano

Se cada célula funciona como o corpo todo não é preciso dizer o quanto “alimentá-las” da maneira correta é o caminho para ter os órgãos funcionando perfeitamente. Minúsculos mecanismos celulares, que no nosso corpo são trilhões, servem para reparar, comunicar, armazenar e transportar. As células estão trabalhando sem parar porque precisam produzir nutrientes, precisam eliminar toxinas, fazer o balanço do pH, controlar a temperatura, isso tudo para manter o bom funcionamento do corpo e o delas próprias.

E para que as células façam o seu “trabalho”, elas precisam das substâncias que podemos encontrar na natureza. O que quer dizer que qualquer substância que não seja natural é tratada como estranha pelas células.

O que acontece num processo de uma pessoa ficar doente é que as toxinas dos alimentos que ingerimos vão se acumulando, que também entram no nosso corpo através da água que bebemos, do ar que respiramos e através da absorção da pele. Todo esse acúmulo depois de um certo tempo pode “sujar” o sangue e isso se transformará em uma doença que poderá levar à morte.

Veja um Exemplo do que Acontece Sempre no Nosso Dia a Dia!

Acordamos de manhã e vamos escovar os dentes. Colocamos na boca a pasta de dente que possui flúor na sua composição, a água da torneira está com cloro. Depois, o banho, água com cloro de novo e substâncias químicas dos produtos como condicionador e shampoo, ambos feitos com derivados do petróleo. E não para por aí, porque usamos o desodorante nas axilas que possui alumínio na composição e por último, a roupa fresca, lavada, com cheiro bom de amaciante, todos produtos com componentes tóxicos.

E continua na mesa de café da manhã, com produtos que foram pulverizados com pesticidas, outros pasteurizados, açúcar refinado com acidificante, pão com hiperglicêmico, suco de fruta da caixa revestida de alumínio na parte interna, granola contaminada com fungos, e pode ser muito pior ainda. Porque depois saímos de casa e absorvemos aquele ar mais do que poluído e concluímos, chegando no trabalho e respirando o ar produzido pelo aparelho de ar condicionado. O que significa que tudo somado, a cada dia o nosso corpo recebe milhões de moléculas tóxicas que chegam pelo sangue através do sistema respiratório, do sistema digestivo e pela pele.

A Contaminação Diária do Nosso Corpo

Fazendo os cálculos, pense que em um único dia o seu corpo foi contaminado por uma combinação total de 150 mil dos mais diversos produtos tóxicos. Esse dia é segunda-feira e ele precisa eliminar as toxinas para que no dia seguinte, você “possa” se contaminar de novo. Porém, o organismo só consegue eliminar 100 mil contaminantes. O resultado é que você começa a sua terça-feira com um problema e que se você não mudar os seus hábitos, aumentará na quarta-feira, pior depois e muito pior ainda no fim de semana. Será um problema acumulativo.

O que vai acontecer, além disso, se os hábitos não melhorarem é que em um certo momento o seu sistema imunológico estará enfraquecido, cansado, com a capacidade para filtrar reduzida. Então, uma vida sedentária, tipo daquelas que fazem quem ama televisão, fará com que essas toxinas se acumulem muito mais rápido. E a capacidade de eliminação de toxinas do seu corpo vai diminuindo com o passar do tempo.

Por isso, o conceito de Ecologia Celular trabalha com ideia de que acabar com os sintomas da doença não é resolver o problema. O importante é ajudar as células para que elas consigam trabalhar de forma natural e sem sobrecarga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *