Nas últimas décadas a humanidade percebeu finalmente o estado de degradação em que se encontra o planeta e a necessidade urgente de se adotar medidas realmente eficientes e diferentes dos grandes projetos que demandam muito tempo para sua efetivação e para surtirem efeito. Urgem medidas que passem a integrar o cotidiano das pessoas e que realmente seja capaz de transformar a realidade em que nos encontramos.
Algumas medidas são eficazes e consideradas de curto e médio prazo como a conscientização das crianças, jovens e adultos sobre a importância da preservação do meio ambiente, através de programas de educação ambiental e do desenvolvimento de ações que requerem maiores investimentos como a construção das cidades ecologicamente corretas. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco sobre o que são as cidades ecologicamente corretas, seu funcionamento, organização e também quais as cidades, dentro destes parâmetros, que já estão funcionando.
O que é uma Cidade Ecológica?
São muitos os critérios combinados e associados que são avaliados para determinar que uma cidade é ecológica ou receber o título de cidade verde, contudo os aspectos primordiais dessa avaliação são o planejamento urbano e as estatísticas ambientais, sendo que dentro destes dois itens se enquadram inúmeros outros fatores determinantes, como fontes de energia, índices de emissões e de consumo, opções de transporte e muitos outros.
Enfim, uma cidade ecológica é assim considerada quando atinge altos patamares de sustentabilidade. As cidades ecológicas têm como uma de suas metas buscar o equilíbrio entre a satisfação das suas necessidades atuais de forma que não comprometa o futuro da cidade e do seu meio ambiente.
Cidades Ecológicas no Mundo
Atualmente existem 5 cidades em todo o mundo consideradas como cidades ecológicas, que são Malmö na Suécia, Copenhagen na Dinamarca, Portland em Oregon, Vancouver no Canadá e Reikjavik na Islândia. Além dessas cinco cidades que foram citadas acima, uma sexta cidade ecológica está sendo construída em Portugal e deve oferecer as mais modernas tecnologias ambientais a disposição do homem.
Essas cidades levam muito a sério os títulos de cidades verdes e cidades ecológicas que sustentam, tanto que nas Olimpíadas de Inverno em Vancouver no Canadá, as medalhas dos atletas eram confeccionadas a partir da reciclagem de metais provenientes do lixo eletrônico descartado pelo homem.
Curitiba, Capital do Paraná – Brasil
Curitiba é considerada a capital ecológica do Brasil, e apesar de não estar dentro dos altos padrões exigidos para ser considerada uma cidade verde ou uma cidade ecologicamente correta, é no Brasil, a cidade que mais se destaca por ações sustentáveis. A cidade com cerca de dois milhões de habitantes e muitas áreas verdes, programas de reciclagem muito eficiente, além de um sistema de transporte coletivo bastante eficiente, o que faz com que diminua o número de veículos nas ruas da cidade.