Você já deve ter escutado então que biocenose é toda forma de vida que ocupa uma mesma comunidade e essas comunidades são chamadas de biótopos. Então sabendo disso, você saberia dizer o que forma o grupo desses grupos, ou melhor, o grupo de biocenose? Não? Mas com certeza você já ouviu e muito falar sobre o assunto. O grupo de biocenose é chamado de biosfera. Então sabendo disso, podemos para analisar que tudo no nosso planeta funciona como um aglomerado de espécies. As pessoas da mesma espécie formam as comunidades, as comunidades que habitam o mesmo espaço (é espaço e não região certo? Não vamos confundir) são chamadas de biocenose e o grupo de biocenose que forma o planeta, é chamado de biosfera.
Hoje em dia é muito importante você conhecer alguns conceitos e esses são bons exemplos destes. Saber o que é biocenose, biótopo, biótipo entre outros termos interligados com o assunto, vai fazer você interagir de uma forma melhor com toda a mudança constante que acontece com nosso planeta e por isso, podemos ouvir esses termos com muito mais frequência do que 20, 30 anos atrás. Então pensando exatamente nesse estreitamento de relações que você precisa ter com o assunto, que vamos conversar um pouco sobre ele agora. Vamos entender juntos com mais detalhe o que é biocenose, conhecer alguns tipos de biocenose e biótopo assim como saber de algumas curiosidades sobre o assunto.
Explicando Melhor a Biocenose
Biocenose é uma palavra que vem do grego onde “bios” remete a vida e “koinos” remete a comum, público. Sendo assim, biocenose para a ciência significa uma comunidade ou um grupo de seres que habitam em um grupo em comum. Esse grupo é considerado um biótopo. Todos os seres ocupam um biótopo e devem ser classificados como tal, por exemplo a biocenose de um oceano, ela é composta pelas populações de peixes das mais variadas espécies, pelas algas marinhas, plantas e toda forma de vida que for possível encontrar nesse ambiente. Para ser uma biocenose não precisa ocupar um determinado espaço, exemplificando novamente, os peixes que habitam o oceano atlântico, não são de outra biocenose dos peixes que habitam o oceano índico, por exemplo.
Então entendendo mais um pouco agora sobre biocenose, deve-se saber que para ser feita uma melhor divisão desses grupos, é preciso determinar algumas características básicas já que pode ser possível um ser vivo ocupar um único espaço e fazer parte de biocenoses diferentes. Então as principais características que determinam as dimensões e os parâmetros para uma biocenose são:
Frequência
Esse fator determina que deve ser feito uma relação entre a porcentagem de indivíduos de uma mesma espécie, em relação ao total de indivíduos de uma comunidade. Um bom exemplo é o oceano, que já citamos anteriormente. Nele vamos encontrar diversas formas de vida, porém os peixes e as algas sempre se sobressaem em relação a número e quantidade. São as formas de vida que mais encontramos nesse ambiente e por isso, a frequência dessa biocenose será voltada para eles.
Se pararmos para observar, sempre existe aquela forma de vida que mais se destaca em uma biocenose, e isso se dá a frequência, fator que sempre é estudado.
Abundância
Essa característica tem basicamente os mesmos princípios da anterior, excedendo-se pelo fato que a abundância de uma biocenose é dada pelo número de indivíduos presentes em uma determinada área ou volume de espaço. Podemos aqui exemplificar essa característica com o modelo já citado dos oceanos onde a biocenose do oceano atlântico é a mesma do oceano índico, pois nos dois podemos encontrar as mesmas formas de vida, porém cada um deles tem a sua abundância de biótipos e quando vai se estudar separadamente as comunidades, é importante conhecer o número da Abundancia da mesma.
Riqueza
Esse fator, podemos dizer que é um detalhamento da Abundância juntamente com a Frequência. A riqueza de uma biocenose se dá pelo número de espécies presentes nesse grupo. Talvez a riqueza de uma biocenose seja o parâmetro mais detalhado que vamos encontrar nesse assunto, pois é com essa característica que vamos conhecer todas as formas de vida que fazem parte daquela biocenose, independente de frequência e abundancia.
É a partir da riqueza também, que vamos poder separar os indivíduos de acordo com sua biocenose e recolocar aqueles que estão fora do seu biótopo ideal. É devido a riqueza de uma biocenose que descobrimos as diversas espécies recolocadas e passam a ser observadas para sabermos se de fato, as características presentes em tal indivíduo combinam os o restante da mesma espécie, porém que ocupam uma biocenose diferente.
Dominância Ou Equitabilidade
Essa característica principal da biocenose analisa a forma com que todas as espécies que formam uma determinada biocenose se distribuem nas outras espécies também presentes nessa comunidade. Essa distribuição pode ser um pouco homogênea, que significa a divisão igualitária entre as espécies porém devemos salientar, que com a constante mudança em diversos fatores do nosso planeta, as características devem ser sempre estudadas e analisadas pois sempre surgem novos conceitos.
No caso da equitabilidade, as biocenoses onde existem muitos indivíduos de poucas espécies dominantes comumente se destacam juntamente com as espécies raras e pouco encontradas em uma determinada comunidade.
Biocenose e Ecossistema
Quando falamos de um assunto, o outro imediatamente é lembrado e muitas vezes confundido. Partindo disso, é bom relatar as diferenças entre eles que é bem simples assim como bem poucas.
Na biocenose, vamos encontrar as formas de vida que vivem em uma mesma comunidade e que apresentam algumas características em comum, vide as que citamos mais acima. São populações que habitam determinada região e que interagem entre si,
Já o ecossistema, é o conjunto formado pelas comunidades e pelo meio ambiente. A relação que os indivíduos vivos estabelecem com o solo, a água, o ar, por exemplo, fazem parte do ecossistema. Estudando o ecossistema você irá encontrar formas vivas e não vivas que ocupam uma determinada região.
Então podemos concluir que biocenose é a comunidade de seres vivos, apenas, com as mesmas características e que ocupam o mesmo tipo de habitat, quando o ecossistema é tudo o que ocupa a mesma região, sendo forma de vida ou não.