Big Smoke

Big Smoke – o grande nevoeiro

Big Smoke

Big Smoke

O crescimento populacional provoca uma expansão desordenada dos centros urbanos em todo o mundo. Este crescimento desordenado aliado a audencia de consciencia ambiental cria graves problemas como o aumento da poluição do ar, da água e do solo, frequentes e sucessivas enchentes, além de caos no transito urbano das cidades e muitos outros que provocam a insustentabilidade crescente nas cidades, que não conseguem atender a demanda urbanistica provocada pelo rápido crescimento urbano.

Os problemas ambientais provocados por este crescimento descontrolado e sem planejamento são inumeros, e alguns nós só vamos conhecer a longo prazo, no entanto já há muitos anos o meio ambiente tem dado sinais de saturamento, como o fenomeno ocorrido em 1952 na cidade de Londres, e que ficou conhecido internacionalmente como “Big smoke – o grande nevoeiro”. Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre este episódio, e relembrar o que aconteceu naquele ano em Londres, que causou a morte de milhares de pessoas em poucos dias.

O que foi o Big smoke?

Impactos

Impactos

Big smoke significa “grande fumaça”, sendo este o nome que recebeu o grande nevoeiro que se formou sobre Londres no período de 5 até 9 de dezembro do ano de 1952, encobrindo a cidade com uma forte neblina causada pela poluição atmosférica severa.

Big smoke foi considerado como sendo um dos mais graves impactos ambientais ocorridos até aquela data, tendo sido causado pelo incontrolado aumento da queima dos combustíveis fósseis nos transportes e na industria. As estimativas apontam que o Big smoke deixou um saldo de 12 mil mortos e cerca de 100 mil pessoas doentes na cidade de Londres.

O que ocasionou o grande nevoeiro de 1952

Poluição

Poluição

No final de ano de 1952 chegou a Londres uma forte frente fria, fazendo com que fosse queimado um grande volume de carvão, aumentando a poluição atmosférica. O carvão disponível naquela época era de baixa qualidade, rico em enxofre, pois o produto de melhor qualidade era exportado.

Com a massa de ar frio de grande densidade, se formou uma névoa, que misturada a fumaça escura ocasionada pela queima do carvão e os resíduos do enxofre resultou num nevoeiro muito denso que cobriu toda a cidade e invadiu inclusive os ambientes fechados, como casas, empresas e hospitais.

Saúde e Meio ambiente

Como os novoeiros são comuns na cidade de Londres,a princípio não houve qualquer reação das pessoas, nem pânico, no entanto logo se perceberam os efeitos nefastos do fenomeno, pois em poucas semanas os serviços médicos já haviam registrado mais de 4 mil mortes de pessoas com problemas respiratórios, especialmente crianças e idosos, numero que chegou a 8 mil.

Esse numero de mortes alertou a todos sobre os problemas ambientais causados especialmente pela poluição atmosférica fazendo com que fossem regulamentados o uso de combustíveis pelas industrias, restringindo a poluição do ar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *