A baleação ou a caça as baleias é um assunto que já ganhou as manchetes dos maiores jornais do mundo inteiro, já foi tema de um filme que ganhou o premio Nobel deste ano como o melhor documentário, está estampado em jornais, revistas, na internet, enfim em todos os meios de comunicação, com dados e fotos reveladoras e assustadoras, que deixam todo mundo chocado.
A baleação é uma realidade pública, contudo mesmo com toda esta propaganda muito pouco foi feito até agora para terminar essa matança indiscriminada, que continua acontecendo, fazendo com que o futuro das baleias seja incerto. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a baleação, sua origem e como está esse processo no mundo e o que está sendo feito para coibir a matança das baleias no mundo.
Origem da Baleação
A matança das baleias com objetivo comercial começou ainda no século XII, no Atlântico Norte, no Golfo de Biscaia, próximo a costa da Espanha e da França. Esse comércio ganhou vigor com o passar do tempo e no final do século XIX frotas de navios dos Estados Unidos, Noruega, Japão, Rússia e Inglaterra devastavam a população das baleias dos oceanos no hemisfério sul.
A partir da década de 20 deste século começou a exploração industrial da carne e dos derivados da baleia, e inventaram um arpão com explosivo que permitia matar baleias de qualquer tamanho com precisão. A exploração e a matança das baleias tomaram uma dimensão irracional, ameaçadora.
Então para concluir criaram-se os navios fabricas, onde em poucas horas as baleias caçadas são transformadas em toneladas de óleo, carne e em outros derivados. As baleias se tornaram animais ameaçados de extinção, e a matança continua acontecendo.
Baleação no Brasil – Período Industrial
Até 1910 com a Criação da COPESBRA a caça a baleia no Brasil era artesanal, contudo a partir de então a empresa nipo-brasileira passou a ter o monopólio da atividade, matando em torno de 22 mil baleias de todas as espécies em águas brasileiras até o ano de 1986 quando foi proibida a caça as baleias no litoral brasileiro.
Situação Atual da Caça as Baleias
Somente no último século foram mais de dois milhões de baleias mortas, estima-se que o número seja de 50 a 60 mil baleias mortas anualmente.
A extinção de diversas espécies era eminente, até que no ano de 1986 foi declarada a moratória da caça as baleias, por tempo indeterminado. Contudo alguns países continuam caçando baleias por não estarem de acordo com a moratória. A estimativa é que mesmo depois da moratória já tenham sido mortas mais de 14 mil animais de todas as espécies, sendo que a metade destes animais foi morta somente no Japão, que alega que a baleação e a comercialização da sua carne e derivados é uma tradição da cultura japonesa.
Quem é o autor do artigo Baleação ?