As florestas são de grande importância para as indústrias, porém, sobretudo para a sobrevivência do planeta. Atualmente, vivemos um momento de impasse entre fazer o que é necessário, ou seja, preservar, ou fazer o que a economia exige que é continuar a devastar.
Nesse contexto em que precisamos preservar a natureza, mas também não podemos abrir mão dos seus recursos para que a economia continue a girar foi criada a Silvicultura, uma ciência que trata especificamente de encontrar esse meio termo tão necessário.
Há algum tempo um novo termo vem sendo bastante cunhado se referindo a essa temática, o de Silvicultura Sustentável. Para quem se interessa pela temática do reflorestamento é essencial compreender esse conceito.
O Que é Silvicultura?
A Silvicultura é a ciência que se dedica ao estudo de métodos naturais e artificiais para que seja possível realizar uma regeneração e melhoramento dos povoamentos florestais. Esse reflorestamento e recuperação é pensado na Silvicultura visando atender as necessidades do mercado, mas também a aplicação de um estudo que possibilite a manutenção e o aproveitamento mais racional da floresta.
Em sua definição básica a Silvicultura já é sustentável, pois visa promover um povoamento da floresta com espécies vegetais que possam suprir as necessidades da economia, mas que também ajudem a preservar e manter espécies vegetais. Geralmente, a Silvicultura é bastante relacionada com a cultura madeireira.
A Silvicultura e a Madeira
A madeira é uma das matérias-primas mais importantes da indústria sendo utilizada na confecção de móveis e até de outros produtos como papel. Exatamente por isso as empresas que trabalham com esse tipo de produto precisam de um planejamento de Silvicultura.
Um trabalho que exige o empenho de vários técnicos que entendam de várias áreas que em confluência ajudam a trazer os resultados esperados. Quando se faz a relação entre Silvicultura e madeira pode-se chegar também ao conceito de Megassilvicultura.
Trata-se do replantio de árvores nativas na tentativa de tentar solucionar o grande problema que a exploração madeireira desenfreada causa em regiões como a Flores Amazônica, por exemplo.
A Silvicultura e a Recuperação Ambiental
Além disso, uma das principais funções da Silvicultura é promover a recuperação das florestas através do plantio de mudas. Em geral o trabalho da Silvicultura está focado em promover a recuperação ambiental reflorestando áreas que se encontravam degradadas.
Quando possível a Silvicultura busca promover a Restauração Vegetal, ou seja, o plantio original do que foi retirado da região. Esse tipo de ação tem como principal objetivo promover a manutenção dos biomas locais e assim ajudar a recuperar recursos naturais que se perderam devido a degradação do meio ambiente.
Dentre os recursos que podem ser recuperados estão os recursos híbridos e de manutenção da biodiversidade. Além de ajudar a restaurar grande parte das florestas a Silvicultura também torna os processos ligados a floresta muito mais eficientes na medida que consegue devolver as boas condições para o solo e também a trazer de volta recursos como os recursos hídricos.
O Planejamento Da Silvicultura Sustentável
Agora que já temos bem claro o conceito de Silvicultura e que já compreendemos que a sustentabilidade está implícita nesse conceito é interessante pensar como esse processo acontece na prática. Sempre que desejamos promover o replantio de florestas e a restauração ambiental numa região é necessário fazer um longo planejamento.
A primeira etapa desse planejamento é realizar um estudo aprofundado de como a região está, a quantidade de árvores que foi debastada, o quanto da floresta está desnatada, os recursos que desapareceram, as condições do solo enfim todas as condições do ambiente que se pretende recuperar.
Com essas informações em mãos é necessário encontrar as melhores alternativas de replantio, ou seja, as espécies que atenderão as necessidades do mercado, mas que também vão ajudar a devolver a vida para a região em questão.
Levando tudo isso em consideração é fácil entender porque um projeto de Silvicultura exige o trabalho intenso de vários tipos de técnicos. Cada técnico analisa uma condição do ambiente e juntos decidem o que pode ser feito.
O Projeto
O projeto de Silvicultura geralmente conta com um planejamento que define quais os melhores períodos para realizar o debaste das árvores para fins comerciais. Dessa forma existe um período para plantar, esperar que se desenvolva, cresça e depois debastar as árvores para o uso comercial.
Tudo isso ainda levando em conta a necessidade de que haja um tipo de reflorestamento da região e que se possa observar a melhoria de recursos como a qualidade do solo para plantio e também o surgimento de recursos naturais.
Quando Todos Ganham
A Silvicultura Sustentável tem como conceito puro e simples promover o ganho de todos, pois pensa na indústria, que bem ou mal depende sim da natureza e da sua exploração, mas também pensa na qualidade de vida das pessoas que moram nessas regiões exploradas.
A natureza ganha a partir do momento que volta a ser cuidada e existe um planejamento inteligente a respeito de quais espécies cultivar apenas para utilizar como matéria-prima. As pessoas que moram nas regiões entorno também ganham a partir do momento que passam a viver num lugar reflorestado.
As indústrias ganham porque passam a utilizar matérias-primas que não prejudicam a natureza. Um ciclo em que todos ganham e que existe uma contrapartida entre a indústria e a natureza.
Os Profissionais Da Silvicultura
A Silvicultura Sustentável tem ganhado cada vez mais os holofotes e com isso o seu mercado de trabalho tem crescido bastante. Já existem cursos específicos de Silvicultura, saiba mais agora.
O Que Faz o Tecnólogo Em Silvicultura
O trabalho desse tecnólogo é criar projetos, gerenciar e supervisionar o trabalho de melhoramento e manejo de florestas nativas ou plantadas. As demandas atendidas por esse profissional são rurais, industriais ou urbanas, em todas as situações com o foco na utilização sustentável das florestas.
Esse profissional pode fazer projetos de plantio e produção de mudas com vista a evitar pragas e doenças que possam atacar e dizimar as florestas. Outra função importante é controlar a qualidade da madeira que é utilizada pela indústria bem como atuar no reflorestamento de áreas que estão destinadas a exploração comercial.