Revolução Energética: Significado

De fato, o mundo demanda de revolução energética. Desde a Revolução Industrial os poluentes são enviados sem pouco controle por parte do poder público e por consequência deixou a atmosfera em estado de calamidade, o que aumenta os efeitos estufa, responsável não apenas por trazer desequilíbrio ambiental por causa da temperatura como também em consequência do aumento do nível marítimo, colocando em risco de submersão regiões que se encontram em baixas latitudes.

Combustíveis Fósseis: Revolução Energética       

Entre as principais modificações para que o mundo viva uma revolução energética verdadeira se encontra em diminuir a dependência por combustíveis fósseis, campeões em enviar carbono e outros gases poluentes para a atmosfera. O petróleo gera a gasolina que abastece os motores poluentes de automotivos. Com a tecnologia do etanol pode existir pouco da substituição.

Poder público precisa olhar com maior qualidade a necessidade de substituir a base de energia da sociedade. Países como a China são campeões em poluir a atmosfera com usinas que funcionam com base de carvão. Poder público global precisa analisar com maior qualidade as comunidades e possibilidades para fazer a troca por energias sustentáveis. Por exemplo, locais em alta latitude e com a presença plena do vento pode receber estruturas do tipo eólico que na prática quase não traz danos ambientais, tirando o fato de poder colocar em risco a vida de aves que circulam ao local.

Lugares nos quais o sol representa ponto frequente podem ser instalados formas energéticas com base na estrutura solar. Em termos práticos, iniciativas do gênero servem não apenas para satisfazer a demanda do mundo por energia como também em poluir menos a atmosfera e proporcionar ao mundo revolução energética ao ponto de diminuir o risco de extinção do próprio globo terrestre.

Qual Objetivo da Revolução Energética?

De acordo com especialistas o principal objetivo de promover tipo de revolução energética no mundo se encontra em reservar recursos naturais às novas e futuras gerações, ao mesmo tempo salvar o globo terrestre de desequilíbrios ambientais que geram verdadeiras calamidades em termos de meio ambiento. Existe força das nações que lutam em conjunto para diminuir a temperatura do planeta por causa do aquecimento global, movimento que funciona de forma constante desde o início da segunda metade do século XX.

Revolução Francesa!      

Os dois séculos que procederam ao XXI tinha a palavra “revolução” relacionada de forma direta como o trabalho por parte da massa de trabalhadores que lutavam por participar do poder estatal e retirar as oligarquias monárquicas do poder. O ideal de socialismo começou a emergir como forma contrária à ideologia do capitalismo, visto que os dois ideais econômicos não se importavam de forma direta com os valores da natureza.

Depois que Napoleão liderou a Revolução Francesa o mundo começou a entrar em ciclo no qual aconteceu mudança em termos de pensamentos e razão humana entre os empresários. O povo começou a lutar por educação e a exigir os direitos. Porém, junto com os ideais libertários dos reis e rainhas começou formas de produção intensa para industrializar o mundo.

Significado de Revolução Energética           

Não existe ainda definição básica para o que venha a ser revolução energética. Única certeza que existem entre os especialistas está no fato de substituir formas de energia poluidoras por técnicas limpas, que diminuem o estoque de gases quentes e tóxicos na atmosfera.

A dificuldade se encontra não apenas por causa do custo da tecnologia como também necessidade de ter espaço geográfico que consegue corresponder aos anseios da estrutura energética. Entre as principais estruturas vale o destaque àquelas que transformam o lixo em energia. Nesse sentido, a oferta de sujeira que aumenta junto com as taxas populacionais poderia encontrar solução no sentido de geração energética.

Culpa de Quem?

De qualquer maneira, existe um movimento no mundo jamais visto com a preocupação nas formas de gerar energia. Inclusive nações como Estados Unidos e China, dois grandes poluidores do planeta, reconhece a necessidade de fazer revolução energética, embora ambas as nações sejam conhecidas por não assinarem principais protocolos do mundo no sentido e diminuir o ritmo industrial e demanda de energia. Na prática não querem perder a liderança econômica que possuem no mundo, culminando em perspectiva indefinida para o futuro.

Também existe a questão de países emergentes, detentores de maior número de superfície florestal e que também se negam a praticar soluções viáveis para revolucionar a energia local com medo de perder a posição do ranking de nações com poderes econômicos. O mundo vive conflito entre economia e meio ambiente, o que prejudica de forma direta para que aconteça a verdadeira revolução energética.

Energia Limpa: Objetivo da Revolução Energética

A “revolução energética” representa termo cunhado de forma original na década de noventa do século XX, quando surgiram relatórios responsáveis que apontaram problemas ambientais em consequência do crescimento desenfreado das econômicas mundiais, seja em grandes países do capitalismo ou nações emergentes.

De acordo com grande parte dos especialistas e dos manuais que trata sobre o assunto o conceito em si defende de forma direta o aumento do uso de energias limpas. Outro ponto a se considerar está no aumento da democracia e igualdade ao acesso em termos de eletricidade, desde que a responsabilidade social seja realidade no pensamento de igualdade.

Os projetos também devem levar em conta atitudes que se relacionam de forma direta ao transporte coletivo, diminuindo a necessidade ou chance de consumidor para os automotivos individuais. A carona solidária também representa necessidade a ser inclusa na revolução energética. Esse tipo de conceito estabelece conjunto de regras que se relacionam com mudanças nas matrizes energéticas. Conforme grande parte das regras constitucionais das nações desenvolvidas há o termo no qual a coletividade tem o direito de ter eletricidade para sobreviver e desenvolver a economia.

De acordo com informações colhidas no site oficial do Greenpeace Brasil o país deve ter valor além do que noventa por cento com base em fontes renováveis até a metade do século XXI. O plano ou a luta dos ativistas é que o século XXII comece com a nação tendo cem por cento da base energética de forma sustentável. Você acredita? Deixe o seu comentário!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *