É com o objetivo de fabricação de bicombustíveis na África que o Brasil e a China se preparam para fazer uma parceria. O Brasil já está treinado nesse tipo de parceria uma vez que já fez isto tanto com os Estados Unidos da América como também com a Europa.
Agora quando se prepara para essa nova parceria com a China, sua intenção é que a produção de biocombustíveis seja totalmente direcionada para o mercado chinês.
Conversações Iniciadas
De acordo com o parecer de André Lago que é o diretor do departamento de energia do Ministério de Relações Exteriores, as conversas entre Brasil e China já tiveram inicio e nosso país sabe perfeitamente de todas as responsabilidades em relação à África e por isso mesmo tem buscado trazer outros países que possam ajudar na difícil missão de desenvolver aquele continente.
André Lago se pronunciou a respeito do assunto logo após sua participação no seminário ao qual compareceu e que foi sobre “Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras” cuja promoção ficou a cargo da Coope/UFRJ.
Compensação em Créditos de Carbono
Os projetos da China são de nos próximos anos duplicar a geração do que hoje chamamos de novas energias que no caso se trata de biocombustíveis, energia solar e energia eólica. Com esse novo projeto que está por se desenvolver na África, o país asiático se prepara também para realizar a emissão de créditos de carbono uma vez que pretende fazer a compensação para as emissões de gases que a cada dia se torna maior em consequencia do grande crescimento que aquele país apresenta.
De acordo com André Lago quando se pronunciou após o seminário ainda não existe nenhuma definição quanto ao país em que deverá se desenvolver o projeto e nem mesmo qual o projeto que se pretende seja instalado na África.
Produtores de Ciência e Tecnologia
Segundo o parecer do ministro Samuel Pinheiro Guimarães da Secretaria de Assuntos Estratégicos a China pode ser considerada como sendo um dos mais importantes parceiros do Brasil especialmente por ser como todos sabem um dos maiores e mais importantes produtores no mundo, tanto de ciência como de tecnologia o que é de fundamental importância no momento de se fazer uma parceria e mais ainda em se tratando de parceria para a fabricação de biocombustíveis.
Parcerias no Setor de Energia
Samuel ainda mencionou o fato de que o Brasil vem tentando desenvolver com diversos países parcerias no setor energético. Segundo o ministro eles têm grandes preocupações, com importantes emissões de gases principalmente devido ao uso de carvão.
Samuel ainda afirmou que o Brasil tem importantes possibilidades de cooperação com diversos outros países sendo que entre estes se encontra a China com grandes probabilidades de uma parceria.