Fim dos Lixões no Brasil

Atualmente, vivemos em um mundo que tem buscado a preservação do meio ambiente e vem se falando bastante dos problemas que são causados pelo lixo na vida das pessoas e no próprio meio ambiente.

Até meados do século passado, o lixo não era um problema para a população mundial, pois a grande parte do lixo que era produzido pela população, era oriunda de material orgânico (restos de frutas, verduras e animais) que era facilmente absorvido pelo próprio meio ambiente, até mesmo como materiais que geram nutrientes para o solo, mantendo o mesmo sempre fértil. Até essa época a natureza conseguia fazer sua parte de forma adequada, pois a agressão cometida era em menores escalas do que vemos hoje.

No entanto, com o desenvolvimento tecnológico e a migração da população para as grandes cidades, vários hábitos que as pessoas tinham antigamente não existem mais, principalmente no aspecto alimentar das pessoas e quanto aos tipos de alimentos que são produzidos, com o surgimento de vários tipos materiais que levam milhares de anos para serem absorvidos e degradados na natureza, como por exemplo: sacolas plásticas, caixas de papelão e etc.

Com isso acabou existindo uma produção maior e diferenciada de lixo, o que dificultou sobremaneira o trabalho da natureza em assimilar esse lixo. E ainda existe o grande problema das pessoas, que de uma maneira geral não se preocupam com o lixo. As pessoas só pensam no lixo, apenas quando sentem falta da coleta de lixo nas ruas, pois aí ficam vários sacos amontoados pelas calçadas e ruas, deixando um mal cheiro nos locais, trazendo vários mosquitos, insetos e animais (como ratos e baratas). Os locais ficam todos sujos e poluídos, sendo até mesmo foco de varias doenças, o que acaba causando muita preocupação nas pessoas.

O Processo de Eliminação do Lixo

Contudo, é necessário que todos nós precisemos entender que o lixo que o processo de eliminação dos resíduos não é algo simples, pois o lixo que é produzido não é completamente eliminado quando é coletado pelos lixeiros. O lixo é depositado em espaços denominados como aterros sanitários ou em outros locais que são conhecidos popularmente como lixões e esses materiais demoram vários anos para entrar em processo de decomposição e ser eliminado do nosso planeta.

Por isso, é necessário bastante cuidado com o trabalho de eliminação dos resíduos que são gerados pelas pessoas, pois o lixo é responsável por uma série de problemas ambientais que estamos vivenciando na atualidade, principalmente nas grandes cidades, que estão a cada dia que passa, estão produzindo cada vem mais lixo para o planeta.

O aumento da produção de lixo em nosso planeta está associado com o grande e progressivo crescimento das populações em todo o mundo, e por consequência gerando um grande aumento da produção de lixo. Outro problema que está em evidencia é o fato dos aterros sanitários ou lixões estarem ficando com as suas capacidades esgotadas, tamanha a produção de lixo que está sendo realizada pelas populações.

O Processo de Coleta Seletiva do Lixo

Uma possibilidade para a redução do lixo produzido em todo o planeta é a realização da coleta seletiva dos materiais que podem ser reaproveitados e podem passar por um processo de reciclagem. Hoje em dia, na maioria das grandes cidades existem pessoas que tiram o seu sustento através da venda de materiais coletados no lixo para reciclagem. Entre esses materiais podemos listar: o papel, o vidro, o alumínio, o ferro, o plástico, o PVC e outros.

O processo de coleta seletiva do lixo contribui consideravelmente com o meio ambiente, pois reduz a produção de lixo, diminui a poluição causada pelo lixo e, além disso, proporciona a redução da exploração dos recursos naturais e minerais do nosso planeta, como matérias primas, água e energia.

Os Locais de Depósito do Lixo – os Aterros Sanitários e os Lixões

Após a coleta de lixo ser realizada, o material precisa ser colocado em algum lugar. Muitas vezes, o lixo é depositado nos aterros sanitários, que são o local mais adequado para que esse material seja colocado, pois eles são devidamente preparados para funcionarem como depósito de lixo.

Os Aterros Sanitários são até o momento, a melhor solução para o tratamento do lixo que não pode ser reciclado ou reaproveitado, pois se tratam de áreas próprias e preparadas para receber o lixo, sem causar danos ao meio ambiente (solo, água e ar).

No entanto, muitas vezes o lixo é colocado em locais que não passam por nenhum tipo de preparação para evitar ou minimizar os danos que podem ser causados pelo lixo. Esses locais são os conhecidos lixões. Os lixões são conhecidos como depósitos de lixo, e o grande problema é que neles não existe nenhum tipo de tratamento para evitar os danos e poluições ao meio ambiente. os lixões causam problemas como: a poluição do solo, a poluição das águas e a poluição do ar (nos lixões existem queimas espontâneas de lixo, havendo a liberação de gases, o que polui o ar que respiramos).

A maioria das pessoas pensa que o lixão só trará problemas caso você habite próximo a área do mesmo, no entanto a poluição e os danos ambientais causados pelo lixão atingem muito além da sua volta e, além disso, caso ocorra poluição de água e ar, estes se movimentam e se espalham.

Além da poluição do meio ambiente, outro grande problema gerado pelo lixão é que ele traz as pessoas mais carentes a viverem nessa área, e elas alem de sobreviverem da separação e venda dos materiais do lixão, se alimentam dos restos ali encontrados, o que é o cumulo da degradação humana, e essa situação de pobreza extrema, e subumanas de sobrevivência não podem ser permitidas pelas autoridades.

Por todas essas situações negativas que são criadas pela existência dos lixões, é necessário que exista um trabalho para erradicação total dos lixões, pois caso não sejam tomadas situações drásticas e definitivas com relação aos lixões, essa situação nunca será solucionada. É importante que toda a população seja comprometida com as condições dos locais onde são depositados os seus resíduos, pois caso estejam existindo lixões a saúde de todos pode ser prejudicada, pois o lixão é um forma indevida de depositar os resíduos sólidos produzidos pela população, pois não existe nenhum critério, medida ou proteção que busque proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *