A cada dia que passa os bancos sentem a necessidade de participar da vida da população no sentido de colaborar com melhorias sociais que são demandas pela pátria brasileira. Entre diversos conjuntos de projetos sustentáveis, vale a pena destacar as ações de sustentabilidade promovida pelo Banco Santander, instituição financeira que apresenta o maior índice de crescimento entres os grandes bancos particulares que atuam em diversos países distintos. Confira alguns exemplos de desenvolvimento sustentável do Banco Santander.
Prêmio Santander Práticas De Educação Para Sustentabilidade
Um dos principais critérios que devem ser levados em consideração para a propagação da cultura sustentável está na educação às novas gerações com relação a tematização. Neste sentido, o Santander concede prêmios às melhores ideias.
Esta premiação representa o reconhecimento do trabalho feito pelos docentes no sentido de assegurar aprendizado relacionado com os preceitos do desenvolvimento sustentável. Normalmente os professores premiados atuam em área da Economia ou Administração, isto é, Fundamento do Processo Administrativo, Análise Estatística e Introdução à Teoria Geral da Administração.
As cerimônias de premiações acontecem na Torre Santander, matriz principal do Banco na cidade de São Paulo. Na edição de 2012, a solenidade contou com a presenta de Marina Silva, conhecida ambientalista que já foi ministra do Meio Ambiente no governo de Lula. No evento, Marina fez a palestra inicial, citando o papel da importância da voltada à sustentabilidade no sentido de desenvolver o país.
Na sequência, os professores apresentaram exemplos de desenvolvimento sustentável em plateia lotada por membros da educação e da instituição financeira. Interessante notar que a cobertura do evento estava disponível ao vivo via internet. No final do evento, o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela, parabenizou todos os participantes e vencedores do concurso que levou em consideração mais de 250 inscrições que trouxeram propostas de inserir a sustentabilidade dentro da sala de aula.
Iniciativas do gênero evidenciam a preocupação da instituição financeira com relação ao desenvolvimento sustentável do Brasil, valorizando assim o papel das dos professores na evolução da propagação de culturas sustentáveis.
Dicas Santander Sobre Como Economizar Água
Dentro do site do Santander Brasil existe um espaço designado para conceder dicas ao internauta sobre como utilizar a água de maneira racional e sustentável. No planeta, menos de oito por cento da água pode ser consumida, visto que a maioria representa quantidade salgada, inviável ao consumo de humanos e animais.
A água potável representa o único recurso natural que possui relação direta com a vida dos seres humanos. Ou seja, sem ela fica impossível dos homens sobreviverem. Sem contar que o desenvolvimento industrial tem relação direta com a disponibilidade do recurso natural. Nesse sentido, se pode dizer que sem aguá não existe desenvolvimento humano.
Da água potável disponibilizada ao consumo, somente 0,3% está situada nos lagos e rios. Por este motivo que qualquer forma de degradação ambiental na água pode trazer prejuízos enormes à coletividade dependente do recurso natural. Imagina que se toda a água o planeta coubesse em uma garrada de um litro, somente meia xícara de café seria o equivalente do valor disponível por meios fluviais viáveis ao consumo.
Interessante notar que grande parte do consumo de água acontece em consequência do desenvolvimento agrícola, quase suga noventa por cento do total disponível para o consumo humano. Clique neste link e acesse maiores informações referentes com o problema de água no planeta. Informações pesquisas pelo grupo de pesquisa do Santander Brasil.
Sustentabilidade No Fundo ETHICAL: Critérios Para Os Fundos De Ações Do Santander
Matéria publicada no jornal BRASIL ECONÔMICO no começo de novembro de 2012 afirma que a sustentabilidade vai ser critério de todos os fundos de ações do Santander. A gestora da instituição financeira está com atenção especial com relação aos investimentos de cunho sustentável. Um dos exemplos que merece ser ressaltado está no Fundo ETHICAL, sistema que prioriza os empreendimentos que comprovam as práticas ambientais feitas com sustentabilidade e governança coorporativa.
Segundo informa o economista da Santander ASSET Management, Hugo Penteado, explica que para os empreendimentos ingressarem no FUNDO ETHICAL se faz necessário estar com avaliação qualificada em seis elementos:
- Natureza do produto
- Gestões e transparência
- Governança corporativa
- Meio ambiente
- Relacionamento com stakeholders
- Gestão de risco
O representante do Santander diz que as questões sustentáveis estão sendo implantadas para quase todos os tipos de renda variável, fazendo alusão de que as empresas não se ressumem apenas aos resultados positivos demonstrados no aspecto financeiro.
O Fundo ETHICAL foi colocado em prática no final de 2001. No fim de 2013 já estava acumulado com rentabilidade maior do que seiscentos por cento. Não e pode ignorar o fato de que o IBOVESPA registrou médica de crescimento equivalente a quatrocentos por cento. De acordo com Penteado, estes gêneros de operações derrubam diversos mitos com relação de que os investimentos sustentáveis não são rentáveis, sendo que o veículo sempre demonstrou performance superior da demonstrada pelo IBOVESPA.
O Santander ASSET MANAGEMENT foi desenvolvido par aumentar a demanda de investidores com relação ao olho qualitativo dos investimentos sustentáveis. Vale ressaltar que os objetivos do projeto está em ultrapassar os limites nacionais para se tornar fundo de investimento aos investidores estrangeiros.
Fora do país os investidores são conhecidos por serem mais criteriosos, principalmente em épocas de crise mundial que aumenta as incertezas quando aos investimentos ideais. Este fato deve fazer com que o padrão dos empreendimentos se elevem e por consequências aumente a valorização do fundo que valoriza mais do que o IBOVESPA.
No ano de 2012 quase cinquentas empresas que estavam na lista ganharam a chance de participar do Santander ASSET MANAGEMENT, sendo que ao todo foram mais de cem companhias que realizaram as inscrições.
Em novembro de 2012 o patrimônio do funda estava equivalente a trezentos milhões de reais, dos quais cento e vinte milhões são de entidades fechadas relacionadas com previdência complementar. Não se pode ignorar o fato de que até mesmo a FUNCEF, que é um fundo de pensão da Caixa Econômica Federal, escolher o Santander para administrar valor de duzentos milhões de reais em fundos exclusivos que seguem as mesmas regras do ETHICAL. Clique aqui e saiba maiores informações.
Escrito por Renato Duarte Plantier