Construções que não Agridem o Meio Ambiente

Construir uma casa para chama de lar é um sonho de muitas pessoas, contudo, num momento em que enfrentamos dificuldades em relação ao meio ambiente devemos concentrar parte do pensamento em conseguir criar um projeto sustentável. Existem alguns tipos de construções que não agridem o meio ambiente por usar como base materiais sustentáveis que geram menos resíduos e que existem em maior abundância no planeta.

Construções sustentáveis são uma forte tendência dentro do segmento de arquitetura e engenharia sendo que os materiais que mais tem ganhado destaque são madeira, bambu, cob, adobe, pedras entre outros. Os projetos que tem sido criado com esses materiais nos mostram que é possível ter uma casa com um design interessante, segurança e conforto sem agredir o meio ambiente. Conheça melhor os materiais sustentáveis para construir.

Materiais Sustentáveis para Construções que Não Agridem o Meio Ambiente

Adobe – Terra Crua + Água + Fibras Naturais + Palha

Dentre os materiais de construção se constitui num dos mais antigos do mundo podendo ou não tem fibras naturais em sua composição. Uma das principais características desse material é ter bom isolamento térmico atenuando temperaturas muito elevadas. As casas feitas de adobe são bastante comuns nas regiões mais quentes do Brasil como Norte e Nordeste. Uma alternativa bastante em conta em termos de custos.

Cob – Terra + Areia + Palha

Um material que tem se tornado bastante popular nos últimos anos para construções mais esculturais e artísticas. Pelos materiais que lhe servem de base (terra, palha e areia) tem baixo custo e apresenta boa resistência a abalos sísmicos, fogo e clima – seja muito quente ou muito frio. Embora o sucesso tenha surgido recentemente é usado em construções há bastante tempo por meio de uma técnica tradicional.

Madeira

Para quem está confuso com a presença da madeira em nossa lista de materiais de construção que não agridem a natureza devemos explicar que estamos nos referindo a itens que surgem de áreas de reflorestamento ou de reaproveitamento. Um material que oferece conforto térmico e resistência, mas que deve ser de qualidade para evitar problemas no futuro.

Madeira

Madeira

Bambu

Trata-se de uma planta que cresce em abundância em diferentes pontos do planeta e apresenta custo baixo para construções sustentáveis. Possui alta resistência e flexibilidade além de garantir conforto para quem mora dentro de uma casa feita desse material. A forma de dispor o bambu também contribui para a criação de padronagens na sua construção.

Pedras

Quando observamos construções antigas que sobreviveram a ação do tempo nos damos conta que muitas delas são feitas a partir de pedras. Um item que encontramos em abundância em nosso planeta de maneira que não há prejuízo de recursos e que oferece excelente durabilidade e resistência. Casas construídas com pedras além de serem amigas da natureza também tem um baixo custo.

O uso de materiais sustentáveis para a construção da sua casa contribui para que o projeto não agrida a natureza. Práticas que não exaurem os recursos naturais e que respeitam o meio ambiente são fundamentais para que possamos garantir o futuro da humanidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *