Tambora: A Maior Erupção Vulcânica do Mundo

Os vulcões são potências da natureza, com capacidade de destruição incalculável. Embora a catástrofe de Pompéia, cidade que acabou após a erupção do vulcão Vesúvio seja a mais famosa, não foi uma das maiores erupções que já ocorreram.
Este título cabe ao vulcão Tambora, que fez 92 mil vítimas ao entrar em erupção no século 19.

Tambora

Erupção do Tambora

O Tambora se localiza na Indonésia, na ilha de Sumbawa. Sua erupção aconteceu em 5 de abril de 1815, e atingiu o nível 7 no índice que mede o tamanho e potência da erupção vulcânica (o maior nível é o 8).
Para se ter uma idéia do tamanho da erupção, algo semelhante só ocorre uma vez a cada milhares de anos (e é melhor que continue assim).
O fluxo de lava foi tão forte que chegou ao oceano, provocando explosões menores nas ilhas ao redor.
Depois da explosão, o tamanho do vulcão ficou pela metade, e transformou-se em uma grande cratera, que hoje é cheia de água e nem lembra o vulcão poderoso que já foi um dia.
O que motivou a erupção vulcânica foi o choque de duas placas tectônicas sob a ilha de Sumbawa. Essa trombada fez o magma chegar à superfície, despertando o Tambora.

Erupção

Como foi a Erupção:

– A primeira coisa que o Tambora fez foi expelir uma mistura de rocha e lava chamada de “fluxo piroclástico”. Esse fluxo chegou a 700 km/h e 500ºC. Como resultado, mais de 10 mil pessoas foram carbonizadas nas encostas do vulcão.
– outro produto da erupção foram as nuvens compostas de gás e poeira. Estas nuvens queimaram florestas, plantações e construções na região da erupção.
– Depois desta primeira erupção, o Tambora dormiu novamente, durante 5 dias. Na verdade, estava se preparando para o ataque final: depois desses 5 dias, o vulcão expeliu outra nuvem de fuligem, tão gigantesca que chegou a 44 quilômetros de altura. Esta fuligem escureceu a região inteira de 500 quilômetros.

Nuvem de Fuligem

– As lavouras que não haviam sido queimadas foram mortas pelas cinzas. As casas desabavam sob o peso do pó expelido.
Quem não morreu carbonizado pelo rastro de lava do vulcão, morreu depois de fome, doença ou sufocado.
Mesmo durante os anos seguintes, muitas pessoas morreram devido às conseqüências da erupção do Tambora.
Enquanto a região ficou seca e extremamente quente, Europa teve uma queda de 3ºC na temperatura, devido ao dióxido de enxofre e outros gases que diminuíram a incidência de raios solares na Terra.
Embora tenha demorado 6 meses para que a notícia chegasse até os países ocidentais (afinal, naquela época não existiam meios de comunicação rápidos), as conseqüências foram sentidas pelo mundo, até antes da notícia se espalhar.
Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • na discovery tem tem um documentario conpleto sobre o vucao de tambora e esse que eu procuro…

    edson 27 de fevereiro de 2014 18:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *