O Cerrado Brasileiro

O cerrado é uma espécie de formação vegetal que cobre grande parte da superfície brasileira, estendendo-se por vários estados brasileiros, entre eles o Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal, numa área superficial original de mais de dois milhões de quilômetros quadrados, hoje já muito reduzida devido a devastação ocasionada especialmente pela ação humana.

Biomas

Características do Cerrado

Nas vastas regiões tropicais de cerrado o clima é predominantemente quente com duas estações bem demarcadas que se caracterizam pelos verões chuvosos e invernos secos, podendo acontecer incêndios espontâneos nesses períodos. O solo é pobre de nutrientes e rico em alumínio e ferro que propicia o desenvolvimento de uma vegetação de aparência seca, semelhante a das savanas, com árvores esparsas de troncos retorcidos e raízes profundas, capazes de absorver água até 2 metros abaixo da superfície do solo, também são comuns os arbustos e as gramíneas. Apesar dessa aparente pobreza ambiental, o fato de 3 importantes bacias hidrográficas estarem situadas na região, o São Francisco, o Araguaia e o Prata, favorecem a biodiversidade local. Estima-se que nas regiões de cerrado que ocupam cerca de 25% da extensão territorial brasileira existam 10 mil espécimes diferentes de vegetais, além de 161 espécies de mamíferos e 837 espécies de aves. No entanto toda essa riqueza biológica está seriamente ameaçada pela ocupação humana, pela caça e também pelo comércio ilegal.

O Cerrado Brasileiro

Devastação do Cerrado

Dos 2 milhões de quilômetros quadrados originais de cerrado no Brasil, estima-se que hoje restem desse total, apenas 20%, os outros 80% foram devastado ou seriamente afetados, sendo o cerrado o sistema ambiental que no Brasil mais sofreu alterações pela ocupação do homem. Atualmente vivem nas regiões do cerrado brasileiro cerca de 20 milhões de habitantes, população concentrada basicamente em áreas urbanas, enfrentando problemas como desemprego, poluição e falta de habitações, além de todos os outros problemas sociais conseqüentes da falta de infra-estrutura socioeconômicas. O garimpo que durante muito tempo foi uma das mais importantes atividades da região poluiu e contaminou rios e fontes de água contribuindo para seu assoreamento e a erosão dos solos. A pecuária extensiva junto com a monocultura de arroz e soja, a carvoaria e também o desmatamento efetuado pelas madeireiras e as queimadas espontâneas foram e ainda são responsáveis pela destruição de grande parte do cerrado.

Ecossistema

Proteção Ambiental

Atualmente existe um trabalho intenso de proteção das áreas originarias remanescentes do cerrado brasileiro, e cerca de 2% da área total está demarcada em reservas e parques, onde se mantém a flora e a fauna característica, que apesar da adversidade do clima local é muito rica, sendo superada apenas pela floresta amazônica e floresta atlântica, com especial destaque para os animais invertebrados. Recentemente a biodiversidade local tem despertado atenção de estudiosos que vem realizando pesquisas sobre o cerrado brasileiro e chamando a atenção sobre a necessidade de preservação dessa importante região geográfica brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei desse texto……..

    sabrina 11 de maio de 2013 18:39
  • Ameiiiiii, me ajudou bastante..!!

    Barbara 24 de setembro de 2013 13:50
  • Coco caralho

    Laura 18 de março de 2014 21:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *