Você já pensou em como será o planeta terra daqui cinquenta anos? Será que todos os recursos estarão disponíveis para as gerações futuras? É complicado dizer isso em um época que vivemos com tanta notícia falando sobre aumento de temperatura, de derretimento de geleira e com isso vemos o quanto estamos fazendo mal para o meio ambiente.
Se nós ainda estamos vivendo no começo de todos esses problemas já ficamos com medo, imagina como será mais para frente. O reconfortante é pensar que muitas pessoas e até mesmo empresas vêm crescendo com sustentabilidade, pensando nos recursos de forma prioritária.
Sustentabilidade
O que acontece é que não percebemos o quanto nós fazemos mal para a natureza. Pensamentos egoístas do tipo “um papel de bala no chão não faz diferença” é totalmente comum na maioria dos seres humanos. Isso é prejudicial se pensarmos no futuro.
Sustentabilidade não envolve somente em pensar na natureza, mas também lembrar que o ser humano pode se desenvolver sem prejudicar o meio em que vive. Sendo assim abrange ideias inovadoras, atitudes conscientes e estratégias aplicadas para o dia-a-dia. Sempre pensando nas diferenças de cultura, na economia local e na sociedade em questão, pois sabemos que não é possível ter alguma ações e jeitos de chegar a todas as pessoas da mesma forma, pela forma de pensar diferente uma das outras.
A intenção de se implementar sustentabilidade na vida das pessoas é exatamente pensar no futuro, garantindo que nossos filhos, netos e até mesmo bisnetos possuam recursos suficientes para sobreviver e ainda ajudar a criar melhores soluções para problemas atuais.
A ideia é que todos os seres vivos possam ter uma vida de qualidade em harmonia com seu habitat. Envolve políticas e economia, porém pode começar com simples ações de separar lixos para reciclagem, não realizar queimadas, evitar desmatamentos, usar menos o automóvel e diversas outras bem pequenas.
Tudo isso precisa de um compromisso da população que na maioria das vezes acha que uma pessoa só não muda nada e acaba se acomodando e continua não se importando. O problema é que as pessoas não veem como é importante manter a natureza segura, como dependemos dela para respirar e obter todos os recursos que precisamos para viver. E é papel das escolas, governos e outras instituições públicas darem um espaço para esse ser discutidas.
É muito interessante ver que cada vez mais empresas têm se conscientizado e têm usado até mesmo a sustentabilidade para se promover por meio do marketing, tendo como principal foco é a responsabilidade social, cuidando do planeta e dos clientes com um olhar crítico para saber o que prejudica ou não. Por isso tentam melhorar seus processos e até mesmo as matérias-primas utilizadas.
A parte econômica visa diminuir os desastres ambientais e ainda usar recursos naturais que são renováveis. Pensando por exemplo, em energias que são limpas e podem substituir outras que além de estarem esgotadas causam poluição, esse é o caso dos combustíveis fósseis.
Os benefícios são os mais amplos possíveis, limpando rios, atmosfera e terra com o tempo. Melhorando a condição de vida de centenas de animais, evitar desastres naturais.
Chuva Ácida
É um tipo de desastre natural que ocorre em decorrência da poluição feita pelos seres humanos. É muito perigosa, pois não é fácil prever que uma chuva que aparentemente parece simples, seja totalmente ácida.
A diferença é bem básica das chuvas normais para as ácidas: ela possui em sua composição os ácidos nítricos e nitroso, além do sulfúrico que é o mais destrutivo. Todos eles vêm de uma reação química que ocorre na atmosfera. A verdade é que as chuvas já possuem um certo teor ácido, mas o problema é quando seu pH fica abaixo de 4,5.
Está mais presente nas regiões mais populosas, que consequentemente poluem mais. Sendo que o principal agente de poluição é a queima de combustíveis fósseis nos carros e indústrias. Elas ocorrem juntamente com o processo normal, quando ocorre a evaporação para formas as nuvens os gases acabam se aglomerando em um único local.
Lembrando que a água possui teoricamente o pH neutro de 7 e com simples gás carbônico que já é normal por conta da respiração ela já fica um pouco ácida. O enxofre e o nitrogênio são os componentes mais perigosos dos combustíveis fósseis.
Esse é um desastre ambiental que pode ser evitado com o uso adequado da sustentabilidade, que ocorre bastante, mas não afeta tanto, pois nem sempre a chuva chega a pH muito preocupantes.